Procure no nosso arquivo

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Corinthians é Heptacampeão da Copa São Paulo

Olá,

Ao longo da 40ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, o JOGOS PERDIDOS se fez presente desde a primeira rodada da primeira fase, mostrando aos internautas vários jogos valendo por todas as fases da competição e, ao chegar a partida final, não poderíamos ficar de fora, mesmo não sendo um "jogo perdido", uma vez que houve ampla cobertura da grande mídia. Dessa forma, no domingo pela manhã, me desloquei até o charmoso Estádio Paulo Machado de Carvalho, também conhecido como Pacaembu, para acompanhar ao vivo e em cores, a final da Copinha que reuniu o C.A. Paranaense e o S.C. Corinthians Paulista.

Evidentemente que a expectativa era enorme com relação a essa partida e, como já era esperado, a Fiel se fez presente em grande número, uma vez que 34.519 pessoas compareceram ao estádio, com a imensa maioria levando o seu incentivo à garotada alvinegra que lutava para conquistar a Copinha pela sétima vez, reforçando o "Timãozinho" como o maior ganhador da competição.

Mesmo com várias emissoras de TV tendo mostrado as imagens do jogo para todo o Brasil e também para outros 60 países, irei relatar aquilo que achei de mais importante que ocorreu na partida e, para começar, apresento os atletas e os árbitros nas fotos abaixo, as quais, dessa vez não são exclusivas.


C.A. Paranaense (Sub-20) - Curitiba/PR. Foto: Orlando Lacanna.


S.C. Corinthians Paulista (Sub-20) - São Paulo/SP. Foto: Orlando Lacanna.


Quarteto de arbitragem ao lado dos capitães das equipes. Foto: Orlando Lacanna.


Troféus ao Campeão e ao Vice. Foto: Orlando Lacanna.

O jogo começou e, como já era previsto, o Corinthians tomou a iniciativa de ir para cima da defesa do Atlético, empurrando o time paranaense para o seu campo de defesa, porém, mesmo com o enorme incentivo vindo das arquibancadas, o alvinegro não conseguia criar grandes oportunidades para abrir o placar, tanto que o goleiro atleticano Santos não foi muito exigido, a não ser aos 33 minutos, quando Bruno Bertucci encheu o pé da entrada da área e exigiu uma boa defesa do goleiro adversário.


Ataque corintiano pela direita. Foto: Orlando Lacanna.


Uma das defesas do goleiro paranaense na primeira etapa. Foto: Orlando Lacanna.

Nos últimos dez minutos o Corinthians permaneceu dominando territorialmente, mas continuou apresentando dificuldades para criar jogadas mais perigosas, até que na marca dos 43 minutos, o baiano Jadson quase chegou lá, numa jogada pela meia esquerda que culminou com um arremate por cima do travessão, deixando preso na garganta da Fiel o grito de gol.

O Atlético respondeu dois minutos depois, num rápido contra-ataque pela direita com o ala Raul, que cruzou rasteiro para o interior da área e acabou encontrando Lucas que chutou cruzado para fora, assustando os torcedores corintianos. Depois desses dois lances perigosos, os times se resguardaram um pouco até o árbitro encerrar a primeira etapa com a igualdade sem gols.


Tentativa de chute do ataque corintiano no primeiro tempo. Foto: Orlando Lacanna.

Depois de um intervalo repleto de conversas com os repórteres e com muita sede, a bola voltou a rolar e o Corinthians foi para cima novamente, só que agora com mais perigo e disposto a abrir o placar rapidamente, tanto que, logo aos 3 minutos, Douglas perdeu boa chance, ao mandar por cima uma bola que sobrou no interior da área. A partida continuava num ritmo forte, quando aos 8 minutos, o zagueiro e capitão Bruno do Atlético recebeu o cartão vermelho direto por ter dado uma cotovelada em Fernando Henrique.

Alguns acharam que o árbitro foi rigoroso demais, mas seja como for, o Atlético ficou com um homem a menos e isso poderia pesar no restante da partida, pois se o Corinthians já dominava as ações quando estava onze contra onze, com um atleta a mais, a tendência era o domínio aumentar e o gol inaugural acabar saindo. Isso quase aconteceu aos 18 minutos, numa confusão geral na área atleticana depois da cobrança de escanteio.


Lance de perigo na área atleticana na segunda etapa. Foto: Orlando Lacanna.

Embora a equipe corintiana demonstrasse ansiedade na realização das jogadas, o "Timãozinho" foi aumentando o seu domínio, fazendo uma verdadeira blitz contra o Atlético que jogava com os dez atletas na defesa e, dessa maneira, o gol era questão de tempo. Dito e feito, pois na marca dos 32 minutos, Fernando Henrique levou a Fiel ao delírio, ao marcar o primeiro gol alvinegro.


Outro lance de perigo para a meta paranaense na segunda etapa. Foto: Orlando Lacanna.

Apesar da vantagem no placar, o Corinthians continuou em cima e não demorou muito para ampliar a sua vantagem, uma vez que, aos 38 minutos, Jadson anotou o segundo gol do alvinegro. Não deu tempo nem para comemorar direito e o Atlético diminuiu, aos 39 minutos, através de Patrick em jogada que nasceu pela direita e que contou com uma bobeada geral do setor defensivo corintiano.

Após o gol dos paranaenses, a partida voltou a ficar em aberto, pois qualquer bobeada do Corinthians poderia ocasionar o empate, até porque o Atlético ganhou alma nova com o seu gol e, para aumentar um pouco mais a preocupação da Fiel, o seu time teve dois atletas expulsos (Boquita e Guilherme) nos últimos cinco minutos, fazendo com que o final da partida fosse dramático, embora o Atlético não tenha criado outros lances de perigo à meta defendida por André.


Mais um lance de perigo para a meta do Atlético no segundo tempo. Foto: Orlando Lacanna.

Partida encerrada com explosão da Fiel, pois o placar final mostrou Atlético Paranaense 1 - 2 Corinthians que deu ao alvinegro o título de Heptacampeão, coroando uma campanha que foi crescendo ao longo da competição. Além da conquista do título, outro ponto a ser ressaltado é o surgimento de bons jogadores no elenco corintiano que em breve poderão ascender ao elenco profissional, como são os casos de Marcelinho, Fernando Henrique e Jadson entre outros. O Atlético também apresentou bons jogadores, com destaque especial para Santos, Raul e Marcelo.

Após o término da partida, teve início uma grande comemoração entre os atletas, ainda no interior do gramado que acabou se estendendo às arquibancadas, com os jogadores indo comemorar junto com os torcedores. Foi um espetáculo bonito e emocionante.


Atletas corintianos comemorando o título com a Fiel Foto: Orlando Lacanna.

Em seguida à comemoração, foi realizada a cerimônia de entrega das medalhas e dos troféus às equipes, com muito papel picado e fogos de artifício. Faço questão de registrar os cumprimentos do JOGOS PERDIDOS aos jogadores, comissão técnica, dirigentes e torcedores do Corinthians pela importante conquista que teve início em São Carlos com um empate contra o C.S. Paraibano que deixou os corintianos meio preocupados.


Jogadores do Corinthians no pódio recebendo o troféu de Campeão. Foto: Orlando Lacanna.


Jogadores do Corinthians exibindo o troféu aos torcedores. Foto: Orlando Lacanna.


Elenco corintiano festejando com o troféu. Foto: Orlando Lacanna.


Goleiro e capitão André posando com exclusividade com o troféu para as lentes do JP. Foto: Orlando Lacanna.

Jogo encerrado, festa terminada e início do retorno para minha residência, dessa vez sem viagem, com a sensação de dever cumprido por ter participado de várias coberturas de jogos valendo por uma competição tão importante como a Copinha. Foi isso.

Abraços,

Orlando

Nenhum comentário:

Postar um comentário