Procure no nosso arquivo

terça-feira, 3 de outubro de 2006

Estádios pelo Brasil, volume 8: Estádio José Américo de Almeida Filho (Almeidão) (João Pessoa/PB)

Olá,

Aproveitando minha estada em João Pessoa, fui fazer uma visita ao Estádio José Américo de Almeida Filho, mais conhecido como Almeidão. Trata-se de um estádio que pertence ao Governo Estadual e está localizado numa área de 42 Ha, junto à BR 230 que liga João Pessoa à Campina Grande. Nos últimos meses vinha sendo utilizado pelo Botafogo e Auto Esporte de forma regular e, eventualmente, pelo Nacional de Cabedelo. Sua capacidade é de 44.000 espectadores e, quando completo, chegará a 47.000 lugares.


Foto da época da construção do Almeidão. Reprodução: Orlando Lacanna.

Encontrei enormes dificuldades para conseguir autorização para a visita, pois na primeira tentativa, logo de manhã, o segurança do local alegou que o encarregado não estava e, só ele, poderia autorizar minha entrada. Fui orientado a retornar por volta das 16 horas. Por conta disso, fui à praia e, pontualmente às 16 horas estava de volta e, para minha surpresa, fui informado que a visita não seria autorizada. Fiquei indignado e convenci o segurança a me encaminhar ao responsável, pois queria conversar a respeito da negativa.


Detalhe da linda parte do Almeidão que fica atrás das numeradas. Foto: Orlando Lacanna.


Arquibancada "com sombra" do Almeidão. Foto: Orlando Lacanna.

Depois de um bom tempo de espera, fui recebido e percebi o firme propósito da não autorização de fazer as fotos do estádio, uma vez que estavam cumprindo ordens superiores. Como o estádio estava com alguns problemas de manutenção, segundo o responsável, as fotografias poderiam ser usadas de forma depreciativa, comprometendo a administração atual e, como todos sabem, estamos em ano eleitoral. Depois de muita conversa, finalmente (ufa!) chegamos a um acordo e a visita foi autorizada, mas é claro, devidamente acompanhado pelo responsável e somente em algumas dependências.


Parte "com sol" do Almeidão. No detalhe do gol direito do estádio. Foto: Orlando Lacanna.


Agora a parte esquerda do Almeidão. Foto: Orlando Lacanna.

Num dos lados, na parte superior ficam as cadeiras numeradas, cativas, reservadas às autoridades e à turma do 0800 (convidados que não pagam ingresso). Na parte inferior ficam as arquibancadas especiais que são popularmente chamadas de "arquibancadas sombra", e em contrapartida, no lado oposto, ficam as arquibancadas comuns também conhecidas como "arquibancadas sol", apesar de nos guichês estar escrito de forma tradicional, a população prefere os apelidos "sol e sombra" uma vez que de um lado bate sol e de outro não.


Fachada do CT do Botafogo FC, de João Pessoa e tradicionalíssimo time do Nordeste. Foto: Orlando Lacanna.

No geral as dependências são confortáveis, com as fileiras bem espaçadas, assim como as cadeiras bem largas e os torcedores das arquibancadas assistem aos jogos sentados, não dificultando a visão de quem está na fileira de trás. Não pude entrar no gramado, mas à distância percebi que o estado de conservação é razoável e vem sendo melhorado.


CT do Botafogo com o Almeidão de fundo. Foto: Orlando Lacanna.

Depois dessa visita devidamente supervisionada, fui até o CT do Botafogo que fica ao lado do Almeidão. Encontrei um local amplo, com dois campos gramados, alguns degraus de arquibancada e alojamento para atletas das diversas categorias, tudo bem simples e sem muitos cuidados de conservação.

Bem, depois dessa overdose de campo de futebol, retornei ao hotel para recompor as energias, uma vez que ainda teria mais alguns dias para curtir o sol e as praias paraibanas.

Abraços,

Orlando

Nenhum comentário:

Postar um comentário