Procure no nosso arquivo

segunda-feira, 24 de junho de 2019

Brasil massacra os peruanos e ficam em primeiro no Grupo A

Texto e fotos: Fernando Martinez


Depois de duas coberturas uma cobertura na quinta-feira - o futebol de sexta lamentavelmente não aconteceu -, no sábado teve novo jogo da Copa América na capital paulista. Fazendo sua estreia no torneio, a Arena Corinthians recebeu o encontro de líderes do Grupo A: Peru x Brasil. A quarta apresentação da seleção verde e amarela na casa alvinegra e a quarta que acompanhei in loco.

Ver jogo internacional em Itaquera trouxe à tona inevitáveis e saudosas memórias da Olimpíada e principalmente da Copa do Mundo. Trouxe também de volta a certeza de que partida grande ali é algo bastante complicado. As filas eram enormes, o sol estava forte e foi um inferno alcançar o portão de entrada. Outro fator triste é ver que aquele espaço ao redor da enorme construção praticamente vazio. Nem em 2016, nem agora os organizadores tiveram o dom de fazer o mínimo que fosse para entreter direito a rapaziada que pagou ingresso.

Assim como no Brasil x Bolívia, fiquei sozinho e afastado dos amigos que se espalharam por setores diferentes. Com isso ao meu redor tinha aquele monte de coxa, muita gente sem noção, um número avassalador de aventureiros que não sabem o que é acompanhar futebol em estádio. Isso sem contar aquelas musiquinhas horrendas como a vergonhosa "sou brasileiro com muito orgulho". Ter o olho furado com um garfo causa sensação melhor do que ficar escutando essa anomalia direto. O que resta fazer é tentar ignorar os problemas e levar tudo de boa.


Peru x Brasil: depois de Copa do Mundo e Olimpíada, chegou a hora da Arena Corinthians receber um jogo da Copa América


Muvuca absurda na chegada ao estádio. Incrível como evento vai e evento vem e nada muda na (des)organização

Esse foi meu segundo duelo entre brasileiros e peruanos na história. O primeiro foi no distante 25 de abril de 2001, o empate por 1x1 no Morumbi válido pelas Eliminatórias de 2002. Uma noite em que Romário fez seu último gol em compromissos oficiais pela seleção. Depois daquela partida foram apenas outras duas com a amarelinha: Uruguai em julho de 2001 e a despedida contra Guatemala no Pacaembu em 2005.

As duas equipes somavam quatro pontos antes da peleja. Os comandados de Tite derrotaram a fraca Bolívia na abertura por 3x0 e empataram sem gols com a Venezuela em atuação tenebrosa. Os alvirrubros também ficaram no zero contra os venezuelanos em Porto Alegre e fizeram 3x1 nos verdes atuando no Maracanã. No retrospecto histórico da Copa, vantagem brasileira: oito vitórias, três derrotas e três empates. No último confronto, o Peru, que não vencia desde 1975, eliminou o Brasil na fase inicial durante a edição centenária de 2016.


Seleções perfiladas para os hinos nacionais


Guerrero, bastante homenageado na casa corintiana, tentando emplacar ataque pela esquerda


Bom momento peruano quando o marcador ainda estava em branco


Casemiro marcando o primeiro gol da seleção tupiniquim


O fim de tarde na capital paulista e a bonita visão da Arena Corinthians


Nova tentativa do Peru ainda no tempo inicial da peleja

Em 2019 o Peru assustou... apenas nos dez minutos iniciais. No restante do tempo o Brasil simplesmente massacrou o time de Guerreiro e companhia. Os pouco mais de 42 mil pagantes ficaram felizes com o que viram. Aos 11 minutos Casemiro abriu o placar após confusão dentro da área. Aos 18, o goleiro Gallese deu um auxílio luxuoso aos locais. Ele vacilou na saída de bola, presenteou Roberto Firmino - que estreou no JP há dez anos num Figueirense x Marília pela Copa São Paulo - e o atacante do Liverpool não bobeou: 2x0.

O arqueiro peruano se redimiu aos 22 evitando o gol de Everton Cebolinha com ótima defesa. Acontece que aos 31 o avante gremista arriscou de fora da área e ampliou a vantagem brasileira num golaço! Gabriel Jesus desperdiçou a chance do quarto tento aos 38. O Peru criou apenas um momento, aos 43, e Alisson mandou pela linha de fundo. A tarde estava indo embora quando o intervalo chegou apontando a boa vantagem do Brasil.

Na etapa final Daniel Alves marcou pela quarta vez aos oito minutos e confirmou o primeiro lugar do Grupo A ao selecionado cinco vezes campeão do mundo. A peleja caiu bastante de produção e a vitória parcial da Venezuela estava complicando a situação alvirrubra. Perto do fim a animação retornou com o gol de Willian aos 44 e um pênalti perdido por Gabriel Jesus aos 48.


Boa chegada local pela esquerda no início do segundo tempo


Casemiro (5) preparando o chute dentro da grande área


A vantagem já era enorme, mas em nenhum momento o Brasil parou de atacar

Fim de papo na Arena Corinthians com Peru 0-5 Brasil. O escrete canarinho terminou a fase inicial com sete pontos, nenhum gol sofrido e a liderança garantida. A Vinotinto derrotou a Bolívia por 3x1 e ficou com o segundo lugar. "La Bicolor" ficou em terceiro e espera o restante da rodada para saber se estará nas quartas de final.

Saí de boa do estádio, sem pressa e com tempo de garantir alguns copos de cerveja (vazios) com o nome dos países para a coleção. Encontrei os amigos que estavam espalhados pela Arena - Luiz, Bruno, Nilton, Jamil e o glorioso Paulo "Shrek" - pertinho da entrada principal e dali fomos ao metrô. Futebol de novo só em alguns dias com jogo remarcado da Segundona e mais Copa América na pauta.

Até lá!

_________________________

Ficha Técnica: Peru 0x5 Brasil

Competição: Copa América; Local: Arena Corinthians (São Paulo); Árbitro: Fernando Rapallini (Arg); Público: 45.067 presentes (42.317 pagantes/2.750 não pagantes); Renda: R$ 10.009.095,00; Cartões amarelos: Yoshimar Yotún, Luis Advincula (Per), Casemiro, Thiago Silva (Bra); Gols: Casemiro 12, Firmino 19 e Everton 32 do 1º, Dani Alves 8 e Willian 45 do 2º.
Peru: Pedro Gallese; Luis Advincula, Miguel Araujo, Luis Abram e Miguel Trauco; Renato Tapia, Yoshimar Yotún (Edison Flores), Andy Polo, Jefferson Farfán e Christian Cueva (Josepmir Ballón); Paolo Guerrero (Christofer Gonzáles). Técnico: Ricardo Gareca.
Brasil: Alisson; Dani Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Filipe Luís (Alex Sandro); Arthur, Casemiro (Allan), Gabriel Jesus, Philippe Coutinho (Willian) e Everton; Roberto Firmino. Técnico: Tite.
_____________

© 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário