Procure no nosso arquivo

quarta-feira, 6 de março de 2013

Portuguesa faz o vira no Capivariano e segue líder na A2

Opa, 

Quando a Portuguesa foi rebaixada para o Campeonato Paulista da Série A2 em 2012, nós, adoradores de pelejas insólitas, começamos a imaginar a série de jogos geniais que aconteceriam no Canindé durante esse ano. No domingo passado rolou uma das partidas mais aguardadas por todos nós. Afinal de contas, quem imaginaria o time rubro-verde jogando oficialmente contra o Capivariano dentro dos seus domínios? 

Há dois anos atrás a Lusa ainda estava na A1 e o Leão da Sorocabana começava mais uma disputa da segundona estadual sem muitas perspectivas positivas depois de vários anos seguidos com campanhas ruins. Com dois acessos seguidos e com a queda lusitana, esse inédito jogo finalmente tomou forma. Claro que não iríamos perder essa. 

Saí de Guarulhos na companhia dos amigos Mílton e Colucci e logo fomos para o bairro do Pari caçar algum lugar para fazer uma boquinha. O calor era fortíssimo, então a pedida foi ir para uma tradicionalíssima padaria da região (ponto de encontro dos meus pais lá pelos idos dos anos 60) bater uma xepa esperta. O ar condicionado do lugar fez com que ficássemos ali por quase duas horas antes de irmos em definitivo para o estádio. 

Chegando no Osvaldo Teixeira Duarte, encontramos o Nílton, dessa vez fazendo rodada apenas de um jogo, e o Paulo "Shrek". Enquanto eles foram para as arquibancadas, eu fui para o campo de jogo captar as imagens das equipes. 


A Portuguesa de D - São Paulo/SP. Foto: Fernando Martinez. 


Capivariano FC - Capivari/SP. Foto: Fernando Martinez. 

Depois de ficar nove jogos invicto, a Portuguesa perdeu na rodada anterior para o Red Bull jogando em Campinas. Nada melhor do que atuar no Canindé para a equipe voltar a vencer. Mas do outro lado o Capivariano, que vem fazendo uma campanha muito digna, prometia complicar o jogo e deixar ainda mais animada a grande torcida que veio de Capivari. 


Escudo do Capivariano FC utilizado em 2013. São poucos detalhes, mas existem algumas diferenças em relação ao logo tradicional. Foto: Fernando Martinez. 

E seguindo a tônica da maioria dos jogos que vi no final de semana, o Canindé foi palco de uma ótima partida. O Leão da Sorocabana não se intimidou e jogou bem diante de uma Portuguesa que parece ter engrenado na busca pelo bi da A2. A peleja foi bastante equilibrada. 


Marcador do Capivariano encarando atacante da Lusa. Foto: Fernando Martinez. 

O time local criou boas chances nos primeiros 10 minutos, depois disso o onze visitante passou a colocar as manguinhas de fora e deu trabalho ao goleiro Glédson. A boa atuação foi premiada aos 19, com o belo gol de Romão. Ele recebeu na área, driblou o zagueiro e tocou no canto. 


Comemoração dos jogadores do Leão da Sorocabana pelo primeiro da partida. Foto: Fernando Martinez. 

Poucos minutos depois quase o goleiro Maurício engole um frangaço em cobrança de falta de Lima. Ao tentar encaixar a pelota, ela passou por debaixo do arqueiro, bateu na forquilha e inacreditavelmente voltou ao campo de jogo. Esse chute tirou o famoso "uuhhh" da torcida lusitana. O grito de gol só veio aos 34, com o belo gol de Lucero, tocando por cobertura na saída do camisa 1. 


O "quase" frangaço de Maurício. Notem que a bola está quase toda encoberta pela trave... Mas não entrou. Foto: Fernando Martinez. 


Ataque do camisa 10 Souza pela esquerda. Na área, até o gandula estava se arriscando para tentar fazer o segundo gol. Foto: Fernando Martinez. 

O intervalo chegou com o marcador do Canindé marcando 1x1. Na etapa final vimos outro jogo, com o Capivariano se encolhendo na defesa e a Portuguesa tomando conta dos ataques. Mas de novo aconteceu o que já cansamos de ver nessa A2: uma enxurrada de gols perdidos. 


Um dos gols mais perdidos do ano nos pés do camisa 10 Souza. Foto: Fernando Martinez. 


Saindo bonito na foto, Maurício voa para fazer a defesa. Foto: Fernando Martinez. 

Confesso que parecia que o gol não sairia de jeito nenhum. Para salvar a pele dos atacantes, quem acabou resolvendo a partida foi o zagueiro e capitão Valdomiro. Aos 38 do segundo tempo a Lusa teve falta pela direita. A bola foi alçada na área e no primeiro pau o camisa 4 chutou de bate-pronto e finalmente virou o marcador. 


Livre de marcação, Valdomiro aparece para virar o placar. Foto: Fernando Martinez. 


Agora a comemoração do capitão rubro-verde com coraçãozinho para as lentes do JP. Foto: Fernando Martinez. 

Daí até o final o time da casa conseguiu segurar o marcador, conquistando outro triunfo na A2: Portuguesa 2-1 Capivariano. O time do Canindé luta pela liderança cabeça-a-cabeça com o Audax, outra equipe que começou o campeonato rateando, mas que engrenou com o tempo. Para o Leão da Sorocabana, que continuou no G8, fica a lição que se continuar assim pode beliscar um novo acesso. Para quem estava na segundona há dois anos, não podemos duvidar de nada. 


Placar final do jogo no Canindé. Foto: Fernando Martinez. 

E foi isso... Passei um calor absurdo mas assisti cinco jogos no sábado e domingo. Tudo bem que essa pequena maratona me deixou num estado tão horrível que só fui voltar aos campos na quinta-feira à noite. De qualquer forma, mais uma vez ficou a sensação de dever cumprido. 

Até a próxima! 

Fernando

Um comentário:

  1. sr. fernando um abraço para o sr. e sua equipe. nota cem pelos jogos da a2 e a3 2013. gustaria que voces mostrassem ate o fim da primeira fase da a 3 internacional de limeira, guaçuano, taubate, uniao sao joao de araras, e gostaria de saber se voces vao fazer jogos da 2 divisao 2013 gostaria que voces mostrassem a minha querida portuguesa santista de santos, jabaquara, diadema, agua santa, sao bernardo, mauaense, uniao mogi das cruzes, nacinal da capital, guarulhos, internacional de bebedouro, matonense, olimpia, badierantes de birigui, tupa, tanabi, jaboticabal, guariba, mantiqueira, fernandopolis, araçatuba, jose bonifacio, assissense, osvaldo cruz, paulistinha de sao carlos, summare, atibaia, ilha solteira, osasco, jacarei, primavera, uniao suzano, RADIUM MOCOCA,elosport capao bnito, xv de jau, taquaritinga, americo, gremio prudente, presidente prudente, vitoria de hortolandia, pirassununguese, palmeirnha porto ferreira, desportivo brasil porto feliz, fernandopolis. fico grato se voces mostrarem todos este clubes com suas fotos. e aguardo uma resposta de voces. dia 11 de março de 2013 urgente. um abraço sr. fernando e sua equipe e quais jogo voces fizeram est e fim de semana dia 10 e 11 de março da a2 e a3.

    ResponderExcluir