Procure no nosso arquivo

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Estádios pelo Brasil, volume 44: Estádio Fernando di Marco (Capivari/SP)

Fala, pessoal!

Procurando nos nossos arquivos "perdidos", com fotos antigas que nunca foram publicadas pelo JP, publico hoje mais um post da série "Estádios pelo Brasil". Na última vez que estive na cidade de Capivari, isso em 2008, fiz fotos do estádio aonde o Capivariano FC mandava suas partidas antes da inauguração do estádio atual. A "cancha" em questão é o Estádio Municipal Fernando di Marco.


O nome da cidade logo na entrada do munícipio, uma tradição no estado de São Paulo. Foto: Fernando Martinez.


Portão principal do Estádio Fernando di Marco. Foto: Fernando Martinez.

O estádio fica localizado no bairro Estação e não muito longe da atual casa do CFC. Pelo nome dá para deduzir que a antiga estação ferroviária fica por lá. Infelizmente o local está em estado de abandono, sem os antigos trilhos desde o começo dos anos 80 e sem previsão de que um dia algum trem volte a passar por ali, devido ao inexplicável abandono das ferrovias no nosso país. Essa proximidade do estádio com a estação deu o apelido da equipe, "Leão da Sorocabana".


Arquibancada que fica atrás do gol "da entrada" do estádio e ao fundo a administração do local. Foto: Fernando Martinez.


Agora o outro lado da arquibancada "da entrada" do Fernando di Marco. Foto: Fernando Martinez.


Gol da entrada do estádio. Foto: Fernando Martinez.

Quando da minha visita, o local se mostrava em razoáveis condições, e ainda era palco de jogos das escolinhas municipais e particulares, além de partidas amadoras. Fui muito bem recebido pelo caseiro do Fernando di Marco e também por sua família, que moram numa casa humilde que fica literalmente ao lado do portão principal do estádio.


Árvores e muito verde no que seria a "arquibancada oposta" do estádio e refletores. Foto: Fernando Martinez.


Parte coberta. Foto: Fernando Martinez.


Bancos de reservas do local. Fotos: Fernando Martinez.

O local tem uma parte coberta relativamente bem cuidada e arquibancadas de concreto atrás das duas metas. O que seria uma "arquibancada oposta" tem árvores em toda a extensão da linha lateral, numa paisagem bela e não tão frequente nos estádios do nosso interior. Infelizmente o local não teria como abrigar jogos da Segundona em virtude da pequena capacidade, mas nada que algumas arquibancadas tubulares não resolvessem a questão.


Mais uma visão da parte coberta do Fernando di Marco. Foto: Fernando Martinez.


Gol "dos fundos" do estádio, sempre com muito verde. Foto: Fernando Martinez.

Andei por todos os cantos do Fernando di Marco, tentando imaginar como deveria ter sido as tardes de domingo por ali ainda com o futebol profissional desfilando pelo gramado. Não deveria ser fácil para os adversários do Capivariano jogar ali nos tempos do profissionalismo.

Foi justamente ali que o Capivariano se tornou Campeão Paulista da Terceira Divisão em 1984, jogando um final contra o Garça e saindo vitorioso na disputa de penalidades máximas. A equipe mandou suas partidas lá até o ano de 1992, e em dezembro daquele ano o Estádio Carlos Colnaghi foi inaugurado, e o CFC nunca mais mandou seus jogos no antigo campo.


Outra visão dos refletores do estádio. Algo que não temos nem na Javari, nem no Nicolau Alayon. Foto: Fernando Martinez.


Antigo placar, aqui sem utilidade. Foto: Fernando Martinez.


Uma visão do gol "dos fundos" visto da parte coberta do Fernando di Marco. Foto: Fernando Martinez.

As fotos mostram o local antes de uma reforma que foi programada para o ano de 2010. Não tivemos a chance de visitar mais o histórico estádio municipal, mas esperamos ansiosamente a primeira chance possível para que isso possa acontecer. De qualquer forma, espero que os amigos tenham curtido essa agradável visita que fizemos a um dos palcos históricos do interior paulista, o Estádio Fernando di Marco.

Até a próxima!

Fernando

3 comentários:

  1. Muito legal a meteria !
    Parabens Fernando e equipe JP !
    Nem eu que moro na cidade sabia da situação do estadio !
    Esse estadio tem muita historia, era o caldeirão do leão da Sorocabana !
    Não tive a oportunidade de ver jogos nesse estadio, mas o pessoal mais antigo que frequentava, disse que era legal de ver jogos, pois a torcida ficava bem proxima ao campo, era dificil o Leão ser batido.

    Abraços e obrigado pela divulgação !

    ResponderExcluir
  2. Gostei da mat�ia ,eu j�joguei nesse est�dio e tamb�m assisti alguns jogos do le�o.

    ResponderExcluir
  3. Eu não só assisti jogos do Leão como joguei muitas vezes nesse lendário estádio do Leão da Sorocabana. Jogos memoráveis, oque Rafael falou é verdade, o Leão era dificil de ser batido!!!
    Saudades.

    ResponderExcluir