Procure no nosso arquivo

terça-feira, 20 de julho de 2021

Portuguesa volta a jogar bem e derrota o Boavista

Texto e fotos: Fernando Martinez


A penúltima cobertura do JP na semana do meu aniversário foi uma sessão "embalos de sábado à noite" no Estádio Oswaldo Teixeira Duarte. A Portuguesa perdeu a invencibilidade na rodada anterior contra o Bangu e recebeu o bom time do Boavista pensando apenas em reabilitação no Campeonato Brasileiro da Série D. O duelo fechou o turno do Grupo A7.

Há quatro anos eu estive no confronto das duas agremiações válido pela Copa do Brasil. A Lusa tinha eliminado o Uniclinic do Ceará na primeira fase e na segunda recebeu o clube do Rio, então comandado pelo glorioso Joel Santana. A derrota por 2x0 eliminou a equipe paulistana naquele que foi o último compromisso pela Copa nacional em todos os tempos. A expectativa era que dessa vez o placar fosse diferente.



Equipes entrando no gramado do Canindé e a imagem oficial dos capitães com o trio de arbitragem

A fria e vazia cancha rubro-verde acabou vendo um jogo em que os paulistas foram bem, finalmente emplacando uma boa apresentação em casa. O Boavista, que também tinha perdido sua invencibilidade na rodada anterior, até que tentou, só que não foi capaz de ser um adversário à altura do animado escrete mandante. Dessa vez as mudanças sempre questionadas do técnico Fernando Marchiori durante os 90 minutos não influenciaram negativamente no resultado.

O Boavista teve uma chance na etapa inicial logo aos três minutos em chute de longe... e só. Aos seis, Danilo Pereira, o novo camisa 10 rubro-verde, fez grande jogada e começou a mostrar que estava prestes a se tornar o grande nome da noite. Com o decorrer da partida o árbitro gaúcho deixou de marcar um pênalti a favor da Portuguesa.

Cesinha teve dois bons momentos para abrir o marcador. O primeiro em ataque pela esquerda e finalização pela linha de fundo e depois aos 36 em tiro de prima que foi desviado pela zaga na hora H. O melhor futebol deu resultado e aos 40 minutos saiu o gol. Feijão cruzou na cabeça de Danilo Pereira e ele colocou a Portuguesa em esperada e merecida vantagem.


A equipe paulista dando o primeiro toque na bola


Canindé completamente vazio para Portuguesa x Boavista. Não duvido que antes de 2021 acabar o público retorne aos estádios





Lances de um primeiro tempo em que a Portuguesa foi melhor do que o time carioca

No segundo tempo O Boavista não teve outra opção a não ser voltar ao gramado em cima da zaga local na busca pelo empate. Foram quinze minutos de pressão sem que Dheimison fosse acionado. Na base do contra-ataque Lucas Douglas por muito pouco não ampliou aos seis. Quando a situação parecia estar se complicando, tudo se resolveu num espaço de menos de dois minutos.

Cesinha cobrou falta na cabeça de Willian Magrão aos 18 e o zagueiro fez o segundo. No minuto seguinte, após lateral cobrado na área, Lucas Douglas levantou e Danilo Pereira, o grande nome da noite, desviou e anotou o terceiro. O onze visitante buscou pelo menos um golzinho de honra e quase fez por duas vezes. Aos 25 Luís Felipe chutou à queima-roupa e Dheimison praticou um pequeno milagre. Aos 37, o juiz anotou um pênalti a favor do Boavista e Marquinhos se prontificou a bater. O arqueiro lusitano defendeu com estilo.



O camisa 10 Danilo Pereira comemorando seu primeiro gol na noite, feito de cabeça aos 40 minutos



A etapa final começou com o Boavista melhor e a equipe rubro-verde desperdiçando bons contra-ataques



Willian Magrão, também de cabeça, ampliou a vantagem local aos 18 do segundo tempo. A comemoração foi perto das bandeiras da torcida da casa


Danilo Pereira fez o seu segundo tento, o terceiro lusitano, aos 19 minutos


Marquinhos bateu pênalti aos 39 minutos e Dheimison fez grande defesa. A noite era mesmo da Portuguesa

No fim, o Portuguesa 3-0 Boavista foi uma senhora vitória e deixou a equipe na vice-liderança do Grupo A7 após o encerramento do turno inicial. A torcida ainda não confia no time, com boa parcela de razão, mas pelo menos os resultados estão sendo relativamente bons. Na semana que vem o returno começa com o mesmo duelo, agora em Saquarema.

Fechando a semana futebolística comemorativa do meu aniversário, na tarde do domingo teve o sub-20 e novo na pauta com jogo na Fazendinha. Chegou a hora de ver o assustador sub-20 corintiano em ação.

Até lá!

_____________

Ficha Técnica: Portuguesa 3x0 Boavista

Local: Estádio Oswaldo Teixeira Duarte (São Paulo); Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro/RS; Público e renda: Portões fechados; Cartões amarelos: Caíque, Marzagão, Cesinha, Lucas Lourenço, Marquinhos, Lucas Perdomo, Pietro; Gols: Danilo Pereira 40 do 1º, Willian Magrão 18 e Danilo Pereira 19 do 2º.
Portuguesa: Dheimison; Feijão, Willian Magrão, Patrick e Marco; Caíque (Tauã), Cesinha (Maykinho), Marzagão (Wellington Reis) e Danilo Pereira (Felipe Souza); Tito (Ermínio) e Lucas Douglas. Técnico: Fernando Marchiori.
Boavista: Klever; Pedro (Caio Felipe), Vitão, Elivelton (Pietro) e Bull; Rennan, Ralph, Lucas Lourenço (Luis Felipe) e Lucas Perdomo (Berê); Jefferson Renan e Marquinhos. Técnico: Leandro Moraes.
._________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário