Procure no nosso arquivo

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Estádios pelo Brasil, volume 35: Estádio Dr. Osvaldo Scatena (Batatais/SP)

Fala pessoal!

Depois de muito tempo, vamos hoje com mais um post da querida série "Estádios pelo Brasil" aqui no JP. Hoje com um estádio fantástico e que tive a oportunidade de visitar em 2007. Estou falando do Estádio Doutor Osvaldo Scatena, na cidade de Batatais e casa dos jogos do tradicionalíssimo Batatais Futebol Clube. O nome do estádio homenageia um ex-presidente do clube.

A cidade de Batatais fica a 353 quilômetros de distância da capital, ao norte do estado de São Paulo. E chegar lá é fácil, subindo da capital pela Anhangüera e um pouco depois de Ribeirão Preto já estamos lá. Achar o estádio, particular e um patrimônio invejável do time, é fácil e nem requer tanta experiência. E ele chama a atenção já desde sua monumental entrada.

Uma praça muito agradável e que fica na frente da entrada reúne os torcedores antes dos jogos do Batatais. Chegamos lá num belo domingo à tarde para o jogo entre Batatais e Jaboticabal, pela Segundona de 2007 (e cujo post está devidamente arquivado na história do JP). Entramos as dependências do local e vimos que o Estádio Dr. Osvaldo Scatena é um dos mais bonitos do nosso interior.


Entrada do Estádio Dr. Osvaldo Scatena, na cidade de Batatais. Foto: Fernando Martinez.


Detalhe das bilheterias do estádio. Foto: Fernando Martinez.

Com suas arquibancadas cheias, que permitem uma ótima visão em qualquer lugar que você se sente, e as numeradas, muito confortáveis e também com a visão perfeita, o estádio se transforma num caldeirão. Para qualquer time de fora que vai jogar por lá, a vida fica bem complicada. A pressão vem de todos os lados, e isso acaba sendo um grande aliado para vitórias do Batatais.


Visão das arquibancadas opostas do estádio, com as iniciais do Batatais Futebol Clube. Foto: Fernando Martinez.


Agora o placar do Estádio Dr. Osvaldo Scatena. Foto: Fernando Martinez.

Isso vem desde o dia 13 de junho de 1954, quando o estádio foi inaugurado. O primeiro jogo foi Batatais 2-4 Palmeiras, e o primeiro gol do Osvaldo Scatena foi marcado pelo jogador alviverde Marcel, ainda no primeiro tempo daquele jogo. Falando de história, o estádio já apareceu três vezes aqui no JP desde seu início: em 29/05/07, com o jogo Batatais 0-0 Penapolense, em 04/07/07, com a vitória por 2 a 0 dos donos da casa sobre o Jaboticabal, e em 08 de julho desse ano, quando o Fantasma empatou com a Inter de Bebedouro por 1 a 1.

Um dos pontos mais legais do estádio fica nas numeradas, aonde podemos ver uma homenagem aos três jogadores da cidade que jogaram pela Seleção Brasileira no século XX: Batatais, Zeca Lopes e Baldochi. O último inclusive sendo campeão mundial em 1970, enquanto os dois primeiros fizeram parte da seleção 3ª colocada na Copa do Mundo de 1938.


Visão da arquibancada que fica atrás do gol da entrada do estádio. Uma boa visão de qualquer ponto. Foto: Fernando Martinez.


Mural que homenageia os três jogadores que nasceram em Batatais e que chegaram à Seleção Brasileira. Foto: Fernando Martinez.

Bom, e depois do jogo em questão, ainda fomos andar pelos cantos do Osvaldo Scatena, muito bem arrumado e organizado. Diferente de muitos locais por aí, lá em Batatais vimos um estádio muito bonito e bem cuidado. Com certeza um grande motivo de orgulho para todos os torcedores do Batatais Futebol Clube e da população da cidade.


Detalhe das numeradas do estádio. Foto: Fernando Martinez.


Mais uma visão das arquibancadas opostas ao entardecer. Foto: Fernando Martinez.


Agora por completo as numeradas do Estádio Dr.Osvaldo Scatena. Foto: Fernando Martinez.

Com certeza ainda voltaremos lá mais vezes. Espero que todos tenham curtido essa nossa visita, registrada para posteridade aqui no JP.

Abraços

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário