Procure no nosso arquivo

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Goleada santista na abertura do Paulista Feminino 2021

Texto e fotos: Fernando Martinez


No domingo acabaram os Jogos Olímpicos de Tóquio e eu finalmente pude dormir por dois dias inteiros já que viver no fuso horário japonês não é a coisa mais fácil do mundo. Sem ter descansado direito, na terça-feira de manhã (!) fui ao Estádio Oswaldo Teixeira Duarte acompanhar a abertura do Campeonato Paulista Feminino. Em campo, o clássico entre Portuguesa e Santos.

A Lusa ficou de fora em 2020 pois perdeu o prazo de inscrição quando o torneio foi remarcado para o fim de ano em virtude da pandemia. Foi a primeira vez que a equipe, campeã em 1998 e 2000, ficou de fora da competição desde 2010. Já o Peixe é o maior campeão com quatro conquistas e, mesmo sem o favoritismo absoluto de outros tempos, chega querendo assustar.

São doze os participantes do Paulistão. A fase inaugural será disputada em turno único, aí os quatro melhores se garantem na semi e quem ficar de quinto a oitavo vai disputar a Copa Paulista Feminina. Além disso existe a disputa em paralelo de uma vaga (ou duas) na Série A3 do Brasileiro em 2022. Tirando os sete clubes que estarão na elite no ano que vem, sobram cinco sem vaga no nacional: Portuguesa, Taubaté, Nacional, Realidade Jovem e Pinda.


Portuguesa e Santos perfilados no gramado do Canindé




Por ser a abertura do Paulistão Feminino, alguma boa alma resolveu fazer as fotos posadas, algo em extinção na pandemia. Agradeço ao bom ser humano que fez esse favor ao futebol

Fez um calor do cão na manhã de terça. A ideia era ficar perto das quatro linhas, mas o Rei Sol me empurrou para a parte coberta. Suava em bicas quando as meninas foram ao gramado. Agora, tudo bem que não há torcida nos estádios ainda, agora, colocar essa partida às onze da matina de um dia de semana é dose. Registre-se também a completa ausência das influenciadoras e blogueirinhas que pediram a plenos pulmões o apoio ao futebol feminino durante a Olimpíada. Além da ausência física, a ausência também em citações de redes sociais. Nada mais natural.

Falando do jogo, não houve nenhuma surpresa. Confesso que até gostei da postura da Portuguesa e da grande força de vontade que as atletas apresentaram. As locais chegaram a assustar em alguns momentos e mostraram bastante disposição. O problema é que o Santos é um time forte e não deu a menor chance às donas da casa. Marcaram quando quiseram e saíram de campo com três pontos conforme o esperado.

Bia Menezes assustou em tiro de longe que bateu na trave aos quatro minutos. Embora tivessem o domínio total, o gol saiu apenas aos 21. Ketlen mandou do meio da área, Negueba deu rebote e Cristiane, ela mesma, marcou o primeiro gol do Paulistão Feminino em 2021. Brena por pouco não ampliou aos 29 em bela finalização que a arqueira rubro-verde espalmou e aos 30 Cristiane cabeceou no travessão. O magro 0x1 era o placar no intervalo.



A partida começou animada na casa rubro-verde. Como esperado, o Santos tomou conta logo nos primeiros movimentos



Aos 21 minutos Ketlen chutou e a bola sobrou para Cristiane na esquerda. A atacante fez o primeiro gol da edição 2021 do Paulista Feminino e comemorou bastante com suas companheiras


Bruninha (13) em ataque pela direita

Nos últimos 45 minutos o domínio das Sereias da Vila foi ainda maior. A Portuguesa cansou e não foi capaz de parar o animado setor ofensivo visitante. Ketlen aos dois fez o segundo completando escanteio cobrado pela direita. Aos seis e aos treze, outras oportunidades boas e aos 21 veio o terceiro. Ketlen recebeu na esquerda e chutou cruzado. Nany, que substituiu Negueba, foi meio mole e deixou passar a bola por debaixo do corpo.

Sem nada a perder, a equipe rubro-verde foi ao ataque e diminuiu aos 23 após vacilo do setor defensivo santista. Lai recebeu no bico da área e encobriu Michelle. No minuto seguinte quase fizeram o segundo, mas o chute saiu pela linha de fundo. O Santos diminuiu o ritmo, porém Byanca Brasil fez o quarto e fechou a fatura aos 35 em cobrança de pênalti.


Ketlen, de cabeça, ampliou a vantagem santista aos dois do tempo final


Tiro de longe no ataque visitante



Byanca Brasil fechou o marcador com um gol de pênalti aos 35 minutos


Placar final da goleada santista na estreia do estadual feminino

O resultado de Portuguesa 1-4 Santos foi justo e confirmou a expectativa. O campeonato da Lusa vai ser contra os quatro clubes que não estão em nenhuma competição nacional e acredito que saibam bem disso. Ao Santos, a luta para voltar ao lugar mais alto do pódio depois de dois anos.

Essa foi apenas a primeira cobertura da jornada inicial do principal estadual feminino do país. Na quarta segui a rota das meninas com um jogo no Allianz Parque contando com outra favorita ao título.

Até lá!

_____________

Ficha Técnica: Portuguesa 1-4 Santos

Local: Estádio Oswaldo Teixeira Duarte (São Paulo); Árbitro: Marianna Nanni Batalha; Público e renda: Portões fechados; Cartão amarelo: Erikinha; Gols: Cristiane 21 do 1º, Ketlen 2, 20, Lai 23 e Byanca Brasil (pênalti) 35 do 2º.
Portuguesa: Negueba (Nany); Nat Oliveira, Dai Jesus (Ferrugem), Day e Amandinha; Mel, Thais Gabrielle (Bia), Mabi (Aninha) e Luana Marques; Lai e Ana Flávia (Renatinha). Técnico: Prisco Palumbo.
Santos: Michelle (Dida); Bruninha, Day Silva, Sassá e Bia Menezes; Brena (Laura Valverde), Erikinha (Byanca Brasil) e Júlia; Ketlen (Nicole Marussi), Cristiane (Sole Jaimes) e Alanna (Maria Dias). Técnica: Tatiele Silveira.
._________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário