Procure no nosso arquivo

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

CRESSPOM e Real iniciam a semi do Candangão Feminino no 1x1

Texto e fotos: Fernando Martinez


No domingo a Copa do Mundo sub-17 chegou ao seu final e eu tive o enorme prazer de acompanhar a última rodada dupla na beira do gramado. Foi uma partida com o selo da FIFA, vários figurões no estádio e olhar atento de muita gente espalhada pelo mundo. Acontece que, antes disso, o dia começou cedo com um jogo perdido com JP maiúsculo, um dos cinco mais alternativos que já acompanhei na vida. Pela fase semifinal do Campeonato Brasiliense de Futebol Feminino, o CRESSPOM recebeu o Real FC no seu Clube Social.

Minha quarta viagem ao Distrito Federal começou na tarde de sábado, o que me fez perder a decisão da Copa Paulista. Cheguei na capital federal no começo da noite e no aeroporto estava o amigo Raul me esperando para confirmar a velha máxima que ele é o maior anfitrião da cidade. Dali seguimos ao seu cafofo em Águas Claras, local que me hospedei pela primeira vez durante o Mundial de 2014 e que não visitava desde então. Como o domingo prometia, não rolou ficar acordado até muito tarde.


Escudo do glorioso CRESSPOM pintado na entrada do clube


Entrada do Clube Recreativo e Esportivo de Sub-Tenentes e Sargentos da Polícia Militar do Distrito Federal, o famoso CREESPOM


Aquela placa marota informando que se der problema com o carro, azar nosso. Faz parte

Levantamos cedo e logo fomos encontrar o amigo Caio, o outro integrante da jornada e companhia durante a enorme cobertura que fiz durante a fase inicial da Copa. Pegamos o caminho da sede social do CRESSPOM, que fica na Asa Norte. Chegamos rapidinho no glorioso Clube Recreativo e Esportivo de Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar do Distrito Federal e por estar acostumado a lugares com alambrados, gramados bem cuidados e repletos de segurança me espantei com o que vi. O campo fica logo na entrada do complexo e não possui nenhuma grade ou algo similar. Basta entrar e ir ao gramado sem nenhum tipo de credenciamento ou autorização especial. Eu me identifiquei ao regra três para que não ter nenhum problema futuro, mas nem precisaria ter feito isso.

O clima geral fazia crer que ia rolar algum recreativo de competição interna em qualquer clube social, não uma semifinal de campeonato estadual organizado pela FFDF. Várias pessoas estavam próximas das atletas e ficaram postadas pertinho dos bancos de reservas e em algumas providenciais sombras de árvores espalhadas ao redor das quatro linhas. Juro que foi genial demais ver 90 minutos de bola rolando nesse cenário tão leve.




CRESSPOM e Real posados para as fotos oficiais. Na última foto, o árbitro Allysson de Souza Zilse, os assistentes Wellington de Souza Custodio e Eric Ramos Pinheiro, o quarto árbitro Franklin Braz Alves e as capitãs dos times


Detalhe do gol "da entrada" da sede social do CRESSPOM


Banco de reservas bastante humilde

O CRESSPOM já tinha aparecido aqui no JP em 2017, em derrota contra a Portuguesa pela Série A2 do Brasileiro no Canindé. A equipe é a maior campeã estadual do Distrito Federal com sete conquistas. O último título foi em 2015 e acabaram derrotadas pelo Minas Brasília nas decisões de 2016 e 2018. Em 2019 terminaram a primeira fase do torneio na quarta posição e se classificaram para enfrentar o líder Real na semifinal. As Leoas do Planalto terminaram invictas e fizeram a melhor campanha, com direito a um insano 31x0 contra o Paranoá.

No tempo inicial ficamos perto do banco local nos protegendo do sol. Mesmo atuando fora de casa, o aurianil foi ao ataque desde o começo e abriu o marcador logo aos três minutos. Dani Silva recebeu grande lançamento, dominou com estilo e chutou firme. A Fênix teve enormes dificuldades na criação das jogadas e a ação ficou concentrada no meio-campo. os melhores momentos saíram em bolas paradas.


O CRESSPOM começou a partida em cima do Real


Marcação firme no gramado da sede social do CRESSPOM


Atacante do Real disparando em direção ao gol adversário


Poses plásticas das jogadores do CRESSPOM e do Real


Uma visão aberta do gol "da direita" defendido pelo time local no primeiro tempo



O campo da sede social não tem alambrado, algo difícil de encontrarmos por essas bandas. Os torcedores ficam muito perto do gramado e também dos bancos de reservas

Quando a primeira etapa se encerrou fomos mudar o ângulo da foto aproveitando o fato de o sol ter dado uma trégua. O estranho é que espaçadas gotas de chuva caíram do céu, deixando o clima mais abafado do que já estava. Resolvemos ficar acompanhando o ataque visitante no gol perto do portão de entrada. A experiência de ver pessoas passeando e carros transitando tão perto do campo dificilmente será repetida.

Os 45 minutos finais tiveram o escrete mandante ocupando o setor defensivo adversário em busca da igualdade. As avantes criaram boas oportunidades até o árbitro marcar uma falta na entrada da área aos 23 minutos. Barbara cobrou com extrema maestria e colocou no canto esquerdo de Letícia. Golaço. O Real não deixou barato e, querendo ter a vantagem na volta, atacou com mais afinco. Aos 39 chegou a marcar o segundo gol, porém ele foi anulado por impedimento. Já aos 42, foi a vez de Nágila brilhar fazendo uma maravilhosa defesa em cobrança de falta.


Tinha uma árvore no meio do caminho... a rua que dá acesso ao clube fica um tanto quanto perto do campo de jogo. Qualquer um tem acesso às atletas


No segundo tempo a partida ganhou em emoção


Detalhe do belíssimo gol de falta de Bárbara que deixou tudo igual no CRESSPOM


Lance na lateral esquerda do ataque local. Ao fundo, um dos bancos de reservas


Bom ataque visitante em gol que foi anulado por impedimento


Belíssima defesa de Nágila em cobrança de falta do Real

O CRESSPOM 1-1 Real manteve a vantagem das Leoas na semifinal. Com um novo empate elas estarão na grande decisão. Já a Fênix precisa vencer por qualquer placar. Na outra semi, o Minas Brasília derrotou o Ceilândia por 2x1. Os duelos de volta serão no próximo final de semana e creio que dificilmente teremos alguma surpresa.

Papo encerrado, agora era hora de voltar as atenções para a Copa do Mundo sub-17. Fizemos um belo almoço antes de pegarmos o caminho do Bezerrão. A emoção já estava começando a tomar conta.

Até lá!

_________________________

Ficha Técnica: CRESSPOM 1x1 Real/DF

Local: Sede Social do CRESSPOM (Brasília/DF); Árbitro: Allysson de Souza Zilse; Público e renda: Portões abertos; Cartões amarelos: Pepe, Sassá, Jamille; Gols: Dani Silva 3 do 1º e Bárbara 23 do 2º.
CRESSPOM: Nágila; Pity, Vitória (Alane), Isa, Thaynara, Isabela (Bruna), Thamires, Pepe, Idenir, Bárbara e Tania. Técnico: Robson Garcia Leal.
Real: Letícia; Jéssica Bahia, Jamille, Isabela e Nathalia; Sassá, Amanda (Milena), Maiara e Luciana; Dani Silva e Marcela (Érica). Técnico: Evilásio de Almeida.
_____________

© 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário