Procure no nosso arquivo

quinta-feira, 14 de abril de 2022

Trinca sul-americana (2/3): Fazendo história em Santos x Univ. Católica do Equador

Texto e fotos: Fernando Martinez


O capítulo “do meio” da trilogia continental da semana aconteceu na noite de quarta-feira com a minha primeira partida no litoral desde 2017. Direto do histórico Estádio Urbano Caldeira, o Santos recebeu o genial Universidad Católica do Equador pela segunda rodada do Grupo C da Copa Sul-Americana.

Antes de falar sobre o jogo, preciso deixar um agradecimento aos Deuses do Futebol. O sorteio deste ano dos grupos da Libertadores e, principalmente, da famigerada Copa Sulamiranda foi sensacional como há muito não se via. Contando os quatro grandes do estado, nada menos do que sete (!) times novos pintaram nas redondezas. O primeiro coloquei na lista na terça, o imperdível Independiente Petrolero. O segundo foi na Vila. Espero que a programação de abril e maio dê certo e consiga incluir os restantes. Será uma situação sem precedentes.

Fundado em 1963, o Club Deportivo Universidad Católica del Ecuador nunca tinha atuado em terras bandeirantes em todos os tempos, logo, a presença do que vos escreve era obrigatória. Na história, participou apenas três vezes da Libertadores (1974, 1980 e 2021) e está na sua sexta participação na Sul-Americana. Na estreia, empatou com a Union La Calera. Já o Peixe foi derrotado pelo Banfield (ou Bansfield, como diria o saudoso Luciano do Valle) e precisava ganhar.

Graças ao amigo Victor de Andrade, o Curioso do Futebol, eu consegui algo inédito em tantos anos de estrada: o credenciamento para o gramado em um torneio de clubes da América do Sul. Para quem cresceu vendo jogos na Vila Belmiro pela TV, foi muito legal acompanhar tão de perto uma apresentação do elenco principal. Não é sempre que tenho a chance de fazer a foto de times posados em uma competição desse quilate.





Algo inédito nos quase 18 anos de Jogos Perdidos: as fotos oficiais, de dentro de campo, de um jogo internacional de clubes. Um momento histórico para o JP e para mim, claro

Como se não bastasse o clima, a peleja em si foi repleta de emoção. Tudo bem, a torcida queria ter sofrido menos, porém a forma como o Santos conquistou os três pontos foi emocionante. O Peixe começou com tudo e aos 14 minutos abriu o placar com a cabeçada de Julio após cruzamento de Madson.

O 1x0 não desanimou os equatorianos e, como quem não quer nada, eles começaram a se aventurar pelo campo de ataque depois dos 20 minutos. Aos 25, Cristian Martínez, algum primo perdido, recebeu bom passe dentro da área e chutou na saída de João Paulo. O Santos perdeu bons momentos aos 33 e 35 e aos 42 a Universidad Católica aprontou novamente e virou o placar com o belo gol de Kevin Minda. Os aplausos se transformaram em vaias e a torcida não perdoou o técnico Fabian Bustos no caminho dos vestiários.


Quando pinta um “F. Martinez” em campo, a cabeça dá uma bugada. Merecia ter essa camisa na coleção





O jogo foi muito bom e cheio de chances desde os primeiros minutos



Kevin Minda virando o placar para a Universidad Catolica de Quito e a comemoração equatoriana

Na etapa final o alvinegro não se acertou. A rapaziada fez uma pressão meio sem graça e o escrete visitante segurou a vantagem sem muita dificuldade. As coisas começaram a mudar aos 32 minutos, quando Léo Baptistão foi empurrado dentro da área. Ele mesmo bateu o pênalti e empatou. Empurrado pelos gritos vindos da arquibancada, o Santos virou o marcador mais uma vez na base do abafa com Angulo completando cruzamento de Lucas Barbosa.





No tempo final, o Santos sofreu muito mais do que a torcida poderia imaginar




Toda a sequência do empate do Peixe em 2x2: o pênalti cobrado por Léo Baptistão, a comemoração do atacante e dos atletas locais


Placar final de uma bela partida com duas viradas e muita emoção

Não foi uma ótima apresentação, pelo contrário, mas o Santos 3-2 Universidad Catolica manteve o Peixe na luta pela vaga do Grupo C nas oitavas de final. O Union La Calera, que ganhou do Banfield em casa, tem quatro pontos. O alvinegro da Vila tem três, mesma pontuação dos argentinos. O clube equatoriano só tem um ponto. Os próximos dois jogos do Santos serão longe de casa.

Assim como fiz na ida, sai correndo da Vila para pegar meu ônibus com destino à capital. Se tive a companhia do amigo Mário no caminho até o litoral, dessa vez voltei sozinho. Por sorte, a empresa de ônibus colocou um veículo extra que chegou na capital antes do metrô fechar. Uma maravilha.

Esse foi o segundo capítulo da trilogia sul-americana do meio da semana. A saga foi concluída na noite da quinta-feira com outro time novo na Lista, agora perto de casa.

Até lá!

_____________

Ficha Técnica: Santos 3x2 Universidad Catolica (Ecu)

Em breve
_________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário