Procure no nosso arquivo

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

III Recopa Sul-Brasileira: Serrano surpreende e vence o Votoraty

Opa,

Depois da grande classificação do Joinville para a Final da III Recopa Sul-Brasileira, agora era vez dos donos de casa entrarem no gramado do Estádio Domenico Paolo Metidieri também buscando confirmar o favoritismo e garantir a classificação. Como Campeão da Copa FPF, o Votoraty FC enfrentou o Serrano Centro-Sul EC de Prudentópolis, que foi indicado para a Recopa como campeão da segunda divisão paranaense, já que no Paraná não teve copa estadual nesse ano.


Escudinhos dos times da outra semi-final da III Recopa Sul-Brasileira: Votoraty FC x Serrano Centro-Sul EC. Fotos: Fernando Martinez.

O duelo reuniu dois times emergentes nos respectivos cenários estaduais. O time da cidade de Votorantim, que foi fundado em 2005 e se sagrou Campeão da Série A3 e da Copa FPF nesse vitorioso ano de 2009, e o Serrano Centro-Sul, fundado em 2007, e que já possui dois títulos no futebol profissional em dois anos de vida: a 3ª divisão em 2008 e a 2ª divisão paranaense em 2009. Ano que vem o time da cidade de Prudentópolis estará entre os grandes do estado. E um título a mais para fechar a temporada não seria nada mal para nenhum dos dois. Legal também é que lá quando começamos o JP nenhum desses times existia. Já temos forças no futebol que não existiam no começo da nossa história... doido isso.

E mais uma vez fomos autorizados a entrar dentro do campo de jogo para as fotos oficiais. Dessa vez, as três são exclusivas aqui no JOGOS PERDIDOS:


Votoraty FC - Votorantim/SP. Foto: Fernando Martinez.


Serrano Centro-Sul EC - Prudentópolis/PR. Foto: Fernando Martinez.


Os capitães das duas equipes, o árbitro Kléber José de Melo, os auxiliares Rafael Ferreira da Silva e Thiago Rodrigues Schulze e o quarto árbitro Rafael Porcari. Foto: Fernando Martinez.

E por ter sido Campeão da Copa FPF de forma tão incisiva, goleando o Paulista por 5x1 em plena final do campeonato, e também por estar dentro da sua casa, o Votoraty era favorito contra o ainda desconhecido fora do Paraná Serrano. Somente quem acompanha as divisões menores dos estados já manjava desse time, e poder vê-lo ao vivo do lado da capital paulista foi uma chance única que não poderia ter sido desperdiçada mesmo.

Mas buscando informações na beira do campo com as comissões técnicas também ficamos sabendo que o time do Votoraty já tinha dado férias para a maioria dos atletas campeões. E como o Serrano veio com o elenco completo que foi armado para a disputa do Campeonato Paranaense 2010, as coisas poderiam ficar complicadas para os paulistas.

Após as fotos então voltamos aos nossos postos na tribuna de imprensa, e de lá vimos um jogo até certo ponto surpreendente, pois os reservas do Votoraty não mostraram muito entrosamento e o Serrano tomou conta da partida. Desde os primeiros minutos o jogador Robinho, atacante da equipe visitante, mostrou ser um jogador com uma habilidade fantástica. Não tinha marcador do Votoraty que conseguia parar o camisa 9.


Disputa de bola no ataque dos donos da casa logo no começo da partida. Foto: Fernando Martinez.


Grande chance do Serrano pelo alto, em ótima jogada do craque Robinho. Foto: Fernando Martinez.

Pelos lados do time da casa, o jogador Rafinha era a única peça que funcionava. Ele levou bastante perigo ao gol paranaense, mas não conseguiu chegar à marcação do seu gol. Mas a partida foi muito movimentada, agradando a todos os presentes do estádio. E enquanto o jogo rolava, conversávamos com mais pessoas da imprensa, já fazendo uma perspectiva para o ano de 2010, aonde todos esperam que seja MUITO melhor do que esse ano que está acabando.


Atacante do Votoraty encarando defensor do time paranaense. Foto: Fernando Martinez.

E com o Serrano criando as melhores chances, a partida chegou ao seu intervalo sem a abertura do marcador. Aproveitamos então para ir às arquibancadas nos refrescarmos. Nesse meio tempo, mais conversas com o assessor de imprensa do Joinville e a idéia de visitar a Arena Joinville muito em breve. Também degustamos alguns sorvetes de groselha e muito refrigerante. O segundo tempo começou com a gente ainda vendo o jogo dali.


Final da primeira etapa e mais uma tentativa de ataque do Serrano pela direita. Foto: Fernando Martinez.


Momento "Discovery Channel" no JOGOS PERDIDOS: dois simpáticos exemplares da fauna brasileira também colocando o Serrano na Lista. Uma rolinha e um quase-calango no alambrado vendo atentamente a partida. Fotos: Fernando Martinez.

Fomos então pegando nosso rumo para voltar às tribunas quando o Serrano conseguiu chegar ao primeiro gol da partida aos 6 minutos. Numa bola lançada em profundidade, o jogador Massai entrou na área e tocou na saída do goleiro Renato. Com enorme justiça no marcador graças ao melhor futebol demonstrado, Serrano 1x0. E nem com a desvantagem no marcador o Votoraty conseguiu melhorar seu jogo, encontrando muitas dificuldades para entrar na defesa adversária.


Chutaço do Serrano que tirou tinta da trave esquerda do goleiro Renato. Foto: Fernando Martinez.

Já de volta nas tribunas, era genial acompanhar a narração da partida por uma rádio paranaense sendo feita pelo celular. Um dos comentaristas da partida era Paulo Guedes, diretor do Serrano. Por não terem conseguido uma linha telefônica, eles ficavam apenas com esse celular nas mãos, nervosíssimos e torcendo muito para que o Serrano segurasse a vitória. Conversamos bastante com esse diretor e ele disse que a equipe veio mesmo para ficar no cenário estadual e quem sabe, nacional...


Votoraty tentava o empate de todas as formas, aqui pelo alto. Foto: Fernando Martinez.

E o jogo foi ganhando detalhes dramáticos, pois os dois times se lançavam ao ataque sem se preocupar em nenhum momento com o sistema defensivo. Depois dos 30 minutos tivemos chances claríssimas de mais gols na partida. A primeira chance clara foi numa chegada do jogador Rafinha pela direita. Ele entrou na área e tocou colocado, mas a bola caprichosamente bateu na trave, evitando o gol do Votoraty. No contra-ataque, foi a vez do Serrano tirar tinta da trave em chute do ótimo jogador Robinho.


Belíssima jogada dos donos da casa, mas que acabou indo parar na trave. Foto: Fernando Martinez.

O Votoraty foi com tudo para buscar o empate após os 40 minutos, e o time não esperava que o Serrano fosse mortal aos 44 minutos dessa segunda etapa. Num desses perigosos contra-ataques dos paranaenses, o jogador Joel recebeu dentro da área e chutou forte, vencendo o goleiro renato e selando a classificação da equipe de Prudentópolis. Muita festa dos jogadores reservas, da comissão técnica e do pessoal da rádio da cidade. Sentindo a desclassificação, a torcida já começou a ir embora.


Aqui o momento do segundo gol do Serrano, em belo chute do jogador Joel. Foto: Fernando Martinez.

Nos acréscimos, mais um chute forte de Rafinha na trave, para desespero dos poucos torcedores que ainda estavam nas dependências do Domenico Paolo Metidieri. O dia não era mesmo dos donos da casa.

Final de jogo: Votoraty 0-2 Serrano Centro-Sul. Grande vitória e heróica classificação do caçula da elite paranaense em cima de um forte rival paulista. Pelo menos 90% do estádio não esperava essa desclassificação, mas ela foi muito, mas muito merecida mesmo, pois a garra do time visitante foi algo digno de registro. Indo com essa vontade toda, com certeza farão um bom papel em 2010. E para o Votoraty, que não jogou com suas principais peças, também podemos esperar coisa boa ano que vem, e eles vem pensando no acesso para a Série A1.

Bom, depois dessa fantástica rodada dupla voltamos para São Paulo fugindo das enormes nuvens de tempestade que pairavam pelo céu de Votorantim e Sorocaba. Mas chegando na capital paulista não teve como fugir, e tomei uma chuva-monstro para chegar no aconchego do meu lar. A chuva continuou pelo domingo todo, mas isso não me impediu de ver mais três partidas.

Até mais!

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário