Procure no nosso arquivo

quarta-feira, 16 de maio de 2012

São Bernardo FC conquista o título da Série A2 de 2012

Olá, 

No último sábado à noite, foi realizada a partida de volta para definição da equipe vencedora do Campeonato Paulista da Série A2. Como o JOGOS PERDIDOS normalmente se faz presente ao longo das competições de acesso promovidas pela FPF, não poderíamos ficar de fora quando da grande final. Diante disso, fui até a cidade de São Bernardo do Campo, indo mais precisamente ao Estádio 1º de Maio, palco da partida São Bernardo F.C.L. x União Agrícola Barbarense F.C

Ao chegar ao meu destino uma hora antes do início da partida, já deu para observar a grande movimentação de público, mesmo com a partida sendo transmitida ao vivo pela Rede Vida. Compareceram mais de 13.000 pessoas, dentre as quais o ex-Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, que chegou ao estádio alguns minutos antes do início da partida, ficando acomodado num dos camarotes, ao lado dos Presidentes da CBF, FPF e também do Prefeito da cidade. 

Como na partida de ida realizada em Santa Bárbara D'Oeste houve igualdade em 1 x 1, o time do ABC só precisava de mais um empate para levar a taça e conseguir o primeiro título da sua história, por conta de ter realizado melhor campanha ao longo da competição, Essa vantagem gerou nos torcedores do "Tigre do ABC" uma grande confiança na conquista do título, sendo que isso era evidenciado nas manifestações da grande maioria dos torcedores locais.

Mesmo enfrentando concorrência, pois encontrei um número bem elevado de repórteres e fotógrafos no interior do gramado, consegui um bom lugar para poder fazer as fotos oficiais dos participantes do espetáculo além dos troféus que seriam entregues ao final da partida. As fotos estão apresentadas abaixo: 


São Bernardo F.C.L. - São Bernardo do Campo/SP. Foto: Orlando Lacanna. 


União Agrícola Barbarense F.C. - Santa Bárbara D'Oeste/SP. Foto: Orlando Lacanna. 


Quarteto de arbitragem com o árbitro Claudinei Forati Silva, os assistentes Herman Brumel Vani e Mauro André de Freitas e o quarto árbitro Marcelo Rogério junto com os capitães das equipes. Foto: Orlando Lacanna. 


Os dois troféus que seriam entregues ao final da partida. Foto: Orlando Lacanna. 

Assim que a partida foi iniciada, o São Bernardo tomou as primeiras iniciativas indo com perigo ao ataque, sendo que logo no primeiro minuto o camisa 11 Danielzinho criou o primeiro lance perigoso ao goleiro Thiago Passos, ao invadir a área pela esquerda e mandar um canudo que foi às redes, só que pelo lado de fora, assustando o bom número de torcedores barbarenses que lá estavam. Aos 4 minutos, outra boa arrancada de Danielzinho, só que agora pelo lado direito e que também levou perigo. 


Zaga alvinegra neutralizando avançada do São Bernardo no início da partida. Foto: Orlando Lacanna. 

Apesar dos esforços do time do interior, o time da casa mantinha o aperto ofensivo e, mais uma vez, o atacante Danielzinho incomodou, na marca dos 8 minutos, ao concluir por cima do travessão, aproveitando uma sobra de bola no interior da área, após falha coletiva da defesa do União Barbarense. Aos 14 minutos, aconteceu a nota triste da partida, quando o camisa 8 do "Tigre do ABC", Zé Forte, deixou o gramado com fortes suspeitas de ter sofrido uma fratura. 


Agora a zaga visitante afastando perigo pelo alto. Foto: Orlando Lacanna. 

Com o passar do tempo, o União Barbarense foi conseguindo chegar mais ao campo de ataque e, aos 16 minutos criou o primeiro momento de perigo ao goleiro Wilson Júnior, quando Melinho cobrou uma falta pela direita e obrigou o goleiro a fazer importante defesa. Aos 19 minutos, o time visitante escapou pela direita numa jogada de velocidade que culminou num cruzamento para o interior da área, encontrando o camisa 9 Cesinha, que mesmo caído, empurrou a bola para o fundo da meta do São Bernardo inaugurando o placar. 

A partir do gol inicial, a partida ganhou ainda mais em movimentação, com os dois times indo ao campo de ataque de forma alternada, criando a expectativa de que o placar poderia ser alterado a qualquer momento e assim aconteceu, aos 34 minutos, quando o outro camisa 9, agora o Ricardinho do São Bernardo, deixou tudo igual no marcador, ao aproveitar, de cabeça, um cruzamento milimétrico vindo da esquerda. 


Luta acirrada pela posse de bola junto à lateral. Foto: Orlando Lacanna. 

Quase no final da primeira etapa, aos 43 minutos, o substituto de Zé Forte, o camisa 17 Luciano Mandi, desperdiçou uma grande chance de colocar seu time em vantagem no marcador, numa jogada toda ela trabalhada pelo lado direito. Diante disso, a primeira etapa foi encerrada com o placar estampando o empate em 1 x 1, ficando para o segundo tempo, a expectativa de como as equipes iriam se comportar, até porque o União Barbarense havia ficado com um homem a menos, por conta da expulsão do camisa 3, Juliano, que recebeu o segundo cartão amarelo aos 44 minutos. 

Durante o intervalo, o ex-Presidente Lula saudou o público através de acenos distribuídos do interior do camarote, levando o publico presente à loucura e gerando uma correria dos repórteres fotográficos que queriam registrar o momento. 


Ex-Presidente Lula acenando ao público presente, ao lado do Presidente da CBF e do Prefeito de São Bernardo, além do Presidente da FPF ao fundo. Foto: Orlando Lacanna. 

A bola voltou a rolar e, logo no primeiro minuto, o camisa 2 Régis escapou pela direita e concluiu com força, porém sem direção, mandando a bola por cima do travessão, sinalizando que o São Bernardo havia voltado decidido a passar à frente no marcador o mais rápido possível, visando aproveitar a vantagem de um homem. Aos 9 minutos, ótima chance desperdiçada pelo ataque auri-negro, criada através de uma jogada rápida pela direita, que resultou na conclusão de Ricardinho, obrigando o goleiro visitante a defender parcialmente, sendo que no rebote, Danielzinho perdeu grande oportunidade ao concluir afoitamente por cima. Entre uma jogada e outra do ataque do São Bernardo, o União Barbarense também saía para jogo, exigindo atenção do setor defensivo dos donos da casa 


Zaga do "Tigre do ABC" afastando perigo pelo alto no início da segunda etapa. Foto: Orlando Lacanna. 

Pela tônica da partida, a tendência seria o São Bernardo chegar ao seu segundo gol, porém, quem chegou a marcar foi o União Barbarense, pois aos 12 minutos, o camisa 2 Alex, cobrou falta pela meia esquerda e mandou a bola contra o poste esquerdo da meta defendida por Wilson Júnior. No rebote, o camisa 13 Renato mandou uma bomba que estufou a rede do São Bernardo pela segunda vez. 

Em desvantagem no marcador, o São Bernardo assimilou o gol sofrido e foi com tudo para o ataque, empurrando o time do interior para o seu campo de defesa. Numa dessas, aos 17 minutos, Danielzinho arrematou com estilo e exigiu ótima defesa do goleiro Thiago Passos que desviou para escanteio. Na cobrança do esquinado, o centroavante Renatinho subiu mais do que todo mundo e mandou uma cabeçada que passou muito perto. 


Jogada aérea do ataque do São Bernardo que tentava chegar ao empate. Foto: Orlando Lacanna. 

A torcida local não parava de incentivar sua equipe, empurrando o time na busca do gol de empate, que acabou acontecendo aos 19 minutos, tendo sido anotado pelo camisa 7 Bady, que mandou um arremate certeiro da intermediária. Embora o goleiro estivesse um pouco adiantado, foi o chamado golaço. 

Os últimos 25 minutos foram disputados intensamente, com as duas equipes se lançando com determinação ao campo ofensivo, deixando a partida totalmente em aberto, pois tanto o São Bernardo quanto o União Barbarense poderia chegar ao terceiro gol. O time do interior, mesmo com um a menos, forçava as ações de ataque visando chegar ao seu terceiro gol, que era fundamental para levantar o título. O São Bernardo deu uma fechada na sua defesa e chamava o adversário, com o objetivo de surpreendê-lo no contra-ataque, o que esteve perto de acontecer por mais de uma vez, sempre através do rápido avante Danielzinho. 


Tentativa de ataque do União Barbarense no final da partida. Foto: Orlando Lacanna. 

Fim de partida com o placar eletrônico mostrando São Bernardo FC 2 - 2 União Barbarense, resultado que deu o primeiro título da história ao time do ABC, que em 2.013 estará de volta à elite do futebol paulista, juntamente com o União Barbarense e Atlético Sorocaba, que também estão retornando ao primeiro escalão. Além dessas três equipes, fará parte da Série A1 do próximo ano, o estreante Penapolense da cidade de Penápolis. 

Tão logo o árbitro encerrou a partida, teve início uma grande festa no interior do gramado, com a participação dos atletas e membros da comissão técnica, além de vários torcedores que conseguiram burlar a ação dos fiscais da FPF e invadiram o gramado, portando bandeiras do clube e entrando no clima festivo. 


Início das comemorações no interior gramado com a participação inclusive de torcedores. Foto: Orlando Lacanna. 

Enquanto os atletas do São Bernardo festejavam, os integrantes do União Barbarense subiram ao pódio e lá receberam, das mãos das autoridades presentes, as medalhas e o troféu prateado pela conquista do Vice-Campeonato. Os atletas e demais componentes da delegação interiorana receberam os prêmios com muita alegria e vibração. 


Presidente da FPF entregando as medalhas de Vice-Campeão. Foto: Orlando Lacanna. 


O experiente treinador Claudemir Peixoto, do União Barbarense, ao lado de um dos seus atletas, mostrando as medalhas conquistadas. Foto: Orlando Lacanna. 


Alegria do União Barbarense com o troféu de Vice-Campeão sendo exibido. Foto: Orlando Lacanna. 

Assim que a delegação do time de Santa Bárbara D'Oeste deixou o pódio, foi a vez da turma do São Bernardo entrar em cena e receber as suas medalhas e o troféu dourado pelo 1ª lugar. 


Agora o início da premiação aos Campeões. Foto: Orlando Lacanna. 


Grande alegria dos Campeões aguardando a entrega do troféu conquistado. Foto: Orlando Lacanna. 


Festa dos integrantes da equipe auri-negra já de posse do troféu dourado conquistado. Foto: Orlando Lacanna. 


Durante a volta olímpica, um pit-stop para mostrar o troféu aos torcedores. Foto: Orlando Lacanna. 

Antes de encerrar o texto, faço questão de deixar registrado os cumprimentos do JOGOS PERDIDOS a todos os componentes da equipe do São Bernardo FC (atletas, comissão técnica e dirigentes), bem como aos torcedores do "Tigre do ABC" que sempre compareceram em bom número e nunca deixaram de incentivar a sua equipe. Parabéns também aos Vice-Campeões, ao Atlético Sorocaba e ao estreante Penapolense. 

Fim de festa e rápido retorno à Capital para um merecido descanso, até porque no domingo logo cedo, já iria para outra cidade da Grande São Paulo, aonde seria realizada mais uma partida valendo por decisão de título, mas isso fica para mais tarde. Foi isso. 

Abraços, 

Orlando

Nenhum comentário:

Postar um comentário