Procure no nosso arquivo

sexta-feira, 6 de maio de 2005

Uma Volta ao Passado, volume 2: CA Candimotense/Palmital AC

Olá, pessoal!

Dando seqüência à visita que fiz aos times desativados no último fim-de-semana prolongado, relato o que apurei referente ao Candidomotense e Palmital.

CA CANDIDOMOTENSE


Escudo do Clube Atlético Candidomotense.

Conhecido como CAC, foi fundado em 1962, tendo disputado 12 campeonatos profissionais em 2 períodos, a saber: de 1963 a 1965 e de 1980 a 1988. Atualmente o CAC encontra-se desativado e não há nenhum movimento para fazê-lo voltar, embora o Estádio Benedito Pires esteja em razoáveis condições.

Quando da minha visita à Cândido Mota, conversei com várias pessoas à respeito de uma provável volta ao profissionalismo e ouvi de todos que é impossível, pois o CAC não existe mais. Fiquei indignado com a situação, até porque, na cidade existe uma grande indústria de bebidas (CONTI) que patrocina uma equipe de basquete de Assis. Ora, se patrocinam uma equipe de outra cidade e de outro esporte, por que também não investir num time de futebol na sua própria cidade?


Clube Atlético Candidomotense em 1964. Foto: Arquivo família Dante Maschio. Reprodução: Cris Maschio.

Contatei o Departamento de Marketing da CONTI e fui informado que nunca foram procurados por ninguém da cidade ou fora dela visando reativar o futebol profissional em Cândido de Mota e não há interesse da empresa em formar um time próprio. Resumindo, ninguém tem interesse e isso é lamentável.


Estádio Municipal Benedito Pires - Cândido Mota / SP. Foto: Orlando Lacanna.


Estádio Municipal Benedito Pires - Cândido Mota/SP. Foto: Orlando Lacanna.

PALMITAL AC


Escudinho do Palmital AC. Foto: Fernando Martinez.

Fundado originalmente em 19/12/1929, com o nome de Operário F.C., disputou 5 competições profissionais até 1966 quando passou a se chamar Palmital A.C., tendo como apelidos "Galo do Planalto" e " PAC". Com essa nova denominação, disputou 14 campeonatos entre 1967 e 1997 com alguns períodos de ausência. Esse time tem como propriedade o Estádio Manoel Leão Rego em precárias condições e é utilizado somente por amadores:


Estádio Manoel Leão Rego - Palmital / SP. Foto: Orlando Lacanna.

O clube possui também um prédio que funcionava como sede, cujo interior foi destruído por um incêndio:


Sede inativa do Palmital AC. Foto: Orlando Lacanna.

O Município possui o Estádio Miguel Assad Taraia em boas condições, local em que o PAC realizou suas últimas partidas e esse estádio também é utilizado somente para jogos de amadores.


Estádio Municipal Miguel Assad Taraia - Palmital / SP. Foto: Orlando Lacanna.

Visitei o Jornal da Comarca e fui atendido pelo Cláudio (gente fina por sinal), que afirmou não acreditar no retorno do PAC ao futebol profissional à curto prazo, apesar do bom estádio, pois além de muitas dívidas a própria população ainda estaria traumatizada com os acontecimentos ocorridos no último ano de participação (1997). Quando os atletas, que haviam sido trazidos do norte do Paraná, por um empresário, foram literalmente abandonados na cidade sem terem ao menos o que comer. Naquela ocasião algumas famílias "adotaram" os atletas fornecendo comida e até recursos financeiros para poderem retornar às suas cidades de origem. Esse fato foi matéira de destaque no citado jornal.


Camisa do Palmital Atlético Clube utilizada numa partida contra a Santacruzense no final dos anos 80. Foto: Fernando Martinez.

Como a cidade não tem condições e não quer nem ouvir falar em empresários, fica difícil um retorno. Em minhas próximas viagens à região, pretendo visitar as cidades de Ourinhos, Bernardino de Campos e Salto Grande.

Abraços,

Orlando

3 comentários:

  1. sou nascido em palmital gostaria de ver este time do pac nas divisoes de base do futebol paulista senhor prefeito vereadores olha quantos garotos bons debola tem na cidade faca algumas coisas da valor para este meninos futurode amanha eu moro emcarapicuiba sp

    ResponderExcluir
  2. sim com certeza disso eu não tenho dúvidas disso eu amigo os gorotos são o futuro do amanhã eu seu oquer e isso muito bem formar um atleta eu já ajudei a formar vários atletas em

    ResponderExcluir
  3. cadê a prefeitura quer não faís nada pelos jovem da cidade em

    ResponderExcluir