Procure no nosso arquivo

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Jogo perdido pelo Paulista sub-20 da 2ªdivisão e vitória do Barcelona contra o ECO

Fala, pessoal!

Num "esquenta" para a caravana que fiz no último final de semana, a sexta-feira me reservou um genial jogo perdido pela 3ª rodada do Campeonato Paulista sub-20 da 2ª divisão, e o melhor, em campo neutro. Visitei pela primeira vez o belo Estádio Cidade de Deus Bradesco na cidade de Osasco para a insólita peleja entre o Barcelona paulistano e o sumido EC Osasco

Descendo na Estação Osasco da CPTM, não fica difícil chegar no local, que fica dentro da matriz do banco paulista. Além de várias opções de ônibus que passam na frente do local, ir a pé leva cerca de 25 a 30 minutos, um tempo de caminhada comum para o que vos escreve. Cheguei no campo com relativa antecedência e encontrei então o amigo Rodrigo Colucci

A primeira impressão que tive do estádio, que foi reinaugurado em setembro de 2011 num amistoso do Grêmio Osasco contra o Corinthians, foi a melhor possível, e com certeza o lugar tem melhor estrutura do que metade dos campos da Segundona estadual. Os vestiários são confortáveis, a arquibancada (torta, igual ao Baetão e a Rua Bariri) comporta um bom número de torcedores e o gramado sintético é muito bem cuidado. Com algumas adaptações, daria pra fazer jogos profissionais ali sem nenhum problema. 


Placa comemorativa indicando a reinauguração do Estádio Cidade de Deus Bradesco, na cidade de Osasco. Foto: Fernando Martinez. 

E desviando do pessoal que fazia exercícios na pista de atletismo que fica em volta do gramado, entrei em campo para fazer as imagens das equipes: 


Barcelona ECL (sub-20) - São Paulo/SP. Foto: Fernando Martinez. 


EC Osasco (sub-20) - Osasco/SP. Foto: Fernando Martinez. 


Trio de arbitragem e capitães dos times. Foto: Fernando Martinez. 

Gosto bastante do Paulista sub-20 da 2ª divisão pois nele temos a oportunidade de ver equipes que estão fora do profissionalismo em São Paulo. No ano de 2012 nada mais nada menos que 10 entre os 34 times participantes estão fora da Segundona. Entre eles Barcelona e ECO, ausentes das disputas da categoria adulta respectivamente desde 2009 e 2007. 

O Barça paulistano tinha grandes chances de jogar a Segundona 2012, mas por algum motivo que não sabemos, a equipe ficou fora da disputa. O bizarro é que o time vem mandando seus jogos de categorias sub-15 e sub-17 em Cajamar, e nesse sub-20, além da cidade já citada, mandou também em São Manuel (!) antes de. Sem nenhum diretor do clube presente, não consegui apurar o motivo dessa situação. 

Já o EC Osasco pode ser considerado um verdadeiro sobrevivente do futebol. Depois do rebaixamento para a Segundona em 2007, o time simplesmente desapareceu do noticiário, e toda vez que perguntávamos para alguém da cidade se existia a chance de volta, a resposta era negativa. Mas em 2011 o clube renasceu das cinzas, agora mandando seus jogos em Embu-Guaçu e com a informação que existe a chance da volta ao profissionalismo em breve. Ah, e como lembrança, esse foi o primeiro jogo do ECO na sua antiga sede em cinco anos. 


Bom ataque do Barcelona no começo do jogo contra o ECO. Foto: Fernando Martinez. 

As duas equipes estão no grupo 4 dessa edição do sub-20 da 2ª divisão junto com Osasco FC, Elosport, Itapevi e Cotia. O Barça somava quatro pontos - uma vitória contra o Itapevi e um empate com o Elo - e o ECO contabilizava duas derrotas. Por isso, resolvi ficar acompanhando o ataque "local" durante todo o jogo. O primeiro tempo foi de um time só, já que o clone do atual campeão mundial mostrou as garras e povoou o setor defensivo do time visitante. 


O primeiro tempo foi todo do time "local", aqui em outro ataque pela lateral. Foto: Fernando Martinez. 


Cobrança de falta que originou o primeiro gol do Elefante. Foto: Fernando Martinez. 

O Barcelona jogava bem e aos 35 minutos finalmente abriu o placar. Após uma cobrança de falta em cima da linha da grande área, a bola bateu na barreira e na sobra Bruno encheu o pé para marcar. O primeiro tempo acabou sem nenhuma chance de real perigo para o ECO e com a vantagem mínima para o Elefante. No clima futebolístico, eu e o Colucci ficamos numa disputada série de pênaltis durante todo o intervalo. 


Lance de Barcelona x EC Osasco, pelo Paulista sub-20 da 2ª divisão. Foto: Fernando Martinez. 

Vinte minutos depois o fôlego já tinha desaparecido por completo, e durante a metade inicial do segundo tempo o lance foi ficar voltando ao normal novamente acompanhando o ataque do Barça. A equipe continuava melhor e aos 20 minutos marcou o segundo em belíssima cobrança de falta de Juan, com a pelota entrando no ângulo esquerdo do arqueiro do time azul. 


Cruzamento na área do time azul. Foto: Fernando Martinez. 


Bola entrando no gol defendido pelo arqueiro do ECO, no segundo tento do Barcelona paulistano. Foto: Fernando Martinez. 

Só que o time da capital parou de incomodar a defesa do ECO após o gol, e com isso chamou o adversário para seu campo. O pessoal visitante então se animou e passou a criar algumas boas oportunidades. A insistência deu resultado aos 35 minutos, quando William escorou de cabeça um bom cruzamento vindo da esquerda e diminuiu o escore. O tempo restante foi de sufoco para o Barcelona. 


Ótima chance de gol do clone do atual campeão mundial. Foto: Fernando Martinez. 

A equipe "local" conseguiu se segurar bem e o placar final apontou Barcelona 2-1 EC Osasco. A vitória deixou o Elefante empatado com o Osasco FC na liderança do Grupo 4 com os mesmos sete pontos, os mesmos quatro gols de saldo, mas com cinco gols marcados, contra seis do adversário. Já o ECO continua na lanterna, empatado com o Cotia FC sem nenhum ponto conquistado. 

Fui conhecer outra parte das instalações do estádio antes de voltar para casa, já que precisava descansar um pouco antes da turnê pelo interior paulista no sábado e domingo. Logo mais aqui no JP

Até lá! 

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário