Procure no nosso arquivo

segunda-feira, 27 de março de 2023

Águia do Vale voa mais alto e derrota o USAC pela Série A3

Texto e fotos: Fernando Martinez


No sábado começou a segunda fase do Campeonato Paulista da Série A3 e fui até Suzano assistir o genial duelo entre União Suzano e São José no Estádio Francisco Marques Figueira. Encontro dos donos da casa com Ricardo Costa, o técnico do título invicto da Segundona de 2021. A Águia, que saiu da lanterna para se classificar, queria vencer.

O USAC fez uma primeira fase sem sustos. Se não apresentou um futebol brilhante, também não fez feio. Já o time do Vale do Paraíba começou a A3 com três empates e depois com três derrotas. Só que aí, como uma fênix, emplacou uma sequência absurda de oito vitórias seguidas, sete delas por 1 a 0, e chegou na nova etapa como um dos favoritos ao acesso.

Não via jogo profissional em Suzano desde janeiro de 2022, justamente um USAC x São José com vitória do primeiro por 2 a 1. Estive também na abertura da segunda fase do ano passado, mas a partida contra o Comercial não foi realizada por falta de ambulância. Vale registrar também que a peleja foi a minha 50ª no Suzanão em todos os tempos. Foi o 16º estádio que alcançou essa marca na minha Lista, apenas o terceiro nos últimos sete anos.

Estive nessa com o trio, Milton, Pucci e Bruno. Fizemos todo aquele percurso manjado da Luz até a Estação Suzano e dali pegamos um Uber. Antes, mandei brasa em um espetinho glorioso de medalhão de frango pois o aroma estava irresistível e que felizmente correspondeu à expectativa. Tem que arriscar bastante degustar esse tipo de iguaria no meio da rua. Como estou escrevendo essas linhas nesse exato momento, deu para perceber que não me fez mal. Ufa!

Já na mais famosa cancha da cidade, fiquei na beira do gramado esperando captar as fotos posadas de ambos os clubes. O São José posou sem crise, mas o USAC se recusou. A lista de times antipáticos que se recusaram a posar para as imagens oficiais em 2023 chega a um trio composto pela Portuguesa, o rebaixado Lemense FC e agora o escrete suzanense. Não adianta, nunca vou achar legal uma equipe se recusar a fazer algo tão simples.


São José EC - São José dos Campos/SP


Capitães, o árbitro Paulo Cesar Francisco, os assistentes Daniel Paulo Ziolli e Leonardo Tadeu Pedro e o quarto árbitro Rodrigo Santos

Estava um calor insano, então não me restou alternativa a não ser ficar na entrada do túnel de arbitragem, único lugar com sombra no estádio. Fiz igual no duelo entre Coritiba e Vitória da Conquista válido pela Copinha. Pena que a partida tenha sido tão fraca e totalmente decepcionante. O USAC não se encontrou e o São José se arriscou pouco.

Os atacantes locais foram neutralizados sem nenhuma dificuldade por parte da zaga visitante. Com o passar do tempo, a Águia foi se soltando e passou a ocupar o setor ofensivo. Aos 33 Igor Miranda cometeu falta na área... pênalti. Nicholas bateu bem e colocou os joseenses em vantagem. Foi com o 0 a 1 que a peleja chegou no intervalo.



Duas chegadas pelo lado direito do ataque do USAC bem parecidas


De pênalti, o São José saiu na frente no primeiro tempo



USAC todo no ataque buscando o empate

Na etapa final subi até a parte coberta e mesmo com um monte de gente ao lado alucinada gritando tanto quanto um feirante atrás de cliente consegui prestar atenção no que acontecia dentro de campo. O USAC se arriscou mais e o São José se defendeu. Só que foram oportunidades tímidas até a expulsão de Wendell Júnior aos 31 minutos.

Com um a mais no relvado, o União teve duas chances reais de deixar tudo igual primeiro em um ataque pela esquerda e chute por cima e depois com bate-rebate dentro da área nos acréscimos que a zaga visitante afastou. Quando o árbitro apitou pela última vez, o escrete do Vale comemorou bastante o resultado.





O União tentou, porém não foi capaz de empatar o jogo na etapa final


Placar final da boa estreia joseense na segunda fase da A3

O União Suzano 0-1 São José foi a melhor estreia possível apesar da apresentação não tão boa assim por parte da Águia. No outro confronto do grupo, o Grêmio Prudente derrotou o Desportivo Brasil fora de casa. Na outra chave, o Bernô fez 5 a 0 no Capivariano e o Marília meteu 3 a 0 na Matonense em Matão. Os dois melhores de cada grupo se garantem na semifinal.

Fizemos o caminho de volta até a capital, não sem antes ir bater uma xepa na lanchonete que tem na região da estação como já virou tradição em jogos por lá. Cada um pegou seu rumo e todos sem planos para o domingo. Eu quase desisti, porém no fim fui ao ABC conferir de perto a final da gloriosa Taça Independência.

Até lá!

Ficha Técnica: União Suzano 0-1 São José

Local: Estádio Francisco Marques Figueira (Suzano); Árbitro: Paulo Cesar Francisco; Público: 575 pagantes; Renda: R$ 7.140,00; Cartões amarelos: Patrick, Igor Miranda, Vicente, Wendel Júnior, Ricardo Costa; Cartão vermelho: Wendel Júnior 31 do 2º; Gol: Nicholas (pênalti) 33 do 1º.
União Suzano: Felipe Nicolas; Compri (Gabriel Pereira), Cléber (Josué), José Leandro e Igor Miranda (Gabriel Cunha); Augustine, Guilherme Lobo e Alan Lopes (Lucas Andrey); Patrick, Gabriel Mendes e Renan Henrique. Técnico: Laécio Aquino.
São José: Ariel; Luis Dario (Fernando), Caio César, Matheus Abreu e Rafael Verrone; David Lucas, Pedrinho e Léo Machado (Pedro Favela); Wendel Júnior, Nicholas (Lorran) e Vicente (Wendel Barros) (Samuel Balbino). Técnico: Ricardo Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário