Procure no nosso arquivo

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Inter de Limeira surpreende a aniversariante Portuguesa no Canindé

Texto e fotos: Fernando Martinez


Sábado foi dia de aniversário... uhú! A gloriosa Associação Portuguesa de Desportos chegou aos 101 anos e recebeu a Internacional de Limeira em novo compromisso do Campeonato Brasileiro da Série D. Não foi a festa que o vazio Estádio Oswaldo Teixeira Duarte merecia, mas em tempos de canchas vazias, não tinha muito o que ser feito.

Fundada em 14 de agosto de 1920, a Lusa não está nos seus melhores dias, todo mundo sabe, porém tem melhorado nas duas últimas temporadas. Os 101 anos chegam com a esperança de um futuro melhor, começando pela atual campanha na quarta divisão nacional. A equipe era a líder do Grupo A7 antes da 11 rodada com 19 pontos ganhos e um triunfo a deixaria próxima da classificação antecipada.

Essa foi a primeira vez que o elenco principal do clube do Canindé atuou na casa inaugurada em 1972. Antes disso o elenco "alternativo", digamos assim, jogou e venceu o Palmeiras na Copa FPF em 2005 e só. Na história foram 15 os duelos no dia 14 de agosto com sete vitórias, três empates e cinco derrotas. Por conta da situação delicada da Inter, a sexta colocada da chave, a expectativa era de que pudessem garantir mais três pontos.



Portuguesa e Inter entrando em campo para a partida da Série D do Brasileiro junto com a imagem dos capitães e do quarteto de arbitragem

Falando de centenários, o jogo de sábado foi o meu 100º durante a pandemia. Comecei a minha saga em setembro de 2020 e menos de um ano depois chego a essa marca. Estamos mais perto do fim do que do começo (acho) e em breve todo mundo poderá estar de volta. Por sorte tenho o trabalho aqui no JP e ele me garantiu a presença nas pelejas. Não fosse isso, talvez já tivesse pirado.

Como de praxe, cheguei cedinho no estádio e dessa vez não fiquei na arquibancada logo de cara. Gostei de ter ficado nas cabines na terça-feira e fui lá acompanhar o primeiro tempo. Quem estava na arquibancada eram as duas mascotes lusitanas. Além do Leão, a tradicional Severa, utilizada até meados dos anos 90, ressurgiu das cinzas. Ambas gostaram do começo da partida.



Além do Leão, a Severa voltou a ser o mascote lusitano após 26 anos. Ambos ficaram zanzando pelas arquibancadas do estádio

A Portuguesa mostrou um futebol sólido, envolvente e criou várias chances de perigo. O goleiro Rafael Pin foi o principal nome nesse período. Lucas Douglas, duas vezes, Willian Magrão em tiro de longe, Marzagão em chute que passou perto da trave, Cesinha e Miguel infernizaram o setor defensivo visitante e não abriram o marcador por detalhe. Foram vinte minutos de domínio total da Lusa... e só.

A Inter teve seu primeiro ataque aos 22 em cruzamento de Daniel Vançan e Léo Reis desperdiçou na pequena área. No lance seguinte saiu o gol alvinegro. Vittor Moura recebeu bom passe de Guilherme e chutou firme, colocando o Leão da Paulista em vantagem. O ímpeto lusitano desmoronou após sofrer o tento e os atletas não conseguiram chegar novamente perto da meta da Inter. O tempo inicial terminou com o placar apontando um incômodo 0x1.




A Portuguesa iniciou os trabalhos muito melhor do que a Inter e enfileirou boas chances, quase todas defendidas por Rafael Pin


Quando estava sofrendo mais pressão, Vittor Moura abriu o placar para a Inter de Limeira e o jogo mudou completamente


Tiro de longe no ataque alvinegro ainda no primeiro tempo

Na etapa final o panorama não foi alterado e o que se viu foi uma série de passes errados, afobação de sobra e as poucas oportunidades de gol miseravelmente desperdiçadas. A Inter ficou na boa, se defendeu com afinco e nem precisou de bastante esforço para obter uma inesperada e importante vitória na busca por uma vaga na segunda fase da Série D.






A Lusa ficou o tempo todo com a bola no tempo final, mas chance clara de gol que é bom, não criou nenhuma

O Portuguesa 0-1 Inter de Limeira foi a primeira derrota rubro-verde em casa na última divisão nacional e aumenta a série invicta do Leão no duelo para sete confrontos (os paulistanos não vencem desde o ano 2000). Um resultado frustrante acompanhado de uma postura melancólica depois que sofreram o gol. Que estarão na próxima fase é quase certeza, agora fica a dúvida: uma equipe que quer voltar à Série C pode se abalar tanto por um gol sofrido? Vamos esperar e ver se a situação será corrigida no futuro.

Falando em Série C, no domingo de manhã fui até a Arena Barueri acompanhar, ao que tudo indica, um dos últimos capítulos do Oeste na terceirona. Tem rebaixamento à vista!

Até lá!

_____________

Ficha Técnica: Portuguesa 0x1 Inter de Limeira

Local: Estádio Oswaldo Teixeira Duarte (São Paulo); Árbitro: Célio Amorim/SC; Público e renda: Portões fechados; Cartões amarelos: Cesinha, Feijão, Patrick, Rafael Pin, Humberto, Guilherme, Vitinho, Daniel Vançan, Lucas Balardin; Gol: Vittor Moura 23 do 1º.
Portuguesa: Dheimison; Feijão (Lenon), Willian Magrão, Patrick e Marco (Raphael Luz); Caíque, Cesinha (Maykinho), Marzagão (Walfrido) e Danilo Pereira; Miguel (Caio Mancha) e Lucas Douglas. Técnico: Fernando Marchiori.
Inter: Rafael Pin; Elacio Córdoba, Lucas Balardin, Hélder e Daniel Vançan; Humberto, Guilherme (Matheus Porto), Vittor Moura e Júlio Rusch (Donizete); Léo Reis (Bruno Santos) e Vitinho (Fernandes). Técnico: Roger Silva.
._________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário