Procure no nosso arquivo

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Santos campeão da Copa Paulista Feminina 2020

Texto e fotos: Fernando Martinez


Na tarde de sábado voltei ao Estádio Cícero Pompeu de Toledo ver um confronto de clubes após mais de três anos de ausência. Foi dia também de estrear na Copa Paulista Feminina, competição criada pela FPF no ano passado e que teve o Palmeiras como campeão. Nada melhor do que debutar na grande decisão entre São Paulo e Santos. No primeiro compromisso entre as duas equipes, triunfo do Peixe por 2x0.

O campeonato é uma espécie de "torneio de consolação" com as agremiações eliminadas nas quartas de final do estadual. As meninas da Vila fizeram jogo duro contra o Corinthians e ficaram de fora somente no saldo de gols. Já o São Paulo sofreu com a zebra Red Bull Bragantino sofrendo derrota fora e apenas empatando dentro de casa. Na fase inicial da Copa, as paulistanas derrotaram o Taubaté duas vezes e a equipe do litoral fez o mesmo contra o São José.




As fotos oficiais da grande decisão da Copa Paulista Feminina 2020

Ir ao Morumbi passou a ser algo raro na minha lista. O São Paulo 2x1 Rio Branco em 30 de julho de 2017 foi minha última partida "normal" na casa do tricolor. Desde então, só três visitas, todas durante a saudosa Copa América de 2019: na ordem, a abertura entre Brasil e Bolívia e os geniais Japão x Chile e Colômbia x Catar. Com tudo que está rolando, parece que tudo aconteceu há cerca de seis anos.

Estava calor na capital bandeirante. Ao invés de pegar metrô e andar os dois quilômetros até o estádio peguei um ônibus do lado do QG em Pinheiros e em cerca de 20 minutos já estava no portão principal. Complicado foi ser obrigado a dar uma volta gigante até chegar na entrada de imprensa. Sem demorar fui pegar um lugarzinho no anel do meio, o melhor para captar as imagens já que a presença no gramado não é permitida. Ô saudade da época em que podia pisar no gramado.

Encontrei o amigo Bruno "Ozzy" Filandra e acompanhamos uma peleja bem animada. As meninas locais jogaram bem, principalmente no tempo inicial, e fizeram a vantagem santista virar pó antes do intervalo. As visitantes não foram capazes de assustar e o 2x0 sofrido ficou barato. Foi Jaqueline o principal nome do encontro com dois gols, um aos 18 em boa tabela com Carol e outro aos 43 com chute cruzado em assistência de Gláucia.





Depois de perder o jogo de ida por 2x0, o São Paulo devolveu o placar ainda no primeiro tempo

Na etapa final o cenário mudou e as Sereias foram melhores. Comandado por Cristiane, o ataque chegou bem perto de definir o título ainda nos 90 minutos. A veterana atacante cobrou falta na trave aos cinco, deu ótimo passe para Analuyza, que não aproveitou, aos 20 e aos 41 chegou um pouco atrasada em cruzamento de Amanda. A mesma Amanda teve ótimo momento nos acréscimos. O São Paulo se defendeu como pôde e conseguiu segurar sua vantagem no sufoco. O caneco seria então definido nos pênaltis.





Os dois times criaram ótimos momentos no tempo final, mas o placar se manteve em 2x0, levando a decisão do título para os pênaltis

Amanda Gutierres, Cristiane e Day Silva marcaram a favor do Santos enquanto Giovana e Thaís Regina desperdiçaram as cobranças do São Paulo. Para o tricolor sobreviver, precisariam converter os três tiros restantes e torcer contra as santistas nos dois últimos. A chance de sucesso era mínima, mas aconteceu. Jaqueline, Dani e Glaucia fizeram e Tayla e Larissa perderam, deixando o marcador em 3x3. Nas batidas alternadas, Nath Rodrigues e Giovaninha converteram. Fê Palermo fez o quinto visitante e Kamilla mandou longe a última cobrança mandante.


Fê Palermo marcou o quinto gol santista na disputa de pênaltis


Kamilla chutou para fora o pênalti decisivo e deu o título ao Santos

O placar final de São Paulo 2x0 Santos (4x5) fez as meninas da Vila incluírem nova taça da galeria. Apesar de não serem a máquina de antigamente, continuam com estrela. Nunca é fácil jogar contra as moças alvinegras. Deixamos aqui os parabéns às duas finalistas pela bela decisão que fizeram. Não há dúvida que continuarão o bom trabalho em 2021. Antes de ir embora deu tempo de bater aquele papo sempre legal com o amigo Edson de Lima, o maior incentivador do futebol feminino no estado.




As meninas do São Paulo com a taça de vice-campeão e a comemoração santista pelo título

Encarei os dois quilômetros até o metrô mesmo derretendo e cansado. Tudo pelo social. O que valeu de verdade foi ter colocado nova decisão no currículo. Foi a 88ª que acompanhei in loco na história.

Até a próxima!

_________________________

Ficha Técnica: São Paulo 2x0 Santos (4x5)

Local: Estádio Cícero Pompeu de Toledo (São Paulo); Árbitro: Matheus Delgado Candançan; Público e renda: Portões fechados; Cartões amarelos: Jaqueline, Rita Bove; Gols: Jaqueline 18 e 43 do 1º.
São Paulo: Carla; Giovana, Thais, Lauren e Dani; Yaya (Andressa), Cris, Larissa (Kamilla) e Carol (Giovaninha); Jaqueline e Glaucia. Técnico: Lucas Piccinato.
Santos: Michelle; Tayla, Tainara (Larissa), Day Silva e Fê Palermo; Rita Bove (Luana), Erikinha (Nath Rodrigues), Marussi (Analuyza) e Maria Dias (Ketlen); Cristiane e Amanda Gutierres. Técnico: Guilherme Giudice.
_____________

Nenhum comentário:

Postar um comentário