Procure no nosso arquivo

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Estádios pelo Brasil, volume 37: Estádio Tenente Carriço (Penápolis/SP)

Olá,

Depois de um bom tempo sem aparecer nas páginas virtuais do JP, estamos retomando a série "Estádios pelo Brasil" e, aproveitando o momento da conquista recente do Campeonato Paulista da Série A3 de 2.011 pelo Clube Atlético Penapolense, vamos recomeçar apresentando informações e fotos do tradicional Estádio Tenente Carriço, também chamado de Tenentão.


Fachada do Estádio Tenente Carriço. Foto: Orlando Lacanna.

Antes de falarmos do estádio em si, vamos com algumas informações da cidade de Penápolis, também chamada de "Cidade Princesa da Cidadania" ou ainda "Cidade Cidadã". A distância de São Paulo é de 494 kms. e está situada na região noroeste do estado. O acesso, saindo da Capítal, é através das Rodovias Castello Branco e Marechal Cândido Rondon, sendo que a sua população atual é de 60.000 habitantes aproximadamente. Suas atividades econômicas são a indústria canavieira, pecuária, lavoura de café, indústria e comércio.

Voltando ao estádio, o seu nome tem origem na doação do terreno à Prefeitura para construção do mesmo. O doador foi o Tenente Carriço, que colocou como condição à doação, que o estádio tivesse o seu nome para sempre. A sua inauguração ocorreu em outubro de 1.928 com a realização da partida Penápolis x Corinthians (não há informação sobre qual Corinthians). Conforme consta no site da FPF, o resultado foi 0 x 0, mas há controvérsias, havendo citação de um 11 x 0 a favor dos locais em outro site.


Um dos lances de arquibancada descoberta. Foto: Orlando Lacanna.


Arquibancada coberta. Foto: Orlando Lacanna.


Outro lance de arquibancada descoberta. Foto: Orlando Lacanna.

Com relação à capacidade de público, fui informado por pessoas ligadas ao Penapolense, que em novembro de 2.009 foi iniciada e já concluída, uma ampliação de 1.270 lugares, através da construção de um novo lance de arquibancada de concreto, localizado atrás do gol de entrada do estádio, elevando sua capacidade atual para 9.000 espectadores aproximadamente. Para disputar a Série A2 em 2.012, a exigência da FPF é de 15.000 pessoas. Vale ressaltar que no site da FPF, não consta a capacidade oficial de público.


Visão dos três lances de arquibancada juntos. Foto: Orlando Lacanna.


Visão do centro do gramado visto da arquibancada coberta. Foto: Orlando Lacanna.


Gol da direita com o novo lance de arquibancada ao fundo. Foto: Orlando Lacanna.


Agora o gol da esquerda. Foto: Orlando Lacanna.

Quando da visita, tivemos a oportunidade de conhecer vários pontos do estádio, que no geral, está conservado. Como o estádio tem mais de 80 anos, é natural que parte das suas dependências estão defasadas e exigem uma adequação aos novos tempos. Diante do grande entusiasmo pelo acesso demonstado pelos dirigentes, torcedores, imprensa local, homens públicos, patrocinadores, etc, com certeza o estádio será ampliado e reformado, pois a elite do futebol paulista está batendo às portas do Penapolense, uma vez que falta apenas um degrau para atingir o ápice regional.


Visão geral do gramado vista do próprio gramado. Foto: Orlando Lacanna.


Pista de atletismo e tribuna emergencial para convidados e autoridades. Foto: Orlando Lacanna.


Outro lado da pista de atletismo e os bancos de reservas. Foto: Orlando Lacanna.


Finalizando, agora as arquibancadas com boa parte do público da partida decisiva. Foto: Orlando Lacanna.

Depois da visita foi só descansar da viagem para estar inteiro no dia seguinte, quando ocorreria a grande decisão. Foi isso.

Abraços,

Orlando

2 comentários: