Procure no nosso arquivo

terça-feira, 5 de novembro de 2019

JP na Copa do Mundo sub-17 (parte 12): Grande virada da Argentina contra Camarões

Texto e fotos: Fernando Martinez


A implacável e enorme cobertura do Jogos Perdidos na primeira fase da Copa do Mundo sub-17 se encerrou na noite de quinta-feira no belíssimo Estádio Kléber Andrade em Cariacica. Fechando a segunda rodada do Grupo E, um confronto que faz parte da minha memória afetiva há quase 30 anos, mais precisamente desde o Mundial da Itália em 1990: Camarões x Argentina.

O triunfo camaronês na abertura daquela Copa contra a então atual campeã do mundo ficou na cabeça de todo mundo que acompanhava o futebol na época, eu incluído. Minha relação com o genial selecionado africano vinha desde 1982, quando foram eliminados invictos na Espanha apenas nos critérios de desempate. Como não consegui vê-los em ação no Brasil em 2014 pois atuaram somente em jogos longe demais de casa, finalmente pude inclui-los na minha Lista com cinco anos de atraso.

Apesar de ser figurinha carimbada na Copa do Mundo e ter conquistado a medalha de ouro na Olimpíada de 2000, os Leões Indomáveis não são habitués nos mundiais de base. Disputaram apenas seis vezes o sub-20 e apenas duas (!) vezes o sub-17. A única participação no juvenil tinha sido em 2003. Empataram seus três compromissos e não passaram de fase. Só que deixaram para a posteridade um dos maiores jogos da história de todos os torneios da FIFA.

Na última rodada da fase inicial eles pegaram Portugal precisando vencer. Tomaram quatro tentos no primeiro tempo, sofreram outro na segunda etapa e o placar apontava um 5x0 desfavorável faltando 20 minutos para o apito final. Acabaram reagindo de forma épica com gols aos 25, 29, 31, 43 e 49 minutos, chegaram ao 5x5 e ficaram a um gol de roubar a vaga dos portugueses. Imagino que sejam poucos os registros de uma reação desse naipe pelo mundo.

O selecionado da África Central veio ao Brasil por causa do título da edição 2019 da CAN realizada na Tanzânia. Depois de todas as competições realizadas de 2013 até agora que assisti de perto, passo a contar com oito seleções do continente na coleção: África do Sul, Nigéria, Argélia, Mali, Guiné, Angola, Senegal e Camarões. De lambuja tem o Zimbabwe no feminino durante os Jogos Olímpicos de 2016. Um bom número.

O adversário dos Leões era nada mais que a nossa vizinha Argentina. Se no sub-20 os hermanos são os maiores campeões do mundo com seis conquistas, no sub-17 nunca chegaram na decisão em treze participações. As melhores performances são os terceiros lugares em 1991, 1995 e 2003. O selecionado azul e branco conquistou sua vaga com o título do sul-americano do Peru (na primeira fase, foram responsáveis pela eliminação do Brasil), o quarto em todos os tempos.


Visão do alto da belíssima arquibancada do Kléber Andrade antes do duelo entre argentinos e camaroneses. Impossível não fazer referência ao jogo que abriu a Copa de 1990



Camarões e Argentina posados fechando a saga do Jogos Perdidos na primeira fase da Copa do Mundo sub-17. Das 24 seleções, fotografei 23. Perdi a Itália por conta da péssima organização em Brasília... faz parte

O Grupo E começou com o empate entre argentinos e espanhóis sem a abertura de contagem e a surpreendente vitória do Tadjiquistão em cima dos camaroneses. Vencer agora era essencial, ainda mais após a goleada ibérica contra os asiáticos por 5x1 na preliminar. O público aumentou bem e os presentes acabaram assistindo uma peleja animada, principalmente nos 45 minutos finais.

Os argentinos mostraram o cartão de visitas aos dois minutos quase abrindo o placar. Zaballos entrou na área, chegou na linha de fundo e cruzou para trás. Sforza chegou batendo firme e a pelota saiu por cima. Camarões respondeu com classe e aos dez ficou em vantagem. Berel Hamed cobrou escanteio da direita e o zagueiro Francois Bere subiu no terceiro andar, colocando a bola no canto esquerdo de Rocco Rios Novo.

Aos 26, Cano foi derrubado por Ngolna dentro da área. Pênalti. O árbitro da Sérvia foi conferir o replay no VAR e voltou atrás. Sem medo de errar, cerca de 90% dos presentes estavam torcendo a favor dos Leões. Quando o lance foi anulado, a comemoração foi como a de um gol. A partir daí, um futebol travado de ambos os lados e o intervalo chegou com a vitória parcial dos africanos.


O goleiro camaronês Manfred Ekoi vendo a bola tirar tinta da trave em chute argentino de Juan Sforza (8)


Bruno Amione (3) e a firma marcação de Steve Mvoue (10)



Francois Bere subindo no terceiro andar para cabecear a abrir o placar a favor de Camarões. Depois a comemoração do autor do gol junto com Nassourou Hamed (14)


Bruno Amione (3) e Leonel Wamba (9) em lance pelo alto


Chute de Arnold Eba (7) que levou perigo à meta sul-americana

Os 45 minutos que finalizaram a cobertura do JP (por enquanto) na Copa do Mundo sub-17 foram ótimos. O técnico Pablo Aimar, ele mesmo, deve ter arrepiado a molecada e os hermanos retornaram ao gramado ligados no 220. Zeballos levou perigo aos cinco em tiro que bateu do lado de fora da rede. Aos 13, tudo igual em Cariacica. Em escanteio pela direita, Godoy desviou, Krilanovich completou no segundo pau e o chute saiu mascado. Flores mostrou oportunismo e, aproveitando a sobra, cabeceou firme fazendo 1x1 no Kléber Andrade.

Cinco minutos depois, a virada. Zeballos foi lançado na esquerda livre de marcação. O goleiro Mbiandjeu parecia que conseguiria interceptar o passe, porém a saída dele da meta foi péssima e o avante argentino conseguiu dominar. Ele entrou na área e tocou até Krilanovich. O camisa 18 quase devolveu a lambança, mas conseguiu o domínio e marcou o tento sul-americano.

Aliás, Jacques Mbiandjeu estava doidão na etapa final e nem bem tinha falhado no gol argentino e voltou a sair errado do gol duas vezes logo na sequência. Por sorte, as oportunidades não deram em nada. Aos 31, Camarões por pouco não deixa tudo igual novamente quando Eba completou cruzamento rasteiro de Ngatchou e mandou na trave. A bola caprichosamente quicou em cima da linha e Novo, o atleta que não é um bom partido, fez a defesa.

A leve pressão camaronesa deixou espaços no campo defensivo e num contra-ataque perfeito aos 43 a Argentina fechou a fatura. Palácios tocou até Cano na esquerda e o camisa 6 cruzou por baixo. Godoy surgiu entre os defensores e marcou o terceiro gol portenho. Nos acréscimos, o mesmo Godoy perdeu um daqueles gols que até eu faria quando chutou no travessão com a meta totalmente vazia.


Exequiel Zeballos (11) atacando pela esquerda com a marcação de Patrice Ngolna (18)


Alexis Flores, encoberto pelo atleta camaronês na foto, subiu mais alto do que seu adversário e cabeceou firme, deixando tudo igual aos 13 do tempo final



Exequiel Zeballos se aproveitou de lamentável falha do goleiro Jacques Mbiandjeu, robou a bola e tocou para Juan Pablo Krilanovich virar o marcador a favor da Argentina


Matias Palacios (10) protegendo a bola de Seidou Ismaila (19)


Juan Pablo Krilanovich, caído no gramado, perdendo o domínio para Severin Ze Essono (13)


Detalhe do terceiro gol da Argentina, marcado por Matias Godoy no fim do jogo


Ricky Ngatchou (3) cortando lançamento no campo de defesa sul-americano


Placar final da última partida com cobertura do JP na Copa do Mundo sub-17 em sua primeira fase

No final, o marcador ficou em Camarões 1-3 Argentina. O time comandado por Pablo Aimar terminou a segunda rodada com quatro pontos, assim como a Espanha. O Tadjiquistão somava três e os africanos zero. Na rodada final, se europeus e sul-americanos vencessem, e isso era o esperado, ambos estariam garantidos nas oitavas. Chance grande de tadjiques e camaroneses ficarem pelo caminho.

Depois do apito final fiquei um bom tempo na minha cadeira, no gol da direita do Kléber Andrade, olhando as pessoas indo embora, vendo as arquibancadas se esvaziando e pensando em tudo que passei nos seis dias da turnê. Já tinha feito viagens geniais dentro e fora do país em diversos campeonatos, grandes e pequenos. Agora, sem sombra de dúvida, essa foi a mais sensacional futebolisticamente falando.

Ter a chance de visitar todas as sedes, todos os estádios e ver as 24 seleções participantes da Copa do Mundo sub-17 foi algo único. Certeza de que não foram muitas pessoas que fizeram algo parecido até hoje. Por sorte consegui, junto com a dupla Bruno/Caio, os fiéis escudeiros em Goiânia, Brasília e Vitória, armar um esquema perfeito tanto na logística, quanto da parte esportiva. Pensando da parte jornalística, ninguém fez o que fizemos. Sem falsa modéstia, foi antológico. Ah, vale lembrar que não encerrei a cobertura no mundial pois tenho lugar garantido na decisão do terceiro lugar e na grande decisão. Certeza que será tão antológico quanto.


Seus dias, três sedes, quatro estádios e 24 seleções. O saldo da Copa do Mundo sub-17 foi sensacional e inesquecível. Já deixou saudade

Deixei o estádio com a dupla de amigos e, como tinha a noite de folga, fomos comemorar o fim da turnê com direito um jantar de respeito. Perambulamos por boa parte de Vitória e encontramos um local com uma fogazza ótima e uma pizza melhor ainda. Após a refeição, uma noite muito bem dormida e a volta para a capital bandeirante na sexta-feira cedo com a sensação de dever cumprido.

Enquanto o dia 17 de novembro não chega, a programação voltou ao normal temporariamente. No sábado teve decisão de finalista na Copa Paulista.

Até lá!

_________________________

Ficha Técnica: Camarões 1x3 Argentina

Local: Estádio Kléber Andrade (Cariacica/ES); Árbitro: Srdjan Jovanovic (Ser); Público: 3.521 pagantes; Cartões amarelos: Francois Bere, Fabrice Mezama, Gael Dibongue, Bruno Amione; Gols: Francois Bere 10 do 1º, Alexis Flores 13, Juan Pablo Krilanovich 18 e Matias Godoy 43 do 2º.
Camarões: Manfred Ekoi (Jacques Mbiandjeu); Francois Bere (Severin Ze Essono), Gael Dibongue, Fabrice Mezama e Patrice Ngolna; Arnold Eba, Nassourou Hamed e Seidou Ismaila (Samuel Nongoh); Ricky Ngatchou, Leonel Wamba e Steve Mvoue. Técnico: Thomas Libiih.
Argentina: Rocco Rios Novo; Alexis Flores, Bruno Amione, Kevin Lomonaco e Lautaro Cano; David Ayala (Cristian Medina), Juan Sforza (Ignacio Fernandez) e Matias Palacios; Exequiel Zeballos, Santiago Simon (Matias Godoy) e Juan Pablo Krilanovich. Técnico: Pablo Aimar.
_____________

© 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário