Procure no JP

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Esquadrão calunga goleia o Palestra pela Segundona

Salve, amigos!

Finalizando a nossa cobertura da 10ª rodada do Campeonato Paulista da Segunda Divisão de Profissionais de 2011, na manhã do último domingo, acompanhei o duelo entre o São Vicente AC e o Palestra. Deglariariam-se os donos da casa, em busca de sua classificação à fase seguinte, e os eliminados palestrinos, ambicionando um fim digno para a equipe no campeonato. Aclimatado no simpático Estádio Mansueto Pierotti, debaixo de uma fina e fria garoa que ajudava a manter péssimas as condições do gramado, parti para a realização das fotos oficiais da partida:


São Vicente AC - São Vicente/SP. Foto: Estevan Mazzuia.




Palestra SB - São Bernardo do Campo/SP. Foto: Estevan Mazzuia.


Arbitragem composta por Jorge Torres, Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo, Newton dos Reis Barreira e Daniel Carlos Luciano Fernandes, e capitães das equipes, Tassio e Marcão. Foto: Estevan Mazzuia.

Com seis equipes emboladas na briga por quatro vagas, titubear contra os eliminados Palestra e Nacional pode custar caro, ainda mais jogando em casa. Ciente disso, a equipe alvinegra partiu para o ataque. Logo aos 4 minutos, Flávio caiu pela direita e bateu forte no canto inferior esquerdo de Vinícius, obtendo escanteio.

Aos 13 minutos, o ótimo Lutcho pegou a sobra de um bate-rebate e bateu cruzado à direita de Vinícius, abrindo o placar da partida. Dois minutos depois, Tico cobrou falta da direita e obrigou Vinícius a se esticar todo para não ser encoberto, mandando a bola para escanteio.


Detalhe da defesa de Vinícius, após falta cobrada por Tico. Foto: Estevan Mazzuia.

Com tanto volume de jogo, o segundo gol amadurecia. E se consumaria aos 20 minutos: Lutcho cobrou uma "falta-quase-escanteio", de maneira ensaiada, rolando para Waguininho, que chutou a gol; a bola foi amortecida por um zagueiro da equipe verde, e solta pelo arqueiro Vinícius nos pés do zagueiro-artilheiro Marcão, que não vacilou e balançou as redes.


Marcação forte não evitou a derrota palestrina. Foto: Estevan Mazzuia.

Com a desvantagem, o Palestra acordou e foi ao ataque. Aos 28 minutos, após uma cobrança de falta da esquerda, Diego voou para impedir o gol, dando início a uma sequencia de escanteios em fazor do onze do ABC paulista. Quatro minutos depois, foi a vez de Garrido quase diminuir, chutando com perigo à esquerda do gol de diego.


Diego voando para impedir o gol da equipe visitante. Foto: Estevan Mazzuia.

A resposta vicentina não poderia ser melhor: em contra-ataque, Pedro Henrique ganhou do zagueiro na corrida e deslocou a pelota por cima do arqueiro rival, aos 34 minutos.


Mais uma bola na área palestrina, na primeira etapa. Foto: Estevan Mazzuia.

Houve tempo para o Esquadrão Calunga fazer mais um, pela boa e velha jogada mortal: cobrança de escanteio de Lutcho, seguida por cabeceio de Marcão. a rede balançou, mas o tento foi invalidado pelo árbitro, que assinalou uma falta de ataque no lance.

Aproveitei o intervalo da partida para saborear um salgado na lanchonete local, e assistir um pouco da decisão do torneio de Wimbledon. Com a partida praticamente decidida, e um público maior, encorajado pelo fim da garoa, a segunda etapa se iniciou com duas alterações no Palestra: Horácio e Munhoz deram lugar a Jeferson e Casarini, numa tentativa do técnico Daniel Vieira da Silva mudar a história do jogo.


Ataque vicentino na segunda etapa. Foto: Estevan Mazzuia.

As alterações pareciam ter dado certo. Aos 13 minutos, o Palestra atacava com certo perigo, e chegou a chutar uma bola no travessão vicentino. Dez minutos depois, Waguininho recebeu de cara para o gol e bateu forte, mas Vinícius mandou para escanteio. Na cobrança, Tiaguinho quase ampliou a goleada, com gol olímpico.


Raro ataque palestrino, na segunda etapa. Foto: Estevan Mazzuia.


Mais uma boa chance desperdiçada pelos visitantes. Foto: Estevan Mazzuia.

Reencontrado em campo, o São Vicente ampliou aos 35 minutos, com Cocada, de cabeça, após bola da esquerda alçada na área. Aos 42 minutos, a bola cruzou o campo e encontrou Diego livre pela direita. O lateral bateu forte no canto inferior esquerdo de Vinícius, que evitou o quinto gol, desviando para escanteio.


Detalhe do quarto gol vicentino. Foto: Estevan Mazzuia.

Aos 44 minutos Matheus, que havia entrado no lugar de Pedro Henrique, deu números finais à peleja, após receber a bola na direita e bater com força à esquerda de Vinícius. Antes de balançar as redes, a bola ainda acertou a trave. Detalhe: a FPF assinalou o gol para Henrique, que nem entrou em campo. A equipe divulgou erroneamente a escalação, invertendo os números das camisas de Henrique e Matheus.

Fim de jogo, São Vicente 5x0 Palestra. Apesar do tropeço da última rodada diante do Guarujá, o São Vicente tem agradado sua torcida, e vem apresentando um futebol criativo, com jogadores de muita qualidade, como Lutcho, Marcão, Waguininho e Pedro Henrique. Apesar do começo ruim e da goleada sofrida para o EC São Bernardo no primeiro turno, parece ser a equipe da Baixada com condições de ir mais longe no campeonato.

Já o Palestra deve muito ao arqueiro Vinícius o fato de o placar poder ser demonstrado por dedos de uma única mão. Não fosse pela perda de pontos sofrida pelo Nacional, seria forte candidata ao último lugar da chave, tendo em vista que enfrentará a equipe da capital fora de casa. É isso.

Abraços e até a próxima

Estevan

Nenhum comentário:

Postar um comentário