Procure no nosso arquivo

segunda-feira, 28 de julho de 2025

Estrela do Pari brilha no campo e entra na Lista com goleada

Texto e fotos: Fernando Martinez


Houve um tempo em que o futebol de várzea era praticado em toda a cidade de São Paulo. Em cada canto da capital havia um campo, e nele, diversos times amadores jogavam entre si todos os finais de semana. Praticamente todos os que desfilavam pelos gramados desapareceram com o tempo, e poucos resistem até hoje. No domingo, tive a chance de ver um dos sobreviventes em ação: o sensacional Estrela do Pari Futebol Clube.

Fundado em 1919, o Estrela tem sua sede na Rua Comendador Nestor Pereira, número 108, desde os seus primeiros momentos. É, sem dúvida nenhuma, um dos campos mais antigos da cidade. O clube alviverde tem a honra de ter participado de duas edições da Divisão Municipal da APEA, a quarta divisão da época, em 1929 e 1931. Em 1929, foi eliminado na primeira fase. Dois anos depois, chegou a se classificar para a decisão contra o Castelões, mas foi eliminado no tribunal.


Escudo do tradicionalíssimo Estrela do Pari FC, time fundado em 1919

Nas décadas seguintes, o clube se consolidou como uma grande força em certames amadores e no cenário social. Bailes de carnaval, grupos de teatro, festivais de futebol adulto e de base... tudo acontecia ali. Na virada dos anos 60 para os 70, com a mudança de cara da capital bandeirante, aquele futebol amador forte e pujante desapareceu. Mesmo assim, o Estrela do Pari seguiu vivo.

Apesar de ter morado 25 anos no Pari, nunca tinha assistido a uma apresentação da equipe. Fui uma vez lá entre 2005 e 2006, mas foi coisa rápida e nem fiquei até o fim. Eis que, no último domingo, depois de acompanhar Portuguesa 2x2 Referência, estava indo para o ponto de ônibus na Avenida Bom Jardim com a dupla Milton e Pucci, quando passamos em frente à entrada do Estrela. Vimos uma movimentação, um time de verde, um de azul, e decidimos entrar para ver o que estava rolando.

Descobrimos que o Estrela do Pari estava prestes a fazer um amistoso contra o Metrópoles Bela Vista. Era a chance de ouro de assistir a um jogo no tradicional campo e colocar o glorioso Tigre do Canindé na Lista. Foi muito, muito legal estar ali e finalmente acompanhar uma apresentação da centenária equipe. Praticamente uma volta ao passado.






Imagens do bom jogo disputado na tarde de domingo. Finalmente o alviverde do Pari está na Lista

Dentro de campo, o Estrela não deu nenhuma chance ao Metrópoles. No primeiro tempo, fez três gols. Minha ideia era ir embora por conta da sessão noturna... mas fui convencido pelos amigos a permanecer e ver o tempo final. Não me arrependi, já que os locais marcaram mais duas vezes e derrotaram o adversário por 5 a 0. Entrou na minha Lista em grande estilo.

Feliz por finalmente ter visto o tradicional time em ação, fomos então ao ponto e, milagrosamente, o famoso 271P - Praça do Correio passou rapidinho. De lá, não demorei para estar no QG da Zona Oeste. Quase desisti da última jornada do dia por motivos off-futebol, mas no fim decidi encarar a sessão noturna no ABC Paulista.

Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário