Procure no nosso arquivo

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Palestra e Nacional empatam sem gols pela 3ªrodada da Segundona

Fala pessoal!

Final de semana com Virada Cultural concorrendo com os jogos perdidos é complicado, mas procurei dar um jeitinho de fazer a parte futebolística funcionar antes de curtir o sem-número de shows imperdíveis do sábado e domingo. A cobertura do JP começou nessa sexta à tarde com mais uma partida do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Isso mesmo, tivemos uma daquelas partidas que caracterizam nosso site, pois jogo nesse dia e horário é absolutamente imperdível e improvável. Fui então para São Bernardo do Campo acompanhar o primeiro jogo oficial entre Palestra e Nacional na história, e o palco foi o sempre querido Baetão.

Jogo em dia útil faz a gente sair de casa mais cedo para evitar qualquer tipo de percalço. Sem pressa e totalmente na boa, segui de Trólebus até a cidade do ABC Paulista e quarenta minutos antes do horário marcado já estava dentro do estádio. Rolou aquela sempre agradável conversa com o Carlinhos, supervisor do Nacional e o médico Giulio Cesare. Por parte do Palestra, um bom papo com o Leandro Giudici, atual assessor de imprensa do clube. 

Logo depois fui para o gramado sintético do Baetão fazer as fotos oficiais e exclusivas da partida:


Palestra SB - São Bernardo do Campo/SP. Foto: Fernando Martinez.


Nacional AC - São Paulo/SP. Foto: Fernando Martinez.


Capitães do Nacional e do Palestra posando para o JP junto com o árbitro Kléber José de Melo e os auxiliares Rogério Pablos Zanardo e Newton dos Reis Barreira. Foto: Fernando Martinez.

Apesar dos 75 anos de história dos donos da casa e dos 91 anos do Nacional, as equipes nunca tinham disputado a mesma divisão em campeonatos paulistas até hoje, e sendo assim esse foi o primeiro duelo entre os dois em todos os tempos. Foi um confronto de líderes, pois os dois times estavam com quatro pontos no Grupo 6 da Segundona 2010 após duas rodadas. Junto com Jabaquara e Bernô, as equipes formam o G4 da chave em busca da classificação para a próxima fase.


Zaga do Palestra neutralizando ataque nacionalino pela esquerda. Foto: Fernando Martinez.


Chegada do onze paulistano no primeiro tempo, mas o toque do jogador palestrino dentro da área foi caracterizado como involuntário. Foto: Fernando Martinez.

Fui acompanhar o ataque nacionalino na primeira etapa mas acabei vendo um jogo não muito bom se comparado com as outras partidas que assisti na Segundona. As equipes concentravam o jogo no meio de campo, sem que a bola chegasse nos seus atacantes em condições razoáveis para marcar. O Nacional teve um pouco mais de iniciativa, mas esbarrava na boa presença defensiva do Palestra, enquanto o time do ABC levava perigo em contra-ataques rápidos.


Bola escapando de atleta do Nacional, em mais um ataque desperdiçado no tempo inicial. Foto: Fernando Martinez.

E num desses contra-ataques tivemos a melhor chance do primeiro tempo, quando o jogador palestrino Igor apareceu livre pela direita, e na frente do goleiro André Luís chutou por cima do gol. Poucas emoções para dois times que tem as melhores campanhas no grupo só poderia deixar a partida sem a abertura do marcador no intervalo. Nesse descanso fui andar um pouco pelas dependências do estádio e encontrei o amigo Rodrigo Colucci por lá curtindo esse jogo perdidaço. E por incrível que pareça, um bom público acompanhou essa peleja, algo que sinceramente não esperava. Legal ver o estádio com movimentação mesmo num dia útil às 15 horas.


Atleta paulistano se esforçando para a bola não sair pela linha de fundo. Foto: Fernando Martinez.

Voltei para o gramado novamente para acompanhar o ataque do time paulistano no segundo tempo. A partida melhorou bastante, com as duas equipes criando muitas chances de gol. Novamente o Nacional era mais perigoso, chegando com um fácil toque de bola dos seus atacantes, mas na hora do último toque a coisa não funcionava. Para o Palestra, que também tem um bom setor ofensivo, uma chance de ouro aos 10 minutos, numa bola que foi parar na trave direita do time azul.


Goleiro do Palestra saindo da meta para afastar a bola de perto do seu gol. Foto: Fernando Martinez.


Jogadores de Nacional e Palestra em lance do segundo tempo. Foto: Fernando Martinez.

Não demorou para que o time ferroviário respondesse à altura num contra-ataque perfeito puxado pelo camisa 10 William. O meia seguiu sozinho com a bola até entrar na área, mas cara-a-cara com o goleiro Felipe José ele tocou para fora. Depois desse lance o onze paulistano passou a dominar mais ainda a peleja, mas os seus jogadores não estavam num dia bom e desperdiçaram muitos ataques em sequência.


A melhor chance do jogo, desperdiçada pelo camisa 10 nacionalino William. Foto: Fernando Martinez.


Muito sol num belo final de uma tarde de outono em SBC com as arquibancadas "tortas" do Baetão ao fundo. Foto: Fernando Martinez.

Já sentia o cheirinho do insuportável placar de 0x0 desde o primeiro tempo, e o apito final do árbitro só fez confirmar a minha previsão. Final de jogo: Palestra 0-0 Nacional. Os dois times agora continuam invictos e somam cinco pontos cada no Grupo 6 da Segundona 2010 e ficam na liderança provisória e esperam os outros jogos do sábado e domingo para saberem a posição final após a terceira rodada.

Após o jogo voltei sossegado para o terminal de São Bernardo do Campo pegar o caminho de volta até o meu querido lar na Zona Sul paulistana. E tudo para começar a preparação para muitos shows na Virada Cultural 2010...

Até a próxima!

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário