Procure no nosso arquivo

terça-feira, 21 de março de 2023

Audax rebaixado para a Segunda Divisão em 2024

Texto e fotos: Fernando Martinez


Tinha várias partidas agendadas na região na tarde de sábado, todas válidas pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista da Série A3. Acabei escolhendo ir até o Estádio José Liberatti acompanhar o Audax x Desportivo Brasil que poderia ser o último capítulo do alvirrubro na terceirona. O time precisava de um pequeno milagre na luta contra a queda.

O Audax precisava ganhar do Desportivo e ainda torcia para Votuporanguense e Sertãozinho não vencerem seus jogos contra Rio Preto e São José. Se isso tudo não acontecesse, o antigo Pão de Açúcar voltaria à Segundona, torneio que não joga desde 2008. Mas de acordo com tudo que (não) aconteceu no decorrer da Série A3, eu sinceramente achava que a salvação seria apenas na base do milagre. A diretoria fez tudo errado e a queda apenas "premiaria" o fraco trabalho.


GO Audax EC - Osasco/SP


Desportivo Brasil PL - Porto Feliz/SP


Capitães com o árbitro Michel de Camargo, os assistentes Guilherme Holanda Moura Lima e Cláudio Rafael Ribeiro e o quarto árbitro Tarciano Jose de Lima

Fui com o Milton nessa e o Rochdale recebeu um público bem pequeno, assim como em todo o certame, para ver a possível despedida do clube osasquense. Um clima bastante diferente do que se via ali nos tempos entre 2014 e 2016, quando o local era repleto de torcedores, figuras que pairavam em torno de Mário Teixeira, o homem-forte do time, e aspones mil. Tinha apenas um fotógrafo em campo, eu mesmo, registrando o momento.

Eu tinha acompanhado os confrontos do Audax contra o Red Bull Bragantino II - O Retorno, derrota por 1 a 0, e o empate por 0 a 0 contra o Rio Preto. Não esperava uma atuação muito diferente e a expectativa se confirmou. O alvirrubro foi mal, assim como em quase toda a competição. A equipe até tentou fazer uma pressão nos minutos iniciais, só que as investidas foram tímidas.

Sem demorar, o Desportivo, que lutava por uma vaga entre os oito melhores, abriu o marcador aos 16 minutos. Renan recebeu bom passe de Giba e tocou na saída de Paulo Vítor. O gol foi o golpe fatal nas pretensões osasquenses. Aos 35 Fábio K meteu a mão na bola dentro da área e o árbitro anotou pênalti. Rodrigo Andrade cobrou sem problema e ampliou a vantagem da agremiação de Porto Feliz.


Lance do começo da peleja no Rochdale


Oliveira, goleiro do Desportivo, comemorando o primeiro gol



Atrás no marcador, o Audax pouco fez atrás do empate



O segundo gol visitante, em pênalti cobrado por Rodrigo Andrade

O 2 a 0 contra era um pesadelo e no intervalo todo mundo já sabia que não tinha jeito. O Votuporanguense estava ganhando e o Sertãozinho empatando. Porém o maior problema estava no Rochdale. Nem a expulsão de Lucas Adell aos oito ajudou os donos da casa. Foram raros os lances de perigo. Elton em tiro pelo meio tentou e a grande chance do gol de honra saiu dos pés de Wesley Bolinha aos 33. Ele recebeu na esquerda, driblou o goleiro... e chutou pela linha de fundo.





O Audax correu atrás de uma melhor sorte, porém não teve sucesso


A melhor chance osasquense foi nesse lance. Wesley Bolinha driblou o goleiro e chutou pela linha do fundo


Boa defesa de Oliveira nos minutos finais

No fim, a partida terminou em Audax 0-2 Desportivo Brasil. O antigo time da capital paulista voltará para a Segunda Divisão (que não será mais a última em 2024) após 16 anos. Fruto de uma série de erros e situações que implodiram um dos projetos mais bem feitos no país até hoje. Isso sem contar o ego e a vontade de abraçar o mundo e um toque do Rei Midas ao contrário. Tudo em que tocaram se destruiu. Agora vão ter que recomeçar o projeto praticamente do zero.

Estive no primeiro jogo do Pão de Açúcar, um empate de 2 a 2 com o Jabaquara no Ulrico Mursa em 2007. Acompanhei a trajetória desde o começo. Emblemático ver o retorno à quarta divisão depois de 15 anos sendo o único fotógrafo credenciado no Rochdale. As matérias que pintaram na grande rede mostram imagens do vice-campeonato de 2016, mas quase ninguém tem fotos da péssima campanha de 2023. Mais uma prova que o Jogos Perdidos, apesar de sermos pré-históricos na internet, é muito necessário ainda hoje.

Com uma carona do indefectível Jandir voltamos à capital com planos de pegar os trilhos da péssima ViaMobilidade no dia seguinte ver de perto o mata-mata da Série A2

Até lá!

Ficha Técnica: Audax 0-2 Desportivo Brasil

Local: Estádio José Liberatt (Osasco); Árbitro: Michel de Camargo; Público: 137 pagantes; Renda: R$ 1.620,00; Cartões amarelos: Carlos, Piá, Fábio K, Wesley, Lucas Adell, Gildevan, Índio, Hamilton Faria (PF do Audax); Cartão vermelho: Lucas Adell 8 do 2º; Gols: Renan 16 e Rodrigo Andrade (pênalti) 36 do 1º.
Audax: Paulo Vitor; Altair (Wesley Bolinha) (Igor), Rodrigo Sabiá (Kendy), Lucas Andrade e Fábio K (Sayão); Carlos, Dudu (Andrey) e Wesley; Geovani, Piá e Elton. Técnico: Márcio Ribeiro.
Desportivo Brasil: Oliveira; Douglas, Lucas Adell, Índio e Renan; Igor Cristiano (Alisson Adriano); Giba (Bruno Lucca) e Kayo (Padilha); Gustavo Queiroz (Lombardi), Rodrigo Andrade e Giovanny Morais (Gildevan). Técnico: Fábio Toth.

Nenhum comentário:

Postar um comentário