Procure no nosso arquivo

terça-feira, 21 de junho de 2011

José Bonifácio e Votuporanguense empatam pelo Grupo 1 da Segundona

Olá,

Depois de conferir no sábado à tarde a partida Osasco FC x Elosport, realizada em Osasco, iniciei mais uma longa viagem, agora de 450 km rumo à cidade de São José do Rio Preto para um pernoite e, no domingo bem cedo, rodar mais 46 km pelas Rodovias Transbrasiliana e Assis Chateaubriand para chegar ao meu destino, que era a simpática cidade de José Bonifácio, também chamada de "Cidade Amizade".

O objetivo dessa viagem era acompanhar a partida José Bonifácio E.C. x C.A. Votuporanguense Ltda., válida pela oitava rodada da primeira fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, no seu Grupo 1, o chamado "grupo de longe". O palco da partida foi o Estádio Municipal Antônio Pereira Braga.

Como não conhecia José Bonifácio e chegando com duas horas antes do início da partida, tive tempo para fazer um giro pela cidade, conhecendo uma pouco da sua arquitetura, praças, a igreja de São José, uma feira-livre bem diferente das que temos nas grandes cidades e por aí vai. Foi um passeio superagradável e valeu muito a pena. Após o city tour, segui para o estádio e lá fui gentilmente recebido por alguns diretores do clube, que me deixaram muito à vontade e fizeram questão de mostrar uma coleção de fotos antigas do time. A hospitalidade foi algo notável, fazendo jus ao título de "Cidade Amizade". Muito obrigado a todos pelo carinho.

Voltando ao futebol, essa partida colocava frente à frente duas equipes com campanhas muito parecidas, pois enquanto o José Bonifácio estava na 5ª posição com 7 pontos, o Votuporanguense se situava na 3ª colocação com 10 pontos. Portanto, uma vitória do time da casa, igualaria os dois times em termos de pontuação.

Antes de ingressar no gramado, dei uma circulada pelos quatro cantos do estádio, fotografando-o por todos os ângulos, com o objetivo de mostrá-lo aos internautas que nos acompanham, numa futura matéria da seção "Estádios pelo Brasil". Logo em seguida, fiz as fotos oficiais da partida, as quais estão divulgadas abaixo:


José Bonifácio E.C. - José Bonifácio/SP. Foto: Orlando Lacanna.


C.A. Votuporanguense Ltda. - Votuporanga/SP. Foto: Orlando Lacanna.


Quarteto de árbitros, formado por Eduardo Dull, Márcio Luiz Augusto, Osny Antônio Silveira e Rodrigo Santos ao lado dos dois capitães. Foto: Orlando Lacanna.

Desde o início da partida, o Votuporanguense se mostrou muito à vontade no gramado, jogando com desenvoltura e chegando ao campo de ataque em várias oportunidades. Logo aos 4 minutos, sua entusiasmada torcida fez a festa, mas o gol anotado não foi validado pela arbitragem. Até o vigésimo minuto, o time visitante teve mais presença ofensiva, criando alguns bons momentos, como aconteceu aos 13 minutos, num arremate perigoso do camisa 7 Natan, que assustou o goleiro Alan.


Ataque do Votuporanguense pela direita no início da partida. Foto: Orlando Lacanna.


Saída rápida do Votuporanguense para o campo ofensivo. Foto: Orlando Lacanna.

Mesmo sendo pressionado pelo adversário, o José Bonifácio foi conseguindo equilibrar as ações e, além disso, também começou a preocupar o setor ofensivo alvinegro. Numa dessas, aos 22 minutos, inaugurou o placar através do camisa 11 Todinho, no primeiro ataque melhor trabalhado pelos avantes tricolores.


Bola indo para o fundo da rede no primeiro gol do José Bonifácio. Foto: Orlando Lacanna.

O gol inaugural incendiou o time da casa, que ganhou moral e continuou em cima da defesa adversária, sendo que aos 28 minutos, criou outro bom momento, numa cabeçada perigosa do zagueiro Isaque, aproveitando cruzamento vindo da cobrança de escanteio pela direita. O goleiro Talis Rogério mostrou serviço e acabou com o perigo.


Cabeçada perigosa do zagueiro Isaque que resultou em boa defesa do goleiro alvinegro. Foto: Orlando Lacanna.

Inferiorizado no placar, o Votuporanguense voltou a ter mais domínio das ações e foi empurrando o time da casa para o seu campo de defesa. Nesse contexto, levou perigo em alguns momentos, como aconteceu aos 29, 41, 44 e 47 minutos, em jogadas concluídas por Sabará (cobrança de falta), Carlos Henrique, Sabará em outra cobrança de falta e Natan. O goleiro Alan marcou presença com duas ótimas defesas, neutralizando as duas cobranças de faltas e, com isso, garantiu a vantagem mínima a favor do José Bonifácio até o término da primeira etapa. As outras duas conclusões foram para fora.


Ótima defesa do goleiro Alan, espalmando cobrança de falta por Sabará. Foto: Orlando Lacanna.

Durante o intervalo fiquei junto ao alambrado conversando sobre o JP com vários torcedores e "enchendo a cara" com Guaraná Poty, uma vez que o calor estava bem forte. Os torcedores locais não estavam satisfeitos com a apresentação do seu time, mesmo com a vitória parcial, pois achavam que o seu time não sabia sair da defesa. De fato, os vitantes foram mais agressivos e estivem muito perto de marcar o seu gol.

A partida foi reiniciada e o Votuporanguense chegou ao empate logo aos 5 minutos, através do centroavante Carlos Henrique, aproveitando uma sobra de bola na área, após jogada iniciada pela esquerda. O José Bonifácio absorveu o golpe e não se intimidou, assumindo uma postura agressiva no campo de ataque, visando recuperar a vantagem no marcador, tanto que, em apenas um minuto, teve três escanteios consecutivos a seu favor. Num deles, quase aconteceu o segundo gol, numa conclusão de Anderson Peixe, que foi salva pelo goleiro alvinegro.


Jogada de ataque do José Bonifácio no segundo tempo. Foto: Orlando Lacanna.

Ao longo da segunda etapa, o equilíbio se fez presente, com as equipes se alternando no campo de ataque, tornado a partida agradável de ser assistida e em aberto, pois o gol poderia sair a qualquer momento para um ou outro time. Na marca dos 31 minutos, o José Bonifácio recuperou a vantagem no marcador, ao anotar o seu segundo gol, através de Anderson Peixe, numa jogada pela direita, cuja conclusão desviou na zaga e encobriu o goleiro, enchendo de alegria a torcida tricolor que se fazia presente.


Bola encobrindo o goleiro Talis Rogério e indo morrer no fundo da meta no segundo gol do José Bonifácio. Foto: Orlando Lacanna.

A partir do segundo gol tricolor, a partida ganhou ainda mais em movimentação e emoção, pois o Votuporanguense foi com tudo na busca da igualdade, tendo sido feliz na marca dos 35 minutos, quando o ala Manjinha realizou boa incursão pela esquerda e ao bater para o gol, contou com o desvío na zaga e, com isso, chegou novamente à igualdade.


Atacante do Votuporanguense procurando o ataque e a zaga tricolo se virando como podia. Foto: Orlando Lacanna.

Os últimos dez minutos foram bem movimentados, mas as equipes já apresentavam algum desgaste fisico por conta do forte calor e também já não se expunham tanto. Diante disso, a partida chegou ao seu final com o marcador estampando José Bonifácio 2 - 2 Votuporanguense, que não alterou as posições dos dois times na tabela de classificação, uma vez que os donos da casa permaneceram no 5º lugar, agora com 8 pontos, enquanto os visitantes continuaram na 3ª posição, somando 11 pontos. Foi um bom jogo.

Partida encerrada e muita disposição para encarar a volta para São Paulo, via São José do Rio Preto, em mais uma viagem de quase 500 km, que valeu muito a pena, pois conheci mais uma cidade do interior paulista e mais um estádio. Foi isso.

Abraços,

Orlando

Um comentário: