Procure no nosso arquivo

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

2020 termina com placar em branco entre Corinthians e Grêmio

Texto e fotos: Fernando Martinez


O ano de 2020 começou promissor e nem tínhamos chegado no meio do caminho quando tudo se complicou. Em meio à insanidade que ainda estamos vivendo, foram seis meses longe dos gramados. Eu voltei à ativa em setembro e aos poucos fui retomando o velho ritmo. Eis que na terça-feira cobri a última partida no ano, o duelo entre Corinthians e Grêmio válido pelas quartas de final do Campeonato Brasileiro sub-20.

Foi o retorno ao Estádio Alfredo Schurig apenas três dias depois da traumática decisão do Paulista contra o Palmeiras. Pelo jeito que a molecada agiu após a derrota nos pênaltis e na entrega da taça, eu tinha certeza de que isso afetaria a atuação contra o tricolor de alguma forma. Além disso, a atual fase corintiana no torneio é péssima: quatro derrotas, duas por 3x0, nos últimos quatro compromissos. De líder, o Timão se classificou apenas na quinta colocação.

Já o Grêmio, atual vice-campeão da Copa São Paulo, terminou a fase inicial com uma campanha oposta. Na 14ª rodada os gaúchos estavam na 11ª posição, quatro pontos atrás do G8. Uma incrível sequência de cinco triunfos nas últimas cinco jornadas os colocou na quarta posição. Sem estar vivendo uma maratona e descansado, definitivamente a tarefa do mosqueteiro paulista não seria nada fácil.


Árbitro, assistentes, quarto árbitro e capitães de Corinthians e Grêmio na minha despedida do futebol em 2020

Para coroar o ano ruim, nada pior do que um jogo ruim fechando os trabalhos. Como esperado os paulistas foram mal e os gremistas pouco fizeram de efetivo. Foram 90 minutos com poucas emoções e bastante sono. O Grêmio foi o autor dos melhores momentos, o primeiro deles aos 12 minutos quando Léo Fenga invadiu a área pela esquerda e finalizou bem. Yago praticou boa defesa. O Corinthians teve apenas uma cabeçada fraca de Alemão aos 21. Como desgraça pouca é bobagem, Ronald vacilou aos 33, Vini Paulista ganhou dele na corrida e driblou Yago. Sem alternativa, o goleiro derrubou o 7 tricolor fora da área e ganhou cartão vermelho.





O Corinthians x Grêmio foi muito abaixo do esperado. Foi difícil ver alguma coisa realmente interessante na Fazendinha


Momento em que o goleiro corintiano Yago foi expulso aos 34 minutos

Se já estava difícil, ficar com um a menos deixou a situação corintiana muito mais complicada. A sorte foi que o Grêmio também não estava em seus melhores dias. Aos 42 Alemão salvou chute de Léo Fenga em cima da linha... e só. Na etapa final o que se viu foram as duas equipes maltratando a bola sem piedade. Efetivamente foram apenas dois os ataques dignos de registro, um de cada lado.

Aos três, em lance que teve aquele famoso bate-rebate dentro da área, Bitello quase marcou em tiro pela esquerda e defesa de Alan Gobetti. Aos 21, Vitinho cruzou da direita e Alemão se atirou como pôde, mandando por cima da meta. Foi só. Tirando essas duas chances, apenas trocas de passes sem objetivo. Os 45 minutos se transformaram em 180.




O meu segundo 0x0 no futebol pandêmico foi o placar óbvio para uma peleja muito fraca

O placar de Corinthians 0-0 Grêmio foi retrato fiel da partida disputada no Parque São Jorge. Tinha visto apenas um marcador terminar em branco no futebol pandêmico - Nacional 0x0 Noroeste pela Série A3 - e era óbvio que 2020 só podia terminar dessa forma. O confronto de volta será realizado no próximo domingo, já em 2021, no sul do país. Um novo empate leva a decisão aos pênaltis.

2020 foi complicado, terrível e doloroso. Tivemos muitas perdas em vários sentidos, mas cá estamos. Podem me chamar do que for, o fato é que acredito que 2021 será ainda pior por tudo que (não) vem acontecendo no Brasil. Não temos governantes decentes e boa parte da população é o retrato fiel deles. Falta comando, empatia, senso de coletividade, compaixão e amor. A torcida é que as coisas, apesar de boa parcela dos nossos habitantes lutarem contra, retornem ao "normal" quando possível.

Com essa matéria me despeço dos amigos do Jogos Perdidos no ano corrente. Mesmo ficando seis meses sem futebol, consegui a incrível marca de 90 pelejas vistas, algo que sinceramente achava impossível. Se a pandemia permitir, seguirei nessa tarefa ano que vem.

Um grande 2021 a todos!

_________________________

Ficha Técnica: Corinthians 0-0 Grêmio

Local: Estádio Alfredo Schurig (São Paulo); Árbitro: Pietro Dimitrof Stefanelli/SP; Público e renda: Portões fechados; Cartões amarelos: Daniel Marcos, Riquelme, Gustavo Martins; Cartão vermelho: Yago 34 do 1º.
Corinthians: Yago; Alemão, Ronald e Luis Mandaça; Daniel Marcos, Du Queiroz (Alan Gobetti), Vitinho (Júlio), Matheus Araujo (Riquelme) e Reginaldo; Antony (Richard Cossoniche) e Cauê (Wendell). Técnico: Dyego Coelho.
Grêmio: Adriel; Thomas Luciano, Gustavo Martins, Gustavo Marins e Thiago Rosa (Kevin); Sarará, Bitello (Wesley), Vini Paulista (Vitor Barreto) e Pedro Lucas (Gazão); Léo Fenga (Robert) e Ricardinho. Técnico: César Lopes.
_____________

Nenhum comentário:

Postar um comentário