Procure no nosso arquivo

segunda-feira, 7 de julho de 2025

DS Sports vence Valinhos fora de casa e se isola na liderança do sub-20

Texto e fotos: Fernando Martinez


E não é que pintou a chance de uma viagem bem legal em plena sexta-feira? Não é todo dia que conseguimos emplacar uma rodada tripla num dia útil. Comecei a jornada logo cedo, retornando ao Estádio Eugênio Francischini muito antes do que imaginava. Pela Série B do Campeonato Paulista Sub-20, o Valinhos recebeu o DS Sports pela sétima rodada da primeira fase. Jogo para iniciados.

Minha programação original para o 4 de julho previa apenas a sessão vespertina, mas a entrada do amigo Caio e a companhia de Ricardo Pucci permitiram encaixar uma sessão matutina e outra noturna praticamente pelo mesmo valor que seria gasto. Saímos cedo da capital e, em cerca de uma hora, já estávamos no velho campo do saudoso União Bom Retiro.


Valinhos Esporte Clube Ltda. (sub-20) - Valinhos/SP


Different System Sports Ltda. (sub-20) - Atibaia/SP


Capitães e quarteto de arbitragem

Diferente do que presenciei ali em maio, desta vez o clima no Valinhos era outro. Lanterna do Grupo 4, o clube precisava da vitória para não se complicar de vez na briga pela classificação. Já o DS, que vi derrotar o Colorado no mês passado, liderava a chave e um triunfo praticamente garantiria vaga nas oitavas de final.

Não à toa, quando a bola começou a rolar, o time atibaiense foi melhor. Os donos da casa não conseguiam conter o ataque do DS, que só não marcou pelos erros nas finalizações. Mas o que mais me chamou a atenção foi o número elevado de jogadas ríspidas, discussões entre os próprios jogadores e reclamações acaloradas com a arbitragem, que se perdeu no começo da partida e não conseguiu mais se encontrar.

O placar seguiu zerado nos 45 minutos iniciais e assim continuou no segundo tempo. O DS era superior, mas pecava no último toque. Como precisávamos sair um pouco antes do fim da peleja para chegar a tempo do duelo da tarde, a frustração era maior. Justamente na hora em que começamos a nos ajeitar para sair, a rede enfim balançou, premiando a melhor atuação do glorioso Different System Sports.










O jogo no Eugênio Francischini foi quente, ríspido e com poucas chances claras de gol

Deixamos o Eugênio Francischini aos 35 minutos e não perdemos muita coisa. No fim, a equipe de Atibaia derrotou os donos da casa e se isolou ainda mais na liderança da chave, agora com 17 pontos. O Votoraty aparece em segundo com 11, seguido do El Shaday com 10. O Valinhos está na lanterna com apenas cinco pontos e uma vitória em sete rodadas.

Com 150 quilômetros pela frente, não perdemos tempo e logo estávamos de volta à estrada. A missão agora era especial, algo que não acontecia há anos.

Até lá!

Ficha Técnica: Valinhos 0-1 DS Sports

Local: Estádio Eugênio Francischini (Valinhos); Árbitro: Lucas Matheus Cândido Ferreira; Público e Renda: Portões abertos; Cartões amarelos: Júlio César, Léo Oliveira, Alessandro, Alex, Gabriel Cruz, Felipe, Lucas, Júnior, Paulo Ricardo e Rodrigo Santana; Cartão vermelho: Murilo de Oliveira 22 do 2º; Gol: Renan 28 do 2º.
Valinhos: Samuel Silva; Murilo de Oliveira, Ventura (Erick), Léo Oliveira (Eric) e Gabriel; Daniel (Marcos Silva), Felipe (Botelho), Alex e Gustavo (Tales); Júlio César (Alessandro) e Miguel. Técnico: Rodrigo Santana.
DS Sports: Gustavo Yui; Guilherme Silva (Júnior), Iago, Vinícius e Rafael; Gabriel Cruz (Renan), Lucas (Cauã), Felipe e Mateus; Davi de Oliveira (Lucão) e Juan (Paulo Ricardo). Técnico: Lucas Reis.

quinta-feira, 3 de julho de 2025

Juventude vence no frio de Cotia e complica o São Paulo no sub-20

Texto e fotos: Fernando Martinez


Começou o mês de julho e abri o segundo semestre com o Campeonato Brasileiro Sub-20 da Série A na pauta. Direto da gelada Cotia, o São Paulo recebeu o Juventude. O maior destaque, disparado, foi a sensação térmica de 10 graus, um presente. Há três anos não víamos temperaturas assim na região após os desastrosos invernos de 2023 e 2024.

Em um torneio dominado por Palmeiras e Red Bull Bragantino, o clube do Morumbi chegou à 15ª rodada ocupando a 10ª posição, dois pontos atrás do oitavo colocado, justamente o Juventude. Uma vitória tricolor manteria viva a chance de vaga nas quartas de final. Só que, certamente, o alviverde de Caxias do Sul não seria um adversário fácil.


São Paulo Futebol Clube (sub-20) - São Paulo/SP


Esporte Clube Juventude (sub-20) - Caxias do Sul/RS


Quarteto de arbitragem e capitães dos times

Eu e o quarteto tricolor Milton, Douglas, Caio e o reaparecido Luigi seguimos até Cotia enfrentando o frio intenso. Eles foram tentar se aquecer na concorrida arquibancada, enquanto eu congelei no gramado. E a peleja foi fria como o clima, já que pouco aconteceu na etapa inicial. Os donos da casa tiveram uma atuação abaixo da média.

Nessas, o Juventude percebeu que o bicho não era tão feio e, depois de se segurar na defesa, passou a se aventurar no ataque após os 30 minutos. Aos 42, Matheus Henrique abriu a contagem em bola que passou da linha por pouco. Por sorte, o assistente número 1 estava atento e confirmou o 0 a 1.

Como, ao final do primeiro tempo, eu já não sentia mais os dedos, desisti de ficar em campo. Fui acompanhar a ação no espaço destinado à torcida visitante, não sem antes me munir com um chocolate quente da lanchonete do CT. Caiu do céu. De lá, vi a partida melhorar... mas só um pouco.

O São Paulo emplacou uma pressão meio sem graça. A equipe até empatou, mas o tento foi anulado, já que o atleta são-paulino colocou a mão na bola no lance. O Juventude ainda levou algum perigo em contra-ataques, porém nada digno de registro. Foi, no fim das contas, uma partida bem esquecível.





Lances do primeiro tempo gelado entre São Paulo e Juventude




O Tricolor foi atrás do empate na etapa final e não teve sucesso


Boa vitória gaúcha no CT de Cotia

A vitória levou o Ju à sexta posição, agora com 26 pontos, faltando três rodadas para o fim da primeira fase. O São Paulo caiu para o 13º lugar, seis pontos atrás do G8. Agora, a vaga depende de uma combinação de resultados. O atual campeão da Copa São Paulo está deixando bastante a desejar.

Sem jogos na quinta, a programação retorna na sexta-feira com uma jornada tripla bastante especial.

Até lá!

Ficha Técnica: São Paulo 0-1 Juventude

Local: Estádio Marcelo Portugal Gouvêa (Cotia); Árbitro: Gabriel Furlan/SP; Público: 290 presentes; Renda: Portões abertos; Cartões amarelos: Gui Teixeira e Kauê Lima; Cartão vermelho: Marlon 31 do 2º; Gol: Matheus Henrique 42 do 1º.
São Paulo: João Pedro; Igor Felisberto, Isac (Igão), Osorio e Felipe (Matheus Menezes); Matheus Ferreira (Takada), Tetê (Gustavo Santana), Djhordney (Andrade) e Pedro Ferreira; Paulinho e Nicolas (Rickelme). Técnico: Allan Barcellos.
Juventude: Luiz Turatto; Luiz Eduardo (Kauê Lima), Kauã Costa, Bernardo e Matheus Henrique (Eduardo); Gabriel Borges, Kaynan (Gehring) e Sasso; Gui Teixeira (Yarlei), Marlon e Rafael Pinna (Miguel). Técnico: Filipe Dias.