Procure no nosso arquivo

terça-feira, 5 de novembro de 2019

JP na Copa do Mundo sub-17 (parte 11): Goleada da Fúria contra o Tadjiquistão

Texto e fotos: Fernando Martinez


O último dia do mês de outubro reservou o final da imensa e histórica cobertura do Jogos Perdidos na primeira fase da Copa do Mundo sub-17. No magnífico Estádio Kléber Andrade, o Grupo E pediu passagem com o insólito duelo entre a Espanha, atual vice-campeã, e a genial seleção do Tadjiquistão, responsável direta pelo aumento significativo dos nossos seguidores no Twitter. É, na era das redes sociais, qualquer ajuda é sempre válida.

Os tadjiques chegaram cedo no Brasil e seis dias antes da estreia no Mundial fizeram um sensacional amistoso internacional com o elenco sub-20 do Audax na cidade de Osasco. A minha presença era obrigatória, e tudo que falei sobre a partida no Twitter gerou um engajamento enorme nas redes. O número de perfis que seguem o JP praticamente dobrou. O 2x2 foi o pano de fundo de uma noite genial que será lembrada por muito tempo.

O Tadjiquistão disputa o torneio apenas pela segunda vez em todos os tempos. Na primeira, em 2007, chegou nas oitavas e foi eliminado pelo Peru nos pênaltis. A viagem ao Brasil foi confirmada durante o campeonato sub-16 da AFC. As quartas de final reuniram quatro times que eu já tinha visto versus quatro inéditos. O único triunfo de uma equipe nova foi do Tadjiquistão, que eliminou a Coreia do Norte nos pênaltis. As minhas demais torcidas - Omã, Indonésia e Índia - lamentavelmente foram eliminadas. Lembrando que vi os norte-coreanos em 2015 na cidade de Concepción no Chile em compromisso contra a Rússia na Copa do Mundo.

A Espanha estava na minha Lista desde o glorioso 10x0 que aplicou conta o Taiti na Copa das Confederações de 2013. Confesso que apesar de ter raízes no país ibérico, eu não sou o maior fã da Fúria. Eles carimbaram o passaporte para a Copa eliminando a Hungria (que depois conquistou uma vaga na repescagem) nas quartas do europeu sub-17. Essa é a décima participação no Mundial e por quatro vezes, inclusive na Índia em 2017, chegaram na decisão e foram derrotados. Os espanhóis estavam em quinto lugar no histórico dos 82 participantes desde 1985 e possuem a honra de terem aplicado a maior goleada do certame: 13x0 em cima da Nova Zelândia em 1997.



Dois detalhes da bela fachada do Estádio Kléber Andrade, um dos mais sensacionais que já visitei


Enquanto puder, vou encher de foto do Kléber Andrade pois é um estádio maravilhoso. Essa cobertura é simplesmente genial


Outro detalhe, agora de dia, de um detalhe da arquitetura genial do estádio capixaba

Descansei pouco durante a madrugada pois fiquei na ativa até às sete da matina. Acordei cedo e fui com a dupla de amigos Bruno e Caio dar uma voltinha em Vitória, cidade que não conhecia. Na volta pegamos um trânsito animal e por pouco não perdemos a hora. Antes de me dirigir à entrada da imprensa passei pelo portão principal do belíssimo complexo. Não canso de dizer que me impressionei bastante com a beleza do lugar. Entra no meu Top 5 pessoal dos estádios mais legais que já visitei.

O público era diminuto quando pisei no gramado, algo natural levando em conta que a peleja começaria às cinco da tarde de uma quinta-feira. Na rodada inicial, a Espanha empatou em 0x0 com a Argentina e o Tadjiquistão venceu Camarões. O país da Ásia Central era o líder da chave, mas eu não esperava que eles surpreendessem atuando contra a Fúria. Decidi logicamente acompanhar o ataque ibérico e não me arrependi nem um pouco.




As seleções sub-17 de Espanha e Tadjiquistão no gramado do Kléber Andrade em Cariacica. Também a foto dos capitães com o quarteto de arbitragem composto pelo árbitro Ivan Barton e o primeiro assistente David Santos de El Salvador (por curiosidade os mesmos da outra foto de trio que fiz, no França x Chile de Goiânia), o segundo assistente Zachari Zeegelaar do Suriname e o quarto árbitro Ivo Mendez da Bolívia

Nem bem a ação tinha começado e a Espanha abriu o marcador. No terceiro minuto, Navarro mandou até Germán Valera na esquerda. O camisa 10 entrou na área e tocou na saída do goleiro. Aí começou um show à parte na tarde: os atletas indo comemorar direto para as lentes do blog. O atleta do Atlético de Madrid fez sua festa de forma exclusiva e os atletas restantes de linha vieram no embalo. Fotos desse naipe a gente não tira toda hora.


German Valera (10) encarando a marcação de Isroil Kholov (21) no começo do jogo



Uma coisa genial nessa partida foi que fui o único fotógrafo do meu setor. Com isso, em três dos gols, os atletas espanhóis vieram comemorar do meu lado. German Valera, autor do primeiro gol, primeiro comemorou sozinho e depois todos os jogadores quiseram aparecer

Com o time todo dentro do campo de defesa adversária, o segundo tento pintou aos 19 quando Robert Navarro completou com facilidade um cruzamento da esquerda de Valera. Pablo Moreno aos 34 recebeu belo passe em profundidade e finalizou de bico, sem chances para Shohrukh Qirghizboev. A Espanha estava tão ligada que dois minutos depois Alvaro Carrillo deu uma força ao Tadjiquistão. O zagueiro recuou a pelota até Ivan Martinez - outro parente meu perdido pela Europa - e não viu que o arqueiro estava fora do gol. Um gol contra de almanaque.


Disputa no meio-campo com Pablo Moreno (19), Shohrukh Sangov (11), German Valera (10) e Moriba Ilaix (14)


Muhammadrasul Litfullaev (4) acompanhando de perto o camisa 10 espanhol German Valera


Roberto Navarro chutando para fazer o segundo tento da Espanha

Aos 46, tudo voltou ao normal quando Moreno entrou na área, driblou um defensor e cruzou para Larrubia, jogador do Málaga. O camisa 17 chutou meio sem jeito e mesmo assim ampliou a vantagem, praticamente resolvendo a fatura em definitivo. Na sequência outra vez fui agraciado com uma comemoração particular para as lentes do JP. Foi com esse lance que a etapa inicial terminou.


Pedri Gonzalez (18) pela esquerda do ataque da Fúria



David Larrubia (17) chutando para fazer o quarto gol da Espanha e depois ele vindo comemorar de forma exclusiva

No tempo final os europeus diminuíram o ritmo e seguraram a vantagem pois sabiam que a vitória estava no papo. Os bons momentos, porém, continuaram surgindo. Moreno levou perigo logo no primeiro minuto em finalização que foi desviada pela zaga. Os tadjiques por pouco não marcaram o segundo quando Rahmatov arriscou do meio de campo ao ver Martínez adiantado. Foi por pouco que o goleiro fez a defesa.

Aos 17, Javi Lopez fez boa jogada pela lateral e cruzou por baixo. Roberto Navarro, avante do Real Sociedad, encheu o pé, a bola resvalou na zaga e morreu no fundo da rede. O camisa 20 comemorou como? Claro, perto do que vos escreve. A foto não estará no Marca, no Mundo Deportivo ou no As, somente no Jogos Perdidos. Não tem como saber se serão jogadores de ponta, independentemente disso já estão devidamente registrados nas nossas páginas. Voltando ao jogo, a última chance saiu aos 30 quando Pedri Gonzalez acertou o travessão em chegada pela direita.


No segundo tempo o ímpeto espanhol diminuiu e Shohrukh Qirghizboev (16) não teve tanto trabalho


Shahrom Nazarov (5) tentando se desvencilhar da marcação de Moriba Ilaix (14, abaixado na imagem)


Roberto Navarro (20) e a comemoração pelo quinto gol espanhol


Zaga do Tadjiquistão neutralizando ofensiva da Espanha


Placar final da partida que abriu a segunda rodada do Grupo E

No fim, o Espanha 5-1 Tadjiquistão foi uma vitória maiúscula, justa e que deixou os europeus próximos das oitavas de final. A Fúria somava quatro pontos contra três dos asiáticos e na jornada final atuaria contra a seleção de Camarões. Os tadjiques duelariam com a Argentina, uma missão altamente complicada. Uma coisa é fato: de tudo que acompanhei na competição, a atuação ibérica nos primeiros 45 minutos foi o que mais me impressionou, positivamente falando.

Com uma hora faltando para a última partida com cobertura do blog na fase inicial da Copa do Mundo sub-17 eu já estava com saudade. A despedida foi em grande estilo com um confronto repleto de memória afetiva.

Até lá!

_________________________

Ficha Técnica: Espanha 5x1 Tadjiquistão

Local: Estádio Kléber Andrade (Cariacica/ES); Árbitro: Ivan Barton (ELS); Público: 1.589 pagantes; Cartões amarelos: Alvaro Carrillo, Amadoni Kamolov; Gols: German Valera 4, Roberto Navarro 20, Pablo Moreno 35, Alvaro Carrillo (contra) 37 e David Larrubia 46 do 1º, Roberto Navarro 19 do 2º.
Espanha: Ivan Martínez; Alejandro Frances, Javi López (Adrian Gómez) e José Martínez; Benat Turrientes (Alejandro Blesa), Moriba Ilaix e Roberto Navarro; Alvaro Carrillo, German Valera (David Larrubia), Pedri González e Pablo Moreno. Técnico: David Gordo.
Tadjiquistão: Shohrukh Qirghizboev; Jonibek Sharipov, Muhammadrasul Litfullaev (Ozodbek Panzhiev), Shahrom Nazarov, Shohrukh Sangov e Isroil Kholov; Nidoyor Zabirov, Amadoni Kamolov e Sharifbek Rahmatov (Emomali Ahmadkhon); Rustam Soirov (Sunatullo Ismoilov) e Islom Zairov. Técnico: Zainidin Rahimov.
_____________

© 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário