Procure no nosso arquivo

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Velo Clube segue firme rumo à classificação na Segundona

Olá,

No último domingo pela manhã, acompanhei o confronto entre o Palmeirinha de Porto Ferreira e o Brasilis, cujo relato já foi postado, sendo que em seguida continuei minha viagem até a bela cidade de Rio Claro, para conferir mais uma partida do Campeonato Paulista da Segunda Divisão que seria realizada na parte da tarde. O jogo em questão foi A.E. Velo Clube Rioclarense x Radium F.C., válido pela nona rodada da primeira fase do Grupo 4 da competição. O palco do duelo foi o Estádio Benito Agnelo Castellano

Normalmente o público comparece em bom número aos jogos do Velo realizados em seu estádio, porém nessa partida a presença dos torcedores ficou prejudicada em razão da transmissão pela TV da partida Argentina x México pela Copa do Mundo da África. Segundo apurei, nesse jogo tinha menos da metade do público que habitualmente comparece. Mesmo com uma torcida menor, a expectativa com relação ao jogo era das maiores, pois os dois times vêm realizando boas campanhas. O Velo entrou em campo na 2ª posição com 14 pontos, enquanto o Radium se situava na 4ª colocação com 12 pontos.

Ao deixar a cidade de Porto Ferreira, fui direto para Rio Claro, somente fazendo um "pit-stop" num restaurante na Rodovia Washington Luís para almoçar, pois saco vazio na para em pé. Após o almoço, fui direto para o estádio, chegando com muita antecedência em relação o início da partida. Deu tempo para conversar com o Presidente do Velo Clube, o Sr. José Pedro de Paula Caraça que disse ter ficado honrado com a presença do JP para fazer a cobertura da partida.

Depois dos cumprimentos, fui para o gramado aguardar a entrada dos protagonistas do espetáculo para fazer as fotos oficiais, as quais estão abaixo:


A.E. Velo Clube Rioclarense - Rio Claro/SP. Foto: Orlando Lacanna.


Radium F.C. - Mococa/SP. Foto: Orlando Lacanna.


Quarteto de arbitragem formado por Eduardo Dull e seus assistentes Cláudio Roberto da Costa e Orlando Massola Júnior, além do quarto árbitro Márcio José de Souza Marques, ao lado dos capitães. Foto: Orlando Lacanna.

Tão logo a partida teve início, o Radium foi para o ataque através do experiente atacante Caconde, que dividiu com o goleiro Bruno e acabou se machucando, sendo substituído aos 22 minutos, pois não aguentou continuar. A resposta velista foi dada aos 8 minutos, num giro rápido do atacante Paulinho próximo a área, cujo arremate passou à esquerda da meta defendida por Thiago, assustando o pessoal de Mococa.


Ataque velista pela esquerda no início da partida. Foto: Orlando Lacanna.

Ao longo dos primeiros vinte minutos, o Velo Clube teve mais posse de bola e habitou com mais frequência o campo de ataque, embora os visitantes não deixassem por menos, pois também chegavam com perigo. Nesse contexto, destaco a boa jogada realizada pelo centro-avante Bispo do Velo aos 13 minutos. Ele arrancou em velocidade e arrematou com perigo, com a bola passando muito perto do poste direito. O goleiro já tinha ido nessa jogada e se a bola fosse em direção ao gol, o placar estaria inaugurado.


Mais uma jogada ofensiva do Velo Clube pela esquerda. Foto: Orlando Lacanna.

O time visitante não deixava por menos e também chegava com perigo à área do "Galo Vermelho", como aconteceu na marca dos 19 minutos em jogada individual de Eduardo, cuja conclusão foi para fora, dando um susto nos torcedores do time da casa.


Ataque do Radium pelo meio ainda no primeiro tempo. Foto: Orlando Lacanna.

A partir do vigésimo minuto, as jogadas passaram a se concentrar entre as duas intermediárias, fazendo com que a partida perdesse um pouco da emoção que vinha apresentando desde o início. O Velo Clube continuava tendo maior domínio, porém não estava conseguindo furar o sistema defensivo dos visitantes, mesmo com as várias investidas pelo lado esquerdo do bom ala Lucas e, com isso, passou a arrematar de meia distância, mas os chutes não estavam calibrados. Por outro lado, o Radium se segurou mais na defesa e poucas vezes conseguiu chegar ao ataque. Dessa maneira, a primeira etapa chegou ao fim sem que ninguém tivesse mexido no placar.

A bola voltou a rolar e rapidamente os times sinalizaram que iriam partir firme na busca da vitória, tornando o jogo melhor do que havia sido no primeiro tempo. As jogadas de ataque se sucediam e o gol de abertura poderia acontecer ao qualquer momento.


Bola aérea na área do Radium no início da segunda etapa. Foto: Orlando Lacanna.

Apesar do Velo Clube chegar mais vezes à área adversária, foi o Radium que inaugurou o marcador através de um gol anotado por Adam, aos 14 minutos, numa excelente jogada individual pela meia direita que resultou num chute cruzado certeiro que entrou no canto alto direito da meta do time de Rio Claro. Foi um lindo gol.


Momento do arremate de Adam que resultou no gol do Radium. Foto: Orlando Lacanna.

O gol do time de Mococa não abalou o bom time do Velo Clube, que assimilou o golpe e foi à luta na busca da igualdade no placar que não demorou muito a ser conseguida, pois aos 16 minutos, Tiago Furtuoso meteu a cabeça na bola e a mandou para o fundo da rede do Radium, aproveitando uma cobrança perfeita de escanteio efetuada por Lucas pelo lado direito, levantando a torcida rubro-verde.


Desolação dos jogadores do Radium após o gol de empate do Velo. Foto: Orlando Lacanna. 

A torcida velista ainda comemorava quando saiu o gol da virada, marcado aos 18 minutos, através de Tom, após receber uma bola açucarada pelo meio da defesa do Radium, num passe magistral de Bispo, aumentando ainda mais a alegria dos torcedores locais.


Conclusão de Tom no gol da virada do Velo. Foto: Orlando Lacanna. 

O segundo gol do "Galo Vermelho" deu uma baqueda no time do Radium que praticamente não conseguiu mais atacar. Dessa maneira o Velo Clube assumiu o controle das ações e foi criando sucessivas chances para aumentar o placar, como aconteceu aos 21, 23, 32,36 e 41 minutos em lances com as participações de Celinho, Rafinha, Robi (duas vezes) e Fabão. O goleiro Thiago do Radium praticou dois milagres e uma das conclusões de Robi beijou o poste direito. As demais conclusões foram para fora, mas todas com muito perigo.


Uma das defesas milagrosas de Thiago evitando o terceiro gol do Velo. Foto: Orlando Lacanna. 

Partida encerrada com o marcador estampando Velo Clube 2 - 1 Radium, resultado que reforça a boa campanha até aqui do time de Rio Claro, mantendo-o na segunda colocação, agora com 17 pontos e deixando claro que o Velo caminha a passos largos para chegar à próxima fase. Apesar da derrota, o time de Mococa permaneceu no G4, se mantendo na 4ª posição com os mesmo 12 pontos, porém agora seguido de perto pelo Brasilis com 10. Mesmo derrotado gostei do time do Radium, que mostrou um bom futebol e tem boas chances de seguir na competição. 

Fim de mais um jogão e início de mais uma viagem de retorno para São Paulo, via Campinas, encerrando uma jornada de três partidas pela Segundona. Foi isso.

Abraços,

Orlando

Nenhum comentário:

Postar um comentário