Procure no nosso arquivo

segunda-feira, 19 de setembro de 2005

Brasileiro Série B: Portuguesa 1-0 Guarani

Opa,

Começando agora com os posts dos meus jogos do final de semana, vamos com a primeira pedida do último sábado. Desde 2003 pedindo para poder ver um quadrangular decisivo da Série B do Brasileiro e nada. Então, nada mais justo que, tendo a chance de vê-lo do lado de casa, estar lá para prestigiar a Portuguesa. Sim, estivemos no jogo entre Portuguesa e Guarani, pela primeira rodada da Segunda Fase da Série B.

A idéia era ter ido também em Santo André na última sexta-feira, mas uma série de fatores (sem carro, com chuva, com frio, dependendo de trem e com muito serviço a fazer) nos deixaram na mão. Mas vamos recuperar esse joguinho, pois ainda teremos duas chances lá no ABC.

Mais uma vez nessa jornada eu e o Mílton fomos os escolhidos. Vale lembrar que esse foi o 35º jogo da Portuguesa no Canindé pela Série B desde 2003. Desses 35 jogos, eu estive presente em 32, e o Mílton em 31. Acredito que estamos entre os Top 10 de quem mais viu esses jogos por lá.

E um detalhe antes do jogo: Nota 0 para a diretoria da Portuguesa, já que aproveitaram a classificação e a euforia da torcida para aumentar os preços dos ingressos: 20 pilas para uma arquibancada na Série B é uma extorsão. Enquanto Náutico, Márilia, Guarani resolvem fazer promoções e abaixar o preço dos ingressos nessa fase para atrair torcida, e Portuguesa faz o contrário. Péssimo exemplo e exemplo de administração sem visão alguma.

Mas tudo bem, o que vale é que chegamos lá e por incrível que pareça, não havia fila alguma para compra dos ingressos e muito menos para entrar no Canindé. Perfeito! Lá dentro, um bom público aguardava o início do jogo. Mesmo com o frio e a garoa bastante gente apareceu por lá.


Uma figura lendária pelos estádios de São Paulo. Direto do Senhor dos Anéis e das batalhas da Terra Média, o nosso amigo Orc fazendo embaixadinhas no Canindé. Fotos: Fernando Martinez.

O jogo começou bem movimentado, com a Portuguesa deixando claro que faria de tudo para começar o quadrangular na liderança. Sempre tomando as rédeas da partida, buscava mais o gol do que o time de Campinas. Depois de algumas boas chances desperdiçadas, no meio da primeira etapa, a Lusa cansou. Sem muita emoção, o jogo acabou indo para o intervalo 0 a 0 mesmo.

Na segunda etapa o jogo foi muito melhor. Logo de cara a Lusa voltou com tudo, e fez uma blitz na área bugrina. Depois de duas belíssimas defesas do goleiro Jean, a Portuguesa foi recompensada aos 10 minutos. Depois de uma bela defesa do goleiro, que mandou a bola pela linha de fundo, o zagueiro Dú Lopes marcou, depois de uma cobrança de escanteio, de cabeça, o primeiro gol lusitano.


Jogadores preparados na área bugrina para cobrança de escanteio para a Lusa...


... O zagueiro Dú Lopes (encoberto na foto), marca de cabeça o primeiro e único gol da Portuguesa na partida. Notem que o goleiro Jean estava um tanto quanto mal colocado. Fotos: Fernando Martinez.

O gol colocou mais lenha no jogo, e a partida começou a ficar um toma lá dá cá genial. O Guarani com maior posse de bola, mas com o ataque inoperante e sem levar tanto perigo ao gol do Gléguer e a Portuguesa mandando bem nos contra-ataques, mas esbarrando no preciosismo dos seus atacantes.

Depois dos 30 minutos, o ataque da Portuguesa cansou, e o técnico Giba, sem nenhuma explicação não trocou ninguém, e isso levou o Guarani a crescer mais ainda na posse de bola, mas novamente esbarrou na inoperância do seu ataque. Mesmo com algum sufoco no fim do jogo, a partida terminou assim mesmo.


Contra-ataque rápido da Portuguesa com o atacante Johnson. Bela defesa do goleiro Jean. Foto: Fernando Martinez.

Final de jogo: Portuguesa 1-0 Guarani e os três primeiros pontos para a Portuguesa nessa fase. Já é um começo, e vamos torcer para vermos também um Quadrangular Final no Canindé. Seria genial.

Depois tem o post do jogo de domingo.

Até

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário