Procure no nosso arquivo

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Uma Volta ao Passado, volume 17: EC Elvira (Jacareí/SP) [parte II]

EC ELVIRA (parte II)


Escudo do EC Elvira que fica na sala de troféus do clube. Foto: Estevan Mazzuia.

Depois de algum tempo, hoje temos mais um post da nossa cultuada série "Volta ao Passado". E pela primeira vez, temos uma "Parte 2" de um dos clubes já visitados pelo JOGOS PERDIDOS. O clube em questão é o Esporte Clube Elvira, da cidade de Jacareí.


Entrada do clube social do EC Elvira, que fica no centro de Jacareí. Foto: Estevan Mazzuia.

A Parte 1 do post sobre o EC Elvira foi publicado no dia 7 de julho de 2005, e naquele tempo o Orlando visitou o clube do Elvira, com suas piscinas e o Estádio Antônio Jordão Mercadante, aonde o Elvira mandava seus jogos. O time jogou profissionalmente durante sete anos (1956-1962) e ainda tem o título de Campeão do Interior de 1926.


Mesmo com o flash ligado, essa é a Dona Elvira, que deu o nome ao time da cidade de Jacareí. Foto: Fernando Martinez. [290411]


Detalhe do escudinho do Elvira na sala de troféus do clube. A placa embaixo do escudo é comemorativa referente ao título do Campeonato do Centenário de Jacareí, conquistado em 1949. Foto: Estevan Mazzuia.




Mais um detalhe da sala de troféus do EC Elvira. Foto: Estevan Mazzuia.

Confirmamos que o time não tem a menor intenção de voltar ao futebol profissional, graças à complexidade em que isso se transformou hoje em dia. Mas o clube continua se mantendo com dificuldade, mas sem esquecer a dignidade. A sede social, que fica no centro de Jacareí, possui um grande salão de festas, sempre alugado para grandes eventos. Inclusive quando da minha visita e do Estevan, estava rolando uma formatura grande por lá.


Belíssima taça presente na Sala de Troféus do EC Elvira. Foto: Fernando Martinez. [290411]


Detalhe da galeria dos presidentes do EC Elvira por toda a sua história. Foto: Estevan Mazzuia.


Pavilhão da Banda do Elvira, datado de 1958. Foto: Estevan Mazzuia.

Mesmo sem jogar e com dificuldades, ficamos maravilhados com a riqueza da sala de troféus do clube, que vocês podem ver nas fotos desse post. É completamente essencial que um clube de futebol mantenha sua história, mesmo que o mesmo não jogue mais profissionalmente. Nas nossas andanças pelo interior vemos N clubes tratando sua história e memória com absoluto descaso. Isso nos entristece e mesmo assim não perdemos a fé.


Time do EC Elvira posado, em foto do ano de 1939. E ao lado, a foto do time vice-campeão da 3ª divisão em 1956, aonde perdeu o título para a equipe do Tanabi. Fotos: Estevan Mazzuia.


Parte da sala de troféus que mostra a galeria de presidentes do EC Elvira, desde sua fundação. Foto: Estevan Mazzuia.

Felizes por termos resgatado mais um pedacinho da história do futebol paulista, saímos de Jacareí com o sentimento de dever cumprido. Quem sabe um dia o EC Elvira não volta aos gramados?

Fiquem ligados, pois em breve teremos mais um volume da genial série "Volta ao Passado".

Abraços,

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário