Procure no nosso arquivo

sábado, 24 de julho de 2021

No aniversário da Fazendinha, derrota corintiana nos Aspirantes

Texto e fotos: Fernando Martinez


Olha, não está fácil acompanhar o Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Após o 0x0 entre Santos e Grêmio no dia 15 de julho, meu aniversário, voltei ao torneio com o duelo entre Corinthians e Avaí no Estádio Alfredo Schurig na última quinta-feira. Foram 90 minutos bem ruins e por pouco não acompanhei novo zero a zero.

A fórmula bizarra da competição coloca os times do Grupo A contra os do Grupo B em turno único. Em 2020 um dos grupos somou mais pontos do que o outro e em 2021 isso acontece novamente. O Corinthians, um dos concorrentes a uma vaga na chave A nem estaria próximo da classificação se estivesse na B. Coisas de um regulamento torto.


Visão geral do Alfredo Schurig no dia que comemorou 93 anos de vida como estádio corintiano


Quarteto de arbitragem e capitães dos times

O sub-23 do alvinegro chegou nessa peleja com duas derrotas seguidas e sete pontos ganhos, enquanto o Avaí somava nove. Estava na hora dos comandados do técnico Danilo emplacarem uma reabilitação, caso contrário a vaga na segunda fase estaria seriamente comprometida. Antes do jogo em si, o maior destaque sem dúvida ficou por conta de uma informação que quase passou batida pelo que vos escreve. O 22 de julho marcou o 93º aniversário do Parque São Jorge.

Foi neste dia em 1928 que o Corinthians atuou na Fazendinha pela primeira vez como mandante. O alvinegro comprou o local do Esporte Clube Sírio e inaugurou a cancha em amistoso contra o America do Rio. Lá, o elenco principal fez 469 apresentações na história e conquistou quatro títulos: o paulista de 1928 e o terceiro tri estadual em 1937, 1938 e 1939. Hoje o campo é a casa das categorias de base e do futebol feminino, um uso muito digno para um espaço tão histórico.

Pena que a partida não tenha sido aquela maravilha. O alvinegro - que jogou com a camisa de cruz, uma invenção que no papel era interessante, mas que na prática ficou ruim - foi melhor do que os catarinenses na etapa inicial, porém não transformou o leve domínio em gols. Bom, até chegou a inaugurar o placar aos quatro minutos em finalização de Gabriel Fernandes, só que ele estava impedido.

Ele mesmo tentou aos dez e o chute da esquerda passou perto da meta. Aos 18, Matheus Matias completou cruzamento da direita com um belo toque de letra e a bola tirou tinta da trave. Aos 29 a zaga do Avaí salvou em cima da linha conclusão vinda de um escanteio. O escrete visitante equilibrou as forças após esse lance e apesar de não ter criado nenhuma chance digna de registro, manteve o 0x0 no intervalo.


Aquele cumprimento esperto dos técnicos Danilo e Evando Camillato antes da peleja





Lances do tempo inicial de Corinthians x Avaí. Foi apenas a terceira vez que um elenco profissional do alvinegro usou a polêmica camisa com a cruz e cores do Corinthian-Casuals

Na segunda etapa os times levaram o jogo em banho-maria até os 25 minutos e nada aconteceu. Os melhores momentos ficaram para a metade final. Primeiro foi Hugo Borges que chutou quase do meio de campo e a pelota acertou o travessão. Um pecado. Ele voltou a assustar aos 36 em cabeçada que passou perto. Pouco depois André fez milagre em testada firme de Jonathan Lessa. O Avaí só se defendia e teve a primeira chegada real de perigo somente aos 44. Guilherme Castelani deu a bola nos pés de João Vitor e ele perdeu. Na cobrança de escanteio, Felipe Silva subiu mais do que os zagueiros e marcou o tento visitante.






No segundo tempo o jogo caminhava para um murcho 0x0 até que o Avaí fez o único gol quase nos acréscimos

O alvinegro não merecia, porém quando o árbitro apitou pela última vez o marcador registrava Corinthians 0-1 Avaí. É aquele velho esquema do "resultado injusto", mas perder tantos gols sempre é perigoso. A terceira derrota seguida complica a situação da equipe, ainda mais levando em conta que o próximo adversário é o Fortaleza e seus 100% de aproveitamento.

A cobertura seguinte foi um novo capítulo da luta do Oeste contra o rebaixamento na Série C. O rubro-negro está prestes a jogar a Série D em 2022 e fui acompanhar de perto o confronto contra o Paraná, outro ameaçado.

Até lá!

_____________

Ficha Técnica: Corinthians 0x1 Avaí

Local: Estádio Alfredo Schürig (São Paulo); Árbitro: Pietro Dimitrof Stefanelli/SP; Público e renda: Portões fechados; Cartões amarelos: Thiaguinho, Luan Vitor, Igor Marques, Rafael Bilu, Danielzinho, Felipe, Jô, Luan Silva, Da Silva; Gol: Felipe Silva 44 do 2º.
Corinthians: Guilherme Castelani; Igor Marques, Igor Moraes, Jonathan Lessa e Luan Vitor (Wiliam Felix); Thiaguinho, Gabriel Fernandes (Eduardo Tanque), Warian Souza e Rafael Bilu; Matheus Mathias (Hugo Borges) e Matheus Melo (Richard Silva). Técnico: Danilo.
Avaí: André; Felipe, Luiz Gustavo, Felipe Silva e Gabriel (Ned); Kazu, João Vitor, Luan Silva (Andrey) e Fraga (Da Silva); Jô (Adiel) e Danielzinho (Thiaguinho). Técnico: Evando Camillato.
._________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário