Procure no nosso arquivo

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Gol gol no apagar das luzes, USAC vence outra na Segundona

Texto e fotos: Fernando Martinez


Se no sábado acompanhei ECUS 3x1 Atlético Mogi, no domingo foi a vez de conferir outro duelo da região do Alto Tietê pelo Campeonato Paulista da Segunda Divisão: União Mogi x União Suzano. O palco foi o Estádio Francisco Ribeiro Nogueira, o glorioso Nogueirão, cancha que não visitava desde a Copinha do ano passado.

O USAC por anos e anos foi um grande saco de pancadas no futebol paulista. Tirando três boas campanhas nos três primeiros anos no profissionalismo - 1989, 1990 e 1991 - e uma participação que começou de forma brilhante e terminou de forma melancólica em 2013, o onze suzanense nunca fez nada digno de registro e tem recordes bizarros como uma sequência de 45 partidas sem vitórias no começo do século e absurdas 34 (!) derrotas seguidas entre 2001 e 2006.

Acontece que em 2021 um pessoal novo pintou no clube e a contratação do técnico Ricardo Costa, uma lenda na última divisão com quatro acessos nos últimos cinco anos, deixou claro que não viriam brincar. Se ainda não empolgaram, pelo menos estão invictos e se preparando para o mata-mata. Certamente chegarão firmes na disputa do acesso. Aliás, quem viu a agremiação fazendo campanhas ridículas através da história não consegue se acostumar com a ideia deles sendo candidatíssimos a uma vaga na A3.




Os times perfilados e também as fotos oficiais de União Mogi e União Suzano

O União Mogi está no meio da tabela, lutando por uma vaguinha na segunda fase. Apesar de atuar em casa, não eram favoritos, pelo contrário. Resolvi ir nesse jogo pois estava com saudade da paisagem e do sossego que é a região do Nogueirão. Leva cerca de uma hora de trem e depois de 15 a 20 minutos de caminhada, sempre com um clima agradável de interior.

Cheguei cedo na cancha e pedi informação para conseguir uma cabine. Fiquei sabendo que elas não estão liberadas... para a imprensa. Uma estava com a transmissão da FPF, outra com o som e outra com um integrante da comissão técnica visitante. As três demais estavam fechadas e o responsável se recusou a abrir. Tive que ficar no meio da muvuca. Infelizmente a verdade é que a Segundona é uma bagunça e cada um faz o que quer. Uma terra de ninguém e quem tem que se preocupar não se preocupa. Pelo menos o presidente do União foi gente boa e veio pedir desculpa pelo ocorrido no intervalo. Vale sempre o registro.

Da arquibancada vi um jogo que decepcionou muito, principalmente pela atuação fraca do União Suzano. Em nenhum momento a equipe empolgou e mostrou um futebol burocrático e pouco inspirado. O União Mogi também não fez muita coisa digna de registro e os 90 minutos deram sono. Pelo lado visitante, só uma chance: aos 22 Madalena recebeu cruzamento da esquerda, matou dentro da área e, sozinho, conseguiu mandar por cima.

O Javali das Palmeiras perdeu Romário expulso aos 27 e aos 31 por pouco não sofreu o gol quando Geovânio ganhou um presentaço na pequena área, porém finalizou fraco em cima do goleiro. Estar com um a mais acabou sendo um problema maior para o alvirrubro. Na etapa final os locais não atacam com perigo uma vez sequer.





Lances do fraco tempo inicial de União Mogi x União Suzano

O USAC foi melhor e desperdiçou dois momentos claros aos quatro e aos quinze minutos. Primeiro foi Daniel Bahia que entrou na área e chutou em cima do arqueiro e depois Mendes teve o gol aberto, tentou marcar por cobertura e mandou longe. A peleja seguiu sem nenhuma emoção e eu tinha praticamente certeza que estava prestes a ver o terceiro 0x0 no ano. Foi no último suspiro que o gol saiu. Quando o relógio marcava 50 minutos, o USAC teve um lateral pela direita. A bola foi escorada e sobrou com Pedrinho. O atacante tocou, o goleiro Matheus ainda tentou só que a pelota estufou a rede mogiana. Ufa!



O USAC, mesmo com um a menos, atacou o time da casa na maior parte do tempo. O problema foi a falta de inspiração



Detalhe da bola sendo escorada no primeiro pau que sobrou para o gol de Pedrinho aos 50 minutos. A comemoração foi como se tivessem vencido a final do torneio

Não foi uma partida boa, empolgante ou bem disputada, mas o resultado acabou sendo justo: União Mogi 0-1 União Suzano. De todos os times comandados por Ricardo Costa, o USAC de 2021 é, por enquanto, o que menos empolga. Os resultados estão vindo, resta saber se na hora H isso irá se manter. Pelos lados do alvirrubro de Mogi das Cruzes, uma vaga na próxima fase já será uma grande vitória.

Voltei à capital de boa, sem pressa e emendando aquela leitura marota durante todo o trajeto do trem e do metrô. Na quarta-feira tem mais.

Até a próxima!

_____________

Ficha Técnica: União Mogi 0x1 União Suzano

Local: Estádio Francisco Ribeiro Nogueira (Mogi das Cruzes); Árbitro: Caio Cesar Mello; Público e renda: Portões fechados; Cartões amarelos: Danilo Fuga, Geovânio, Cássio, Romário, Daniel Bahia, Pedrinho, Leandro Silva (AT-US); Cartão vermelho: Romário 28 do 1º; Gol: Pedrinho 50 do 2º.
União Mogi: Matheus Peretti; Danilo Fuga, Leonardo (Marcos), Modesto e Pepe; Juninho, Geovânio (Felipe), Murilo Alves e Natan (Cássio); Thoni e Gui (Daniel). Técnico: Glegson Santos.
União Suzano: Felipe Nicolas; Gustavo Lobo, Leonan, Matheus Abreu e Felipe Santana; Tenner, Madalena (Roca), Bruno Luka e Mateus Piauí (Romário); Daniel Bahia (Felipinho) e Mendes (Pedrinho). Técnico: Ricardo Costa.
._________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário