Procure no nosso arquivo

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Palestra vacila e empata em casa com o Desportivo Brasil pela Segundona

Opa,

Com a chuva que caía na Grande São Paulo, tinha desistido de curtir os embalos de sábado à noite na cidade de São Bernardo do Campo, em mais um jogo do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Mas no meio da tarde o tempo abriu e eu então me animei para ir até a cidade do ABC paulista ver uma partida pela Quarta Fase do torneio. Palestra e Desportivo Brasil disputariam a segunda partida do ano no Estádio Baetão.

Saí da Javari com tempo de sobra para chegar no ABC. Peguei o trem na estação Mooca, desci na Estação Santo André e de lá peguei o trólebus até o Terminal de SBC, não sem antes enfrentar um pequeno trânsito por causa de um evento que acontecia ali. Como tinha tempo mais do que suficiente até o jogo começar, fui fazer uma boquinha num dos bares perto de lá. Mas graças a esse evento, um monte de gente mal encarada e bebaça também estava no boteco. E a trilha sonora da minha refeição foi a mais bizarra possível também.


Detalhe da estação Mooca de trem, que fica pertinho da Javari e é um lugar em que respiramos história. Ao lado, um dos pratos no bar que jantei em São Bernardo. Será que se eu pedisse um "pasté" eles iriam entender direitinho? Fotos: Fernando Martinez.

Mas não tive maiores problemas com isso, e bastante satisfeito segui a pé até o Baetão. Ao entrar no campo, vi que a chuva causou bastante estrago no gramado sintético do estádio. Os gandulas estavam tirando a água que ficou empoçada dentro das quatro linhas com rodos gigantescos. Mesmo com o pessoal tomando essa providência, o campo ficou bastante prejudicado. Mas no final das contas, os times conseguiram superar essa adversidade sem maiores problemas.


Dois momentos do pessoal com os rodos gigantes tirando a água empoçada do gramado sintético do Baetão. Fotos: Fernando Martinez.

Mas a hora da partida tinha chegado e lá estava eu pronto para as fotos oficiais e exclusivas das duas equipes e do simpático trio de arbitragem. mais uma vez deixo um abraço ao pessoal do Palestra pela enorme simpatia com que tratam a equipe do JOGOS PERDIDOS:


Palestra SB - São Bernardo do Campo/SP. Foto: Fernando Martinez.


Desportivo Brasil PL - Porto Feliz/SP. Foto: Fernando Martinez.


O árbitro Rodrigo Martins Pereira e os assistentes Alessandro Pitol Arantes e Reinaldo Rodrigues dos Santos acompanhados pelos capitães das equipes. Foto: Fernando Martinez.

Os jogos do Grupo 16 nessa quarta fase da Segundona 2009 vem sendo marcados pelo total equilíbrio. Das quatro partidas realizadas, três empates e em somente uma delas tivemos uma equipe vitoriosa (vitória do time de Porto Feliz em cima do Red Bull). E sendo a segunda partida do Palestra no Baetão, e a vitória era essencial para deixar o time em boa situação, pois no segundo turno do grupo joga duas partidas longe dos seus domínios. Mas do outro lado, o Desportivo Brasil prometia surpreender, pois é o líder do grupo.

E o jogo que os times fizeram na fase anterior também no Baetão foi uma das poucas partidas em que o time do ABC paulista não jogou bem em casa depois que deslanchou na competição. Mas depois do heróico empate contra o Red Bull, a equipe verde queria mostrar serviço para sua torcida. Fui então acompanhar o ataque palestrino durante o tempo inicial, aproveitando que a chuva não dava as caras por lá.


Zaga do Desportivo Brasil protegendo a bola de atacante do Palestra. Foto: Fernando Martinez.

Mas o jogo foi bastante truncado até metade do primeiro tempo. Nenhuma das duas equipes chegava com perigo e a partida ficou concentrada só no meio de campo. O primeiro chute da equipe palestrina aconteceu somente aos 21 minutos em bom tiro de fora da área. O Desportivo chegou pela primeira vez aos 25 minutos com boa cobrança de falta que passou bem perto do gol.


Cruzamento do time da casa para dentro da área adversária. Foto: Fernando Martinez.

A chuva então chegou no Baetão, e junto com ela o Palestra passou a dominar a partida. Já da parte coberta do estádio, vi a equipe verde ficar em cima dos visitantes até o apito final da primeira etapa. O time chegou bem perto do gol em dois lançamentos na área aos 38 e aos 41 minutos. Os dois tiveram desvio certeiro dos atacantes, e a bola passou bem perto da trave do time de Porto Feliz.


Escanteio pela esquerda do ataque palestrino. Foto: Fernando Martinez.

A partida porém chegou ao seu intervalo com o 0x0 no marcador. Como a chuva parecia que tinha vindo para ficar, resolvi ficar por ali mesmo. O local estava cheio de gente torcendo pelo Desportivo Brasil, inclusive com o eterno capitão do São Paulo Dario Pereyra no meio do pessoal. Muita gente alheia ao jogo também estava presente, e aposto que algumas das pessoas ali nem sabiam os nomes dos times também...


Disputa de bola no meio de campo ainda no primeiro tempo. Foto: Fernando Martinez.

Para o segundo tempo de partida, vimos o Palestra voltar muito melhor, encurralando o Desportivo Brasil no seu campo de defesa e não dando nem chance para o contra-ataque do time visitante. A equipe palestrina jogou bem demais, e o Desportivo não conseguia neutralizar todas as investidas da equipe da casa. Aos 8 minutos, a equipe local chutou uma bola na trave depois de rebote do goleiro adversário.


Uma das boas chances do time da casa no final da primeira etapa. Foto: Fernando Martinez.

Aos 19, mais uma boa chance em chute de longe do Palestra e que passou muito próximo à trave direita do arqueiro de Porto Feliz. Aos 26 mais uma bola na trave, no que seria um frango histórico do goleiro Vágner, que tentou amortecer um chute vindo da direita, mas a bola escapou das suas mãos e foi parar na trave direita. Ninguém do Palestra conseguiu chegar no rebote.


Visão geral do Baetão com a festa da torcida local. Foto: Fernando Martinez.

Parecia questão de tempo o gol do Palestra sair, mas não dá para considerar um time que vem fazendo ótima campanha e é o líder do grupo como carta fora do baralho. Somente aos 31 minutos o Desportivo Brasil deu seu primeiro chute ao gol palestrino. E foi um chutaço, com o goleiro William fazendo bela defesa e mandando a bola para escanteio. Na cobrança, a zaga do time do ABC falhou e o jogador Erivelto apareceu sozinho para cabecear no canto esquerdo e deixar o time de Porto Feliz na frente do placar.


Chegada do Palestra pelo meio ao final do jogo. Foto: Fernando Martinez.

Com a inesperada desvantagem no marcador, o Palestra agora tinha pouco tempo para pelo menos empatar o jogo. Mas a equipe sentiu um pouco o gol do Desportivo e mesmo jogando dentro da área de novo, as chances não apareciam tanto. O time visitante fez seu jogo direitinho, segurando a bola e por pouco não chega ao segundo gol numa belíssima cobrança de falta aonde o goleiro fez um verdadeiro milagre.

O jogo estava num ritmo alucinante e após os 40 minutos o Palestra foi só pressão. Mas parecia que o time não arranjaria forças para chegar na igualdade no marcador. Mas para a festa da torcida presente e para que o jogo não ficasse com um placar tão injusto, o time conseguiu deixar tudo igual na bacia das almas, aos 44 minutos. Despois de um escanteio na direita, a bola foi para o segundo pau, um dos atletas escorou para o meio da área e o jogador Gustavo cabeceou para empatar a peleja.


Detalhe do gol de ampate do Palestra na partida: aqui, o exato momento da bola escorada para o meio da área. Foto: Fernando Martinez.

Mas o Palestra achou que o resultado estava garantido e bobeou demais após o empate, e o Desportivo Brasil criou duas claríssimas chances para passar na frente do marcador, mas o goleiro William fez dois milagres e não deixou que o time do ABC saísse derrotado do campo de jogo.

Final de jogo: Palestra 1-1 Desportivo Brasil. O resultado deixa o time do ABC fora da zona de classificação com seus três pontos, em três empates até aqui. O segundo colocado é o Red Bull, que ganhou fora de casa do Taubaté, deixando o Burro da Central na última posição do grupo. O time de Porto Feliz é o líder, de novo, no final do primeiro turno.

Sossegado e sem nenhuma pressa, desci até o Terminal São Bernardo para voltar para a capital paulista e curtir a noite de sábado com muito filme bom na programação. No domingo acabei desistindo de acompanhar um jogo na Javari pois a chuva da madrugada me assustou. Mas na semana teremos mais jogos aqui no JP!

Abraços

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário