Procure no nosso arquivo

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Bernô faz história, mas a vaga na final da Copa Paulista é do Azulão

Texto e fotos: Fernando Martinez


Após a genial e histórica cobertura do JP na Copa do Mundo sub-17, retomamos a programação normal na tarde de sábado com uma das semifinais na Copa Paulista. Saíram da pauta as seleções juvenis e entraram duas equipes do ABC: São Caetano x São Bernardo. Duelo decisivo (e impensável há alguns anos) no Estádio Anacleto Campanella decidindo um dos finalistas do torneio.

Enquanto o Azulão chegou em final de Libertadores, Brasileiro e foi campeão estadual na década que abriu o Século 21, o Bernô por pouco não desapareceu do mapa no mesmo período. Todo o resgate feito pela atual diretoria que se iniciou no retorno ao profissionalismo em 2010, passou pelo acesso de 2017 e culminou agora com a brilhante campanha na primeira vez que disputam a Copa na história.

O jogo de ida, realizado semana passada no Baetão, terminou em 2x2. Os alvinegros precisavam ganhar fora de casa para conquistarem uma vaga na final e a presença em uma competição nacional, algo inédito. Desde que chegaram no quadrangular final da segundona de 1986 o Bernô não disputava uma partida tão importante. Naquele ano ficaram em terceiro e perderam o acesso à primeira divisão para Noroeste e Bandeirante.


Associação Desportiva São Caetano - São Caetano do Sul/SP


Esporte Clube São Bernardo - São Bernardo do Campo/SP

Os 1.282 pagantes, a maior parte torcedores do onze mandante, viram uma boa peleja que teve o São Caetano atuando melhor no tempo inicial. Quando o relógio marcava oito minutos, o placar foi inaugurado. Jean Dias recebeu na área, driblou o marcador e chutou cruzado. Contando com um leve desvio da zaga, a pelota enganou Junior Souza a morreu no fundo das redes. Azulão 1x0.

O Bernô respondeu com dois bons momentos aos 21 e aos 33. Primeiro com Dema cabeceando próximo do travessão e depois com tiro de Wesley, um quase gol contra do zagueiro e Johnny perdendo no rebote. A pequena e animadíssima rapaziada que foi torcer a favor do mais antigo do ABC estava confiando bastante no time. Com a vantagem mínima a favor dos locais, o intervalo chegou.


O duelo contra o Azulão foi o jogo mais importante do Bernô desde os anos 80


Boa finalização do ataque visitante pela direita


Defensor do São Caetano mostrando as travas da chuteira


Dividida na lateral esquerda do ataque do São Bernardo


Lance que levou bastante perigo à meta do onze local


Escanteio a favor do alvinegro e corte de Emerson Santos (11)

Na etapa final o Azulão teve o domínio por exatos dez minutos. Nesse período Marlon teve a melhor chance quando finalizou do bico da área e obrigou Júnior Souza a fazer duas defesas consecutivas. Depois disso o São Bernardo equilibrou tudo e se lançou ao ataque, sabendo que não restava outra opção. A noite apareceu rápido e a tensão ficou bem mais palpável no céu do ABC Paulista.

Vinícius Barba quase empatou em bela cobrança de falta. Na sequência ele cruzou na área, rolou aquele bate-rebate maroto, Mariano completou de carrinho e tirou tinta da trave. Aos 21, a resposta do São Caetano foi pesada. Anderson Rosa acertou um grande contra-ataque e rolou até Jean Dias. O atleta estava cara-a-cara com o arqueiro adversário e desperdiçou. Lance bastante lamentado pela galera da numerada coberta.

Nos minutos finais a blitz visitante foi intensa. A melhor investida aconteceu aos 31 quando Wesley, em jogada ensaiada que começou com Vinícius Barba, chutou forte e o goleiro do Azulão fez milagre. Pouco antes do apito final os são-bernardenses reclamaram muito de um pênalti não marcado. O árbitro não quis saber e não deu ouvidos às reclamações. Na minha opinião, erro crasso do juiz. Estava a poucos metros e a impressão foi de penalidade clara.


No tempo final, não restou outra alternativa ao São Bernardo a não ser ir para cima dos donos da casa


Tentativa pela direita com a marcação de Bruno Recife (6)


Confusão dentro da área do São Caetano


Grande momento ofensivo do São Bernardo


Vinicius Barba (8) e Bruno Recife (6) em lance na linha de fundo

No final, a pressão não deu resultado e o São Caetano 1-0 São Bernardo levou o campeão paulista de 2004 para a final da Copa Paulista. Também colocou a agremiação na Copa do Brasil ou na Série D de 2020. A comissão técnica, atletas e diretoria do alvinegro foram para cima do quarteto de arbitragem questionando o penal que não foi dado. Alguns tiveram de ser contidos pela PM. O que vale é terem a consciência que fizeram uma campanha incrível. Esperamos que o trabalho siga a mesma forma no ano que vem.

A decisão da Copa terá o Azulão contra o XV de Piracicaba. O Nhô Quim se qualificou após o triunfo pela contagem mínima contra o Mirassol. O primeiro jogo será no Barão de Serra Negra, o segundo no ABC. Pena que não estarei presente pois na hora do confronto decisivo estarei no avião com destino à Brasília. É, não tem como concorrer com a rodada dupla que vai definir a Copa do Mundo sub-17.

Da minha parte, voltei à capital prestes a encarar dois dias sem futebol. A programação retornou na terça à noite com a reta final da Série B do Brasileiro em Barueri.

Até lá!

_________________________

Ficha Técnica: São Caetano 1x0 São Bernardo

Local: Estádio Anacleto Campanella (São Caetano do Sul); Árbitro: Salim Fende Chavez; Público: 1.282 pagantes; Renda: R$ 10.280,00; Cartões amarelos: Clayton, Luiz Daniel, Vinicius Barba, Johnny; Gol: Jean Dias 8 do 1º.
São Caetano: Tom (Luiz Daniel); Lucas Mendes, Júnior Alves, Max e Bruno Recife; Mazinho, Jean Dias (Alex Reinaldo), Karl e Clayton (Anderson Rosa); Marlon e Emerson Santos. Técnico: Marcelo Villar.
São Bernardo: Júnior Souza; Gabriel Souza, Dema (Felipe Sussai), Marcelo e Carlinhos; Wesley, Mariano, Vinicius Barba e Giovanni Pavani (Ruhan); Johnny e Samuel (Emerson). Técnico: Renato Peixe.
_____________

© 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário