Procure no nosso arquivo

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

USAC perde para o Paulistinha e está fora da Segundona

Fala, pessoal!

Nesse final de semana o JP foi a campo para três coberturas, todas válidas pela terceira fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. A primeira delas aconteceu numa insólita sessão noturna na sexta-feira (!) na cidade de Suzano. Enfrentei a muvuca e os trens lotados da CPTM para conferir de perto o encontro entre União Suzano e Paulistinha de São Carlos.


União Suzano AC - Suzano/SP. Foto: Fernando Martinez.

Na nossa caminhada de quase nove anos, apenas quatro vezes o time sãocarlense apareceu nas nossas páginas, e dessas apenas uma como time profissional. Na minha extensa lista havia visto in loco a agremiação uma vez no Paulista sub15 e outra jogando no genial "Zuzão" pelo sub17, faltando, então "tirar o J" (termo interno #57). Somente em 2010 a equipe estreou na Segundona e depois de fazer um péssimo certame se ausentou das disputas em 2011 e 2012. Felizmente o time voltou aos campos nesse ano e com a surpreendente campanha, pôde aparecer na Grande São Paulo.


CA Paulistinha - São Carlos/SP. Foto: Fernando Martinez.

Com todos esses fatores, a presença de amigos no Estádio Francisco Marques Figueira foi acima da média para uma sexta-feira. No total, estávamos em sete, todos aguardando ansiosamente a apresentação do escrete visitante. Para deixar a história com uma pitada a mais de emoção, no horário marcado para o início do jogo, todos estavam nos seus lugares, menos o trio de arbitragem. Apesar de terem saído da capital com tempo mais do que suficiente, o trânsito estava pior do que o esperado... No horário que eles chegaram, por volta das 19h10, a comemoração foi enorme nas arquibancadas.


Capitães das equipes e trio de arbitragem composto por Fábio de Jesus Volpato Mendes, Alex Alexandrino e Ricardo Pavanelli Lanutto. Foto: Fernando Martinez.

Dono da segunda melhor campanha da competição na soma das duas fases iniciais, o União Suzano estava sendo apontado como um dos favoritos ao acesso. Mas na terceira fase isso virou pó com a desastrosa campanha que até então contava com três derrotas - uma delas por 6x2 contra o Olímpia - em três compromissos. Um novo revés eliminaria o time com duas rodadas de antecedência.

Já o Paulistinha contava com um triunfo diante do USAC para manter a chance de classificação para a quarta e decisiva fase mais do que viva. Lutando cabeça-a-cabeça com Olímpia e Assisense, o onze interiorano surpreendeu a todos com uma ótima - e inesperada - campanha.


Ataque local e bom corte da zaga do CAP no começo do jogo. Foto: Fernando Martinez.

Desde os primeiros momentos da partida, a equipe visitante sofreu com uma boa atuação do União, comandado desde a rodada anterior pelo experiente Parraga. O problema, caso crônico do time suzanense nessa fase, foram as finalizações. Nem Sócrates, artilheiro da Segundona com 16 gols em 19 jogos, estava nos melhores dias. Mesmo assim foi dele a melhor chance do tempo inicial numa linda bicicleta que um defensor salvou em cima da linha.


Um dos vários escanteios cobrados pelo USAC no tempo inicial. Foto: Fernando Martinez.


Visão de dentro do gol em mais uma bola levantada na área do Paulistinha. Foto: Fernando Martinez.

O primeiro tempo terminou como começou e o clima do Suzanão já estava com aquele sensacional friozinho típico do inverno, um alento para as tardes tão quentes. Aproveitamos o intervalo para matar a fome com o belo sanduba de calabresa vendido por lá. O alimento foi devidamente agraciado com o Selo JP de qualidade.


"Tá lá um corpo estendido no chão"... Atleta suzanense sendo avaliado por três atletas. Foto: Fernando Martinez.


Zagueiro do time visitante dominando a pelota dentro da sua área. Foto: Fernando Martinez.

Enquanto ainda degustávamos a iguaria, o segundo tempo começou. Logo no terceiro minuto o Paulistinha abriu o marcador. Robinho completou meio sem querer um cruzamento da direita e deixou a equipe de São Carlos em vantagem.


Ataque local pela direita. Foto: Fernando Martinez.

Na base do bumba-me-boi, o técnico Parraga colocou o time da casa todo no ataque, porém a defesa do Paulistinha foi precisa e neutralizou sem problemas todas as investidas. Parte dos torcedores nas arquibancadas ficou durante todo o tempo final reclamando da participação ruim do time nessa atual fase do certame.


O USAC chegou bem perto de empatar, mas o toque final foi defeituoso. Foto: Fernando Martinez.


Arqueiro do União Suzano lamentando a desclassificação após nova derrota na terceira fase. Foto: Fernando Martinez.

Mesmo com o placar final de União Suzano 0-1 Paulistinha e a triste confirmação da eliminação do time da Segundona, a campanha foi ótima e muito, mas muito acima do esperado. Para um time que não passava de fase há 21 anos e que foi durante temporadas e temporadas seguidas nada além de um saco de pancadas, 2013 pode ser considerado um ano de sucesso. Ficamos na torcida para que tenha sido o primeiro de muitos.

Com o triunfo, o Paulistinha agora soma oito pontos e divide a liderança da chave com o Assisense, que venceu o Olímpia. Mesmo que perca para o Assisense na quarta, o CAP garante a vaga vencendo o Olímpia em casa na rodada final dessa fase. É, amigos, a chance de ver um "dérbi" sãocarlense contra o São Carlos na A3 2014 é real.

Bom, depois do apito final demoramos ainda muito tempo para chegarmos em casa, mas a volta foi com aquele sentimento de que tivemos uma boa jornada. No sábado não tive condições de ver nenhum jogo, mas voltei à ativa no domingo com uma rodada dupla que ajudou a desbravar o desconhecido.

Até lá!

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário