Procure no nosso arquivo

quarta-feira, 21 de julho de 2021

Corinthians desencanta e vence a primeira no Brasileiro sub-20

Texto e fotos: Fernando Martinez


Na tarde de domingo encerrei as comemorações da minha semana de aniversário com a quinta cobertura em cinco dias seguidos. Fechei os trabalhos no Estádio Alfredo Schürig com duelo válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro sub-20. O questionado e abalado Corinthians recebeu o América Mineiro buscando o primeiro triunfo na competição e na temporada (!).

Em 2020 o alvinegro foi vice paulista e semifinalista do nacional. Já em 2021, tudo mudou. O time foi bisonhamente eliminado de forma precoce da Copa do Brasil sendo derrotado pelo União ABC/MS em março e quando começou o Brasileiro a coisa ficou pior. Na estreia, 1x1 com o Inter no Parque. Depois, perdeu para o Fortaleza fora de casa. Na sequência, dois compromissos na capital bandeirante contra Atlético Mineiro e Vasco da Gama.

Contra o Galo, a equipe foi completamente dominada e tomou um sonoro 4x0. Como o poço não tem fundo, contra o clube carioca a vergonha conseguiu ser ainda maior. O mosqueteiro foi massacrado e os cariocas aplicaram um inacreditável 6x0 (!), a maior derrota da categoria em 31 anos. Desde o 7x1 sofrido contra o Flamengo pela Copa São Paulo de 1990 não se via tamanha vergonha.


Foto oficial do quarteto de arbitragem ao lado dos capitães

O resultado não aconteceu por acaso e é resultado de uma combinação de fatores: safra não tão boa, dirigentes batendo cabeça, profissionais se achando a última bolacha do pacote e problemas enormes nos bastidores. Na quarta-feira se esperava outra surra, porém, não se sabe como, o Timão conseguiu beliscar um empate contra o líder São Paulo em Cotia. No fim do jogo, a corda estourou do lado mais fraco e o técnico Tarcisio Pugliese foi demitido.

Nesse panorama horroroso a equipe chegou à sexta rodada tendo o Coelho como adversário e em busca de um triunfo para afastar a nhaca na temporada. Por sorte o escrete mineiro parecia ser um adversário perfeito pensando na reabilitação. Nas cinco rodadas, apenas um triunfo e quatro derrotas. Jogando em casa, era a chance de ouro que o Corinthians queria.

Mas demorou para o Timão engrenar. O primeiro tempo foi repleto de erros e jogadas sem objetividade. A rigor tivemos apenas uma oportunidade clara de gol e ela foi dos donos da casa. Matheus Araújo fez boa jogada individual aos dez minutos e chutou da entrada da área. Pedro Nesi, goleiro americano, se esticou todo e fez boa defesa. Do lado mineiro somente uma finalização sem direção aos 40 minutos.






O primeiro tempo foi ruim, bem ruim. Os times pouco fizeram e a inspiração passou longe da Fazendinha

Na etapa final o cenário deu uma melhorada apesar do cheiro de zero a zero ter tomado conta da Fazendinha. Aos dois minutos o alvinegro atacou pela esquerda e o tiro tirou tinta da trave. O América respondeu aos 14 em cobrança de falta que foi bem defendida por Alan Gobetti. Já estava me conformando com a ideia de uma peleja sem gols quando a estrela corintiana brilhou pela primeira vez no ano.

Decorridos 22 minutos, Keven aproveitou rebote de Pedro Nesi em chute da esquerda e inaugurou o marcador. A partir daí, só deu Corinthians. Aos 33 saiu o segundo com tiro no canto de Guilherme Biro. O camisa 20 fechou a fatura sete minutos depois com o terceiro tento. O atleta foi o grande destaque da tarde mesmo tendo entrado em campo aos 19 minutos. O América ainda tentou o gol de honra e quase fez aos 42 quando Alan Gobetti defendeu finalização à queima-roupa.





Até os 22 do tempo final, o 0x0 parecia certo. Aí o Corinthians desembestou a fazer gols e venceu por 3x0, dois do destaque Guilherme Biro


Placar final da primeira vitória corintiana na temporada 2021 na categoria sub-20

O Corinthians 3-0 América/MG decretou a primeira vitória alvinegra em 2021 e fez a equipe sair da penúltima colocação e subiu até o 16º lugar. Sim, posição péssima, mas pelo menos o astral muda um pouco. O Coelhão caiu do 16º para o 18º lugar e segue com um triunfo após seis rodadas. Vale lembrar que a fase inicial do torneio acaba apenas no meio de outubro.

Com essa cobertura encerrei a semana de aniversário com cinco partidas em cinco dias seguidos. Agora a ideia é ficar de boa alguns dias até retornar com a agenda, provavelmente em novo compromisso na cancha mosqueteira pelo Brasileiro de Aspirantes.

Até a próxima!

_____________

Ficha Técnica: Corinthians 3x0 América/MG

Local: Estádio Alfredo Schürig (São Paulo); Árbitro: Thiago Luis Scarascati/SP; Público e renda: Portões fechados; Cartões amarelos: Leo Maná, Riquelme, Matheus Schultz; Gols: Keven 22, Guilherme Biro 33 e 40 do 2º.
Corinthians: Alan Gobetti; Leo Maná (Julio), Murillo, Robert Renan e Reginaldo (Léo Santos); Luís Mandaca, Ryan (Rodrigo Daniel), Riquelme (Vítor) e Matheus Araújo (Pedrinho); Juan David (Guilherme Biro) e Keven. Técnico: Gustavo Almeida.
América/MG: Pedro Nesi; Arthur, Gustavo Marques, Julio e Matheus Schultz (Mário Victor); Kevyn, Matheus Henrique (Emanuel), Rodriguinho e Diogo (Lucas Gabriel); Goldeson (André) e Carlos Junio (Dhouglas). Técnico: William Batista.
._________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário