Procure no nosso arquivo

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Nacional e Realidade Jovem pecam e ficam no empate

Texto e fotos: Fernando Martinez


Fechando a cobertura do JP na primeira rodada do Campeonato Paulista Feminino, na tarde de quinta-feira fui ao Estádio Nicolau Alayon acompanhar um duelo entre dois coadjuvantes do torneio: Nacional x Realidade Jovem de São José do Rio Preto. Dois times que buscam melhorar as performances do ano passado.

O Nacional tem uma parceria com a PS9 e busca um lugar ao sol. Em 2020 ficou em nono lugar entre os doze participantes com apenas uma vitória e quatro derrotas. Contando os estaduais desde 1987, é a nona participação do clube da Barra Funda e até hoje nunca teve uma campanha realmente importante. O que vale mesmo é estarem jogando.

Já o Realidade Jovem, que foi o décimo colocado no ano passado, disputa o Paulistão pela segunda vez em voo solo. Antes disso fizeram uma vitoriosa parceria com o hoje afastado Rio Preto. Chegaram ao bicampeonato estadual em 2016/2017 ao título brasileiro em 2015. Um projeto vencedor que dificilmente se repetirá. A esperança hoje se dá no quesito "revelação de atletas".



Nacional e Realidade Jovem perfilados antes do apito inicial e a foto do trio de arbitragem com as capitãs. Apesar de ter fotógrafos em campo, nenhum deles quis fazer as imagens dos times posados... pra variar

Fez frio na capital paulista e tive o enorme prazer de encontrar Édson de Lima, o maior incentivador do futebol feminino, nas dependências da cancha nacionalista. Por outro lado, novamente nenhuma das “influenciadoras” que pedem a plenos pulmões o incentivo à categoria estavam lá. Aposto um brigadeiro que elas vão pintar apenas nas fases finais. Resumindo: nada de novo no front.

Devidamente instalado nas cabines, vi um jogo que não foi nenhuma maravilha, mas que no frigir dos ovos até que teve seus brilhos. Logo aos seis minutos o Nacional abriu o placar com o gol de Raquel aproveitando escanteio da esquerda. Aos 22 o segundo não saiu por detalhe. Mariana aproveitou bola levantada da esquerda e tocou de leve, antes da goleira. A pelota passeou em cima da linha e não entrou.

Esse foi o último lance de perigo do Nacional na etapa inicial. A partir daí, somente o escrete visitante jogou. Foram quatro vezes que as meninas chegaram bem perto de deixar tudo igual. O melhor momento foi aos 45 minutos em tiro cruzado de Camila que passou perto. As donas da casa seguraram a vantagem na raça.


Ataque do Realidade Jovem no começo do confronto contra o Nacional



O lance do gol de Raquel e a comemoração das atletas nacionalistas



O time visitante ocupou o setor defensivo local após sofrer o primeiro gol

No intervalo tive a chance de fazer uma entrevista legal com o criador da Vitrine do Futebol Feminino durante a transmissão que o amigo sempre faz. Sempre é bom bater aquele papo com quem entende do assunto. Esperávamos que o Realidade Jovem fosse permanecer no ataque na etapa final e acertamos na mosca. O Nacional sofreu com o setor ofensivo adversário na maior parte do tempo.

Suzana quase faz o tento visitante aos 14 em cabeçada do meio da área. No contra-ataque o Naça respondeu aos 23 com finalização de May que foi salvo em cima da linha. Aos 27 saiu o empate. A goleira Janine espalmou levantamento nos pés de Bruna e a zagueira não desperdiçou. O Realidade teve oportunidades de virada depois disso enquanto o onze paulistano criou dois tímidos lances.






O Realidade Jovem deixou tudo igual no segundo tempo e por pouco não virou o marcador na Comendador Souza

No fim, placar até certo ponto justo em Nacional 1-1 Realidade Jovem. O torneio à parte que as duas equipes disputam com Portuguesa, Taubaté e Pinda por uma vaga na A3 nacional em 2022 começou. Após a primeira rodada, acredito que o Taubaté, mesmo tendo saído de campo com derrota contra o Palmeiras, virá mais forte nessa luta. Apenas um chutaço da minha parte. Vamos ver se acertarei no fim.

Até a próxima!

_____________

Ficha Técnica: Nacional 1x1 Realidade Jovem

Local: Estádio Nicolau Alayon (São Paulo); Árbitra: Fernanda Ignácio de Souza; Público e renda: Portões fechados; Cartões amarelos: Raquel, Silmara, Suzana; Gols: Raquel 6 do 1º, Bruna 27 do 2º.
Nacional: Janine; Silmara, Raquel, Gabi Souza e Ju Primon (Gio Mendes); Camilinha, Érika (May), Rafa (Micaella) e Cinthia (Fran); Mariana e Giovanna. Técnico: Luiz Souza.
Realidade Jovem: Jersia; Bárbara, Camila, Bruna e Harabian; Kauane, Débora (Miriele) e Suzana; Pérola, Tcheury e Pikena (Trovão) (Sarah). Técnico: Chicão.
._________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário