Opa,
Desde que começamos a curtir jogos perdidos, ficamos sabendo que existe uma velha máxima que diz o seguinte: "sempre existe a chance de existir jogo perdido num campeonato nada perdido". No sábado passado tive a oportunidade de ouro de comprovar isso numa peleja válida pela 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro da Série B na Arena Barueri.
Grêmio Barueri e Avaí se enfrentaram num verdadeiro "amistoso de luxo". O primeiro já foi condenado à Série C, enquanto o segundo faz papel de coadjuvante no certame há muito tempo. O desinteresse era geral, já que o maior interesse estava nos jogos São Caetano x Goiás e Criciúma x Atlético/PR, ambos importantes para a definição do acesso para a Série A.
De acordo com o espírito do blog, a escolha pelo jogo "fantasma" foi óbvia. Graças a isso, consegui um fato emblemático para a nossa história. Já estamos acostumados a captar imagens exclusivas em diversos campeonatos, mas pela primeira vez tivemos a honra de fazer isso no segundo nacional mais importante do Brasil, já que nenhum fotógrafo se deu o trabalho de ir captar algum instantâneo por lá.
Bom, sem mais delongas, vamos começar a falar sobre a peleja, certo? Primeiro, as fotos das equipes posadas, sempre uma cortesia do Blog do Fern... ops, do JP.
Grêmio R Barueri - Barueri/SP. Foto: Fernando Martinez.
Avaí SC - Florianópolis/SC. Foto: Fernando Martinez.
Trio de arbitragem da partida e capitães dos times. Foto: Fernando Martinez.
Como disse antes, esse jogo não valia absolutamente nada em se tratando da tábua de classificação da Série B. O Barueri fez um campeonato assombroso de ruim, especialmente no primeiro turno. O time somou apenas 10 pontos nos 19 jogos iniciais e complicou sua campanha para o turno final. O resultado disso foi o inapelável rebaixamento para a terceira divisão nacional em 2013, lugar de onde saiu em 2006.
Saída de bola da equipe do Barueri. Foto: Fernando Martinez.
A campanha do time do Guga foi muito melhor desde a rodada inicial e logicamente nem se compara à do time paulista. Mas durante todas as 36 rodadas até então, o time ficou naquele famoso "chove-não-molha". Longe da zona de rebaixamento, mas também não muito perto da luta por uma vaga na primeira divisão no ano que vem. No final, o time deve ficar em sexto ou sétimo lugar, uma boa posição, mas nada assim uma Brastemp.
Escanteio perigoso para os catarinenses cortado pela zaga local. Foto: Fernando Martinez.
Saída tranquila do gol por parte do goleiro Marcelo Moretto, do Avaí. Foto: Fernando Martinez.
E esse clima de fim de festa na despedida do time barueriense de casa pela Série B foi levado para dentro de campo durante os primeiros 45 minutos de jogo. Digamos que foi algo meio sonolento. O time local não fez uma partida ruim, mas também não fez nada tãããão fantástico ou que será lembrado por toda a história.
Imagem geral de escanteio para a equipe de Santa Catarina. Note-se na foto que a cobertura da Arena Barueri já começou a ser construída. Foto: Fernando Martinez.
O Avaí teve mais posse de bola, mais domínio territorial, mas também estava num péssimo dia para concluir no gol. A peleja foi seguindo e ao final do primeiro tempo o jogo estava num óbvio 0 x 0. No intervalo subi para as cabines de imprensa para fazer o famoso lanchinho que é sempre distribuído por lá. Mas como a fase não anda nada boa, as poucas bolachas foram devoradas pelos colegas jornalistas presentes antes mesmo da minha chegada. Ir para o estádio sem almoçar é isso mesmo...
Mais uma chegada ofensiva do time de Florianópolis. Foto: Fernando Martinez.
Voltei para o campo acompanhar o tempo final com a esperança que a peleja ficasse ao menos um pouco melhor. E com a benção dos céus, as equipes voltaram mais inspiradas e tivemos sim um jogo bastante animado. Apesar do Avaí chegar mais próximo do gol local, foi o Grêmio Barueri quem abriu o marcador aos 13 minutos.
Ataque do Avaí pela direita no segundo tempo. Foto: Fernando Martinez.
Thiago Elias, que tinha entrado no intervalo, apareceu livre após uma bola esticada para o ataque e tocou duas vezes na pelota para deixar a equipe da casa com vantagem no placar. Na busca do empate, o Avaí se mandou para o ataque, mas a inoperância ofensiva foi fatal para as pretensões da equipe azul.
Dieguinho, camisa 18 do time visitante, subindo no segundo andar para tentar o gol. Foto: Fernando Martinez.
Para piorar a situação dos catarinenses, o Grêmio acertou um ótimo contra-ataque aos 28 minutos e Ronir, camisa 10 dos paulistas, chutou forte para vencer o goleiro Marcelo Moretto e colocar a bola no canto direito. Daí até o final, o jogo voltou ao ritmo modorrento do primeiro tempo e nenhuma mudança mais aconteceu no marcador.
Outra bola alçada dentro da área do Grêmio Barueri. Foto: Fernando Martinez.
Final de jogo: Grêmio Barueri 2-0 Avaí. Mesmo com outra vitória e a chegada aos 30 pontos, o time paulista não saiu da lanterna da Série B, lugar que ocupou muito tempo durante o decorrer do certame. O Avaí continuou com os mesmos 58 pontos e estacionado na sétima colocação. Foi o último jogo do GRB dentro de casa e sabe-se lá quando teremos a chance de ver uma peleja de Série B ali outra vez.
Saindo da Arena, segui com a companhia dos amigos Paulo "Shrek" e Matheus para satisfazer a lombriga de estimação com deliciosas esfihas perto do meu antigo QG no bairro do Pari. Com a barriga cheia e em mais uma tarde/noite com alimentação saudável, voltei para casa para descansar, já que o dia tinha sido extremamente cansativo.
Mas no domingo teve mais rodada, agora um jogo não-perdido.
Até lá!
Fernando
Nenhum comentário:
Postar um comentário