Procure no nosso arquivo

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Vitória do burocrático Palmeiras em cima da AD Taubaté

Texto e fotos: Fernando Martinez


Na tarde de quarta-feira fui ao Allianz Parque seguir com a cobertura do JP na rodada inaugural do Campeonato Paulista Feminino em 2021, sem dúvida o maior estadual do Brasil da categoria (assim como no masculino). Em campo, o forte Palmeiras, ainda invicto na temporada, recebeu a AD Taubaté, uma das candidatíssimas a uma vaga na terceirona nacional em 2022.

As alviverdes foram campeãs em 2001 e buscam voltar a vencer após 20 anos. Ano passado foram eliminadas pelo Corinthians, atual bicampeão. Além disso o clube está nas quartas do Brasileiro Série A1 e inicia a disputa com o Grêmio no fim de semana. Para o segundo semestre, uma baixa importante: a atacante Bia Zaneratto retornou à China.

Já a equipe do interior entra no torneio pensando em fazer uma boa campanha buscando a classificação para a Série A3 do Brasileiro, que terá sua primeira edição no ano que vem. Agora, vale dizer que essa é a Associação Desportiva Taubaté Futebol Feminino, sem vínculo com o EC Taubaté apesar de levar o mesmo nome, usar um escudo parecido e ter as mesmas cores.

A ADTFF foi fundada em 2015, porém era o EC Taubaté que jogava o estadual em uma parceria com a Prefeitura. Quando conseguiram regularizar a documentação, aliada a problemas do Burro da Cental na disputa do Brasileiro Feminino da Série A2 de 2019 (quando perdeu o acesso contra o São Paulo no Pacaembu), a AD entrou em cena. A estreia oficial foi ano passado e as meninas chegaram nas quartas. É o mesmo projeto, mas a ferro e fogo, o Taubaté atual disputa o campeonato apenas pela segunda vez na história.

Falei aqui na matéria de Portuguesa 1x4 Santos que são 12 os participantes em 2021. O certame é disputado em turno único e as quatro melhores estarão na semi. Também há a disputa de uma vaga na A3, competição que a CBF vai criar na próxima temporada. Sete times estão na A1, então são cinco que disputam uma vaga (ou duas). Taubaté, Nacional, Pinda, Realidade Jovem e a própria Lusa são os postulantes.




Outra alma iluminada fez os times posarem para as fotos oficiais antes da partida. De carona, seguem as imagens do Palmeiras, Taubaté e do quarteto de arbitragem com as capitãs

Das cabines da cancha alviverde vi uma partida abaixo do esperado. Provavelmente por estar com a cabeça no nacional, o Palmeiras acabou atuando com pouca disposição. O Taubaté mostrou que pode surpreender, mas na hora H faltou algo a mais para que pudessem assustar. Foram 90 minutos apenas razoáveis. Na primeira metade, uma chance de cada lado: das locais com Ary e chute pela linha de fundo aos 12 e das visitantes em ótima intervenção de Jully, que tirou a bola da cabeça de uma atacante adversária.

Aos 25 o Taubaté trocava passes no campo de ataque quando uma atleta escorregou e perdeu o domínio. Camilinha foi lançada ainda na defesa, correu por todo o gramado livre de marcação e tocou na saída de Yolanda. Aos 36 a agremiação interiorana chegou a empatar... pena que o gol foi anulado pela arbitragem. Foi com a vantagem mínima palmeirense que o intervalo chegou.

Na etapa final a partida, que já não tinha sido a melhor dos últimos tempos, caiu de produção. O Taubaté se abdicou do ataque e o Palmeiras só manteve a vantagem. Foram apenas três os momentos de perigo, todos desperdiçados. Deu sono, muito sono. Quando tudo levava a crer que o marcador não seria alterado Julia Bianchi arriscou de fora da área e fez um golaço.



O Taubaté entrou no jogo com uma boa postura, levando em conta que é um dos favoritos a uma das vagas na A3 nacional em 2022


Camilinha chutando na saída da goleira visitante para abrir o marcador




O jogo não foi dos melhores, mas o Palmeiras fez o dever de casa e venceu na estreia do Paulista Feminino

O Palmeiras 2-0 Taubaté foi burocrático e sem surpresa. Na real o Paulista Feminino será assim: os grandes ganhando e disputando o torneio entre si e os pequenos lutando por um lugar ao sol em algum milagre. O verdadeiro campeonato das taubateanas é a vaga na A3, então agora é focar nas próximas jornadas. Tem muita água para correr debaixo dessa ponte.

A cobertura do JP na rodada inicial do estadual das meninas se encerrou na quinta-feira com jogo de duas agremiações que lutam por uma campanha digna. Foi minha volta ao Nicolau Alayon na competição após vários anos.

Até lá!

_____________

Ficha Técnica: Palmeiras 2x0 AD Taubaté

Local: Allianz Parque (São Paulo); Árbitro: Gustavo Holanda Souza; Público e renda: Portões fechados; Cartões amarelos: Thais, Índia, Luana; Gols: Camilinha 25 do 1º, Julia Bianchi 47 do 2º.
Palmeiras: Jully; Bruna Calderan, Agustina, Thais (Julia Bianchi) e Camilinha (Dandara); Katrine, Ary Borges (Manuela), Duda Santos (Tainara) e Rafa Andrade (Karol Arcanjo); Maria Alves e Chú (Carol Baiana). Técnico: Ricardo Belli.
AD Taubaté: Yolanda; Índia, Hericka, Jerika (Thuany) e Mística; Carol Franco, Cacá (Luana), Joyce (Lene) e Mariana (Lorrany); Vitoria Eugênio (Rafaela) e Victória Liss. Técnico: Arismar Júnior.
._________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário