Texto e fotos: Fernando Martinez
Na sexta-feira teve rodada do Campeonato Paulista sub-20 da Série A e, entre várias boas opções, resolvi variar um pouco. Decidi voltar a ver um jogo no CT, antigo estádio, da Vila Porto, em Barueri, depois de 13 anos de ausência. O Oeste recebeu o Atlético Guaratinguetá querendo manter sua boa campanha.
O Estádio da Vila Porto foi utilizado pela primeira vez no segundo semestre de 2006, período em que a Arena Barueri ainda estava em construção e o Grêmio Barueri ficou sem casa. O GRB mandou ali boa parte dos jogos da Série C daquele ano, além de sete partidas no Paulistão de 2007 e a disputa da Copinha em janeiro.
Cobri seis partidas no local durante aquele período. Depois, só voltei duas vezes em 2012: uma em um amistoso contra o finado Itapevi FC e outra na vitória sobre o São Paulo pelo sub-20. Desde então, nunca mais tinha pisado lá. Fui de Uber e, para minha surpresa, vi que há várias ruas e até uma avenida onde antes só havia terrenos vazios. Muita coisa mudou por ali.
Oeste Futebol Clube (sub-20) - Barueri/SP

Atlético Guaratinguetá SAF (sub-20) - Guaratinguetá/SP
E o que também está prestes a mudar é a cidade-sede do Oeste. Tive informações de que a despedida de Barueri não deve demorar a ser oficializada. O rubro-negro será, em breve, um clube de Osasco. A diretoria esperava usar a Arena na base da camaradagem, só que isso sequer é cogitado pelos novos donos do estádio. Não acredito que veremos uma equipe barueriense tão cedo novamente.
Enfim, fui sozinho nessa e peguei um Uber da Estação Barueri até a entrada dos alojamentos do complexo esportivo. Estava tudo aberto e então cruzei o gramado onde vi o GRB enfrentar e vencer a Ponte Preta por 2 a 1 em fevereiro de 2007. Nunca tinha andado por lá, e foi bem legal relembrar aquela tarde de sábado de mais de 18 anos atrás.
Dentro de campo, foi um confronto entre o uma equipe, o Oeste, que está virtualmente classificada e apenas aguarda as rodadas finais para saber sua posição, e outra, o Atlético, que luta desesperadamente contra o rebaixamento. Mas os visitantes foram um adversário bem mais complicado do que os mandantes esperavam.
O Oeste mostrou seu cartão de visitas logo aos três minutos com um belíssimo gol de Luís Felipe em cobrança de falta. Uma coisa linda. Imaginei que o tento abriria a porteira... mas não poderia estar mais enganado. O Atlético não se intimidou e foi ao ataque. Na insistência, deixou tudo igual aos 21 com Luan. Na etapa inicial, poderiam ter saído mais dois ou três gols de ambos os lados, mas no intervalo o marcador apontava 1 a 1.
O segundo tempo começou com o Rubrão mais ofensivo, e não demorou para ampliarem para 3 a 1. Kauan Daniel fez o segundo, e Lucas Rodrigues, em uma pintura, anotou o terceiro. O Atlético respondeu dois minutos depois e diminuiu com João Vítor. No tempo restante, o clube do Vale do Paraíba teve bons momentos e quase empatou. O escrete local também teve suas chances. O 3 a 2 poderia muito bem ter sido um 5 a 4.
O goleiro Élcio pulou, mas não conseguiu evitar o bonito gol de Luís Felipe em cobrança de falta
Lances do primeiro tempo no CT da Vila Porto

O número é bonito, mas não é funcional. Um salve para o "gênio" que inventou o número branco na camisa branca do Atlético

Na segunda etapa, a partida, que já estava boa, melhorou

Lance do segundo gol do Oeste

O chute que originou o terceiro gol dos donos da casa
O 3 a 2 foi pouco tamanho o número de chances criadas pelas duas equipes
O triunfo manteve o Oeste na parte de cima da classificação do Grupo 3 e afundou o Atlético Guaratinguetá na lanterna da chave. O alvirrubro agora vai precisar de um fim de torneio perfeito para escapar da degola. Aliás, já falei aqui e repito: em meio a tantas decisões péssimas da FPF, o formato do Sub-20 deste ano está espetacular. Um raro acerto da entidade.
Minha programação inicial contava com uma sessão noturna no Rochdale, também pelo Sub-20, só que desisti por conta da preguiça (sempre ela). Na verdade, quis ficar de boa, pois o sábado reservava uma jornada tripla daquelas, bem cansativa.
Até lá!
Ficha Técnica: Oeste 3-2 Atlético Guaratinguetá
Local: Estádio da Vila Porto (Barueri); Árbitro: Gabriel Petrini Cruz; Público e Renda: Portões abertos; Cartões amarelos: João Pedro, Antônio Caires, Jonas Matheus, Hygor e Brunno; Gols: Luís Felipe 3 e Luan 21 do 1º, Kauan Daniel 6, Lucas Rodrigues 25 e João Vítor 27 do 2º.
Oeste: Vítor Emanuel; Hytalo, Eliseu Paiva, João Pedro e Carlos Vinícius; Marcos Santiago, Lucas Rodrigues, Kauan Daniel e Luís Felipe; Antônio Caires (Gabriel Henrique) e Jonas Matheus (Kewin Rodrigues). Técnico: Marcondes Paiva.
Atlético Guaratinguetá: Élcio; Luan (Hygor), Madson, João Vítor e Pedro Henrike (Guilherme); Adriano (Peixinho), Pedrinho (Brunno), Hiago e Kauã Cunha; PH (Felipe Brito) e Bruninho (Vicente). Técnico: Anderson Rocha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário