Procure no nosso arquivo

segunda-feira, 17 de junho de 2019

Tudo em branco com Venezuela e Peru em Porto Alegre

Texto e fotos: Fernando Martinez


A cobertura da Copa América pediu passagem na tarde de sábado aqui no Jogos Perdidos. Depois de acompanhar a abertura na sexta-feira com o triunfo brasileiro contra os bolivianos, cruzei o espaço aéreo entre a capital bandeirante e a cidade de Porto Alegre tendo na pauta livre do blog a minha segunda partida no certame, o glorioso duelo entre Venezuela e Peru na magnífica Arena do Grêmio.

Desde a cerimônia de encerramento da Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016 eu não colocava os pés fora do estado de São Paulo. Aquele momento maravilhoso passou e em poucos meses a vida pessoal entrou em parafuso. Fui do céu ao inferno completo num demorado processo que se estendeu por todo ano de 2017 até o começo de 2018. Saí do buraco contando com a preciosa ajuda de amigos, uma organização particular nunca vista e bastante trabalho.

Comecei a sair do fundo do poço no meio de 2018 e por ser tudo bem recente não me imaginava saindo da capital paulista tão cedo. Quando rolou o sorteio, eu apostava na sorte e contava que meus três alvos principais - Uruguai, Venezuela e Catar - atuassem nas redondezas. Quando as bolinhas foram tiradas confirmei apenas os asiáticos no Morumbi. Se quisesse ver venezuelanos ou uruguaios, teria que viajar.

Aos poucos a ideia foi tomando forma e, com um pouco de aperto aqui e ali, consegui me organizar. Fiz minha gloriosa reestreia fora de casa no campeonato que fecha o mais fabuloso ciclo esportivo que esse país já viu na história. Por sorte, a Venezuela atuaria no sábado e o Uruguai no domingo. A logística foi complicada, nada que alguns meses de planejamento incansável não resolvessem.


Foi aqui que iniciei minha primeira jornada interestadual em quase três anos

O apito inicial da peleja seria às 16h00, então eu não podia pegar meu voo tão tarde. Acabou que a passagem com melhor preço tinha decolagem às seis da matina. Praticamente nem dormi depois de chegar do Morumbi ainda tendo que arrumar a mala. Cansadão, fui até Congonhas e dali parti com destino ao Sul do país naquela que foi a minha sétima viagem à capital do Rio Grande do Sul.

Desembarquei no Aeroporto Salgado Filho pouco antes das oito horas e, como o check-in no hotel era apenas meio-dia, fui dar uma passeada no centro da cidade. Nas minhas duas últimas visitas - em 2012 e 2014 - eu não tinha conseguido ir tomar o maravilhoso sorvete com nata do Mercado Municipal e felizmente dessa vez a programação deu certo. Enquanto degustava a iguaria, apareceu por lá o Raul, o maior anfitrião de Brasília, e o amigo passou a fazer companhia na minha viagem até a noite do domingo.

Saímos do centro por volta do meio-dia e pegamos um táxi até meu hotel. Deixei minhas coisas, troquei de roupa rapidinho e seguimos até a casa gremista. A região tinha várias barreiras e descemos a cerca de um quilômetro do destino. Fomos a pé e eu, mesmo de longe, já vislumbrava a magnitude da cancha. Quando chegamos e tivemos a visão completa... nossa senhora! O estádio é simplesmente magnífico. Passei alguns minutos imóvel apenas contemplando a beleza da enorme construção.


A fachada da monumental casa do Grêmio


Diferente do que passei no Morumbi um dia anterior, o entorno do estádio gremista é enorme e com espaço suficiente para não passarmos aperto


O genial Fantasma de 69 - que lembra a eliminação da Argentina pelo Peru nas eliminatórias da Copa de 1970 após um 2x2 na Bombonera - zanzando em torno do estádio

Somando todas as minhas visitas a Porto Alegre, eu assisti um total de cinco partidas no velho Estádio Olímpico entre 2004 e 2007. A nova casa tricolor foi inaugurada em dezembro de 2012 e como só retornei na Copa do Mundo, não tinha tido o prazer de conhecê-la. Como descolar ingresso em jogo do Grêmio não é tão fácil, a chance perfeita pintou nesse Venezuela x Peru. A sorte foi ter encontrado um voo com preço bom da capital gaúcha até Belo Horizonte no domingo, caso contrário, o esquema não teria dado certo.

Como o amigo Raul entraria por outro portão, me separei dele na entrada da Arena e segui sozinho. O confronto não tinha tanto apelo, então a presença de público era diminuta. Encontrei alguns venezuelanos, mas a presença de peruanos era maior. Entrei na boa e com tempo de passear com tranquilidade pelo local conhecendo cada parte do largo espaço que dá a volta completa pelo lado de fora. O único problema foi o fortíssimo calor. Estar em Porto Alegre em junho com temperatura acima de 30 graus é uma heresia.

Andei muito e tirei foto de todo mundo que estava com alguma fantasia estranha, da estátua do Renato Gaúcho e da genial calçada da fama. Já estava cansado e o fato de precisar subir uma escada absurdamente comprida para alcançar o anel superior foi profundamente desgastante. O fato de ter chegado cuspindo o pulmão direito não me fez deixar de ficar absolutamente maravilhado com a visão que tive lá do alto. Foram poucas as vezes que fiquei tão impressionado.


A Arena do Grêmio recebeu um público pequeno para Peru x Venezuela, algo que deixou o clima ainda mais legal


As bandeiras de Peru e Venezuela no primeiro jogo de Copa América na capital gaúcha


Boa presença da torcida peruana em Porto Alegre

Por mais que o duelo não tivesse tantos atrativos ao torcedor comum, eu o esperava com ansiedade. Além de rever a seleção peruana após 18 anos (estava presente no empate por 1x1 contra o Brasil no Morumbi pelas Eliminatórias da Copa de 2002), eu estava prestes a ver a equipe principal venezuelana em campo pela primeira vez. A Vinotinto já estava na Lista desde 2007 - derrota contra os Estados Unidos por 2x1 e revés diante do México por 2x0 nos Jogos Panamericanos - porém nada como assistir a seleção adulta e "tirar o J" com estilo.

Minha estreia com o escrete adulto venezuelano foi exatamente no oitavo encontro deles com o Peru na história da competição. Nos sete anteriores, apenas um triunfo e cinco derrotas. O único empate aconteceu em 1989 em Salvador, época em que eram o saco de pancadas do continente, situação que hoje em dia mudou completamente. Pelo lado alvirrubro também há muita diferença, principalmente por conta de terem retornado a uma Copa do Mundo depois de 36 anos de ausência, de longe o melhor momento do futebol do país no século XXI.

Fiquei zanzando pelo anel superior da Arena até os atletas subirem ao gramado. Na busca do meu lugar marcado vi que ele era atrás de um dos gols, ao lado de uma grande concentração de torcedores. Como as laterais do setor estavam vazias, quis ficar de boa e sem aperto, então me mandei para um dos cantos. De lá assisti um jogo que não foi a oitava maravilha do mundo. Apesar disso, e levando em conta que em eventos grandes eu aplaudo até papel picado voando, eu gostei e aproveitei cada segundo. Compromisso internacional entre seleções em campo neutro é sempre genial, independente do que aconteça.

Claro que eu preferia ver vários gols, pena que os selecionados não me deram esse presente. Bom, eu cheguei a ver dois, porém ambos foram anulados. O primeiro deles saiu aos seis minutos quando Christofer Gonzáles aproveitou sobra na área e fez a favor do Peru. O árbitro Vilmar Roldan levou assombrosos quatro minutos para anular o tento por impedimento.

Boa parte dos gremistas que estavam na Arena vaiavam Paolo Guerrero toda vez que o centroavante tocava na bola e os colorados respondiam com aplausos animadíssimos. Foi assim durante os 90 minutos. Enquanto isso, a Venezuela melhorou e teve duas oportunidades de abrir o placar. O alvirrubro respondeu com três lances bons do seu camisa 9. O intervalo chegou nesse cenário.


Seleções perfiladas para os hinos nacionais


Saída do goleiro venezuelano igual vaca brava em cima de atacante do Peru


Ah, o VAR... presença que será constante durante a Copa América do Brasil


Visão geral do ataque peruano no primeiro tempo


Bola alçada com perigo dentro da área da Venezuela

Na etapa final fui passear pelas cadeiras mais altas já com a noite dando as caras. A primeira chance de gol foi venezuelana logo no comecinho com boa cobrança de falta de Rondón. Aos 17, Farfán completou cruzamento da esquerda e fez outro gol peruano, só que novamente ele foi anulado pelo árbitro após consulta ao VAR por impedimento.

A partir daí eu comecei a imaginar que o 0x0 seria inevitável. A Vinotinto ficou com um a menos aos 28 minutos com a expulsão de Mago. Os peruanos colocaram a esperança da vitória nos pés de Guerrero e gritavam "Paolo" a plenos pulmões. Foram várias as chegadas com perigo próximo da meta defendida por Fariñez, mas os atletas não foram capazes de vencer o arqueiro.


O bonito entardecer de Porto Alegre na belíssima Arena do Grêmio


O bonito contraste dos uniformes de Peru e Venezuela


Cruzamento dentro da área peruana no segundo tempo


Boa chegada do Peru e boa defesa do goleiro venezuelano


Soteldo segurando a bola no ataque da vinotinto

O resultado de Venezuela 0x0 Peru não foi ideal, principalmente para os comandados de Ricardo Gareca. Agora eles pegam a Bolívia pensando apenas em vencer e depois o Brasil em São Paulo em jogo que pretendo também acompanhar de perto. A Vinotinto pega o onze local em Salvador, uma tarefa sempre ingrata. Da minha parte ficou aquele gostinho de quero mais, porém como disse antes, acompanhar torneio grande de perto é tão legal que isso é o de menos.


Última visão da Arena do Grêmio. Um dia ainda volto lá...

Dei uma última passeada por todo o estádio antes de reencontrar o amigo candango. Andamos cerca de dois quilômetros num breu insano até chegar na Estação Anchieta do Trensurb. Dali retornamos ao centro da cidade e fizemos uma janta de campeões na estação rodoviária. O lugar era simples, o que não impediu que a comida fosse ótima. Com a barriga cheia finalmente cada um retornou a seus respectivos hoteis.

Terminei a noite vendo o segundo tempo de Argentina x Colômbia e dormi cedo pois o dia tinha sido cheio... assim como o domingo também seria. Na pauta, finalmente uma seleção bicampeã olímpica e mundial passou a fazer parte da minha Lista. Era uma pedra no sapato há muitos anos.

Até lá!

_________________________

Ficha Técnica: Venezuela 0x0 Peru

Competição: Copa América; Local: Arena do Grêmio (Porto Alegre); Árbitro: Wilmar Roldán Pérez (Col); Público: 13.370 pagantes; Renda: R$ 2.400.080,00; Cartões amarelos: Luis Del Pino, Yangel Herrera (Ven); Renato Tapia, André Carrillo (Per); Cartão vermelho: Luis Del Pino (Ven) 30 do 2º.
Venezuela: Wuilker Fariñez; Roberto Rosales, Jhon Chancellor, Mikel Villanueva e Luis del Pino; Júnior Moreno (Ronald Hernández), Jefferson Savarino (Darwin Machís), Yangel Herrera, Tomás Rincón e Jhon Murillo (Yeferson Soteldo); Salomón Rondón. Técnico: Rafael Dudamel.
Peru: Pedro Gallese; Luis Advincula, Carlos Zambrano, Luis Abram e Miguel Trauco; Renato Tapia, Jefferson Farfán, Christofer Gonzáles (André Carrillo), Yoshimar Yotún (Andy Polo) e Christian Cueva (Edison Flores); Paolo Guerrero. Técnico: Ricardo Gareca.
_____________

© 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário