Procure no nosso arquivo

terça-feira, 2 de junho de 2009

Rio Branco retorna à elite do futebol paulista em 2.010

Olá,

No domingo pela manhã aconteceu a última rodada da segunda fase do Campeonato Paulista da Série A2, com a realização de duas partidas decisivas válidas pelo Grupo 3 da competição, sendo que, uma delas foi realizada na cidade de Americana, mais especificamente no Estádio Dr. Décio Vitta, reunindo o Rio Branco E.C. contra o São José E.C., num duelo entre dois gigantes do futebol interiorano de São Paulo.

Como o JOGOS PERDIDOS vem acompanhando essa competição desde o início, não poderia faltar a uma partida tão importante, motivo pelo qual, deixei a Capital logo cedo e rumei até o local da partida, fazendo uma viagem bem tranquila e chegando com tempo suficiente para conversar com alguns amigos da imprensa de Americana e São José dos Campos, que demonstravam ansiedade e, ao mesmo tempo confiança na conquista do acesso pelos times das suas respectivas cidades. Como o time da casa jogava pelo empate, o pessoal local parecia um pouco mais tranquilo, porém o desfecho disso tudo só seria conhecido após os noventa minutos de bola rolando e muita luta dos dois times.

Depois do bate-papo, me posicionei à beira do gramado com o objetivo de fotografar os participantes desse grande jogo, cujas fotos apresento abaixo:


Rio Branco E.C. - Americana/SP. Foto: Orlando Lacanna.


São José E.C. - São José dos Campos/SP. Foto: Orlando Lacanna.


Quarteto de arbitragem comandado por Sálvio Spínola Fagundes Filho (FIFA), com os assistentes Luis Alexandre Nilsen e Alex Alexandrino e o quarto árbitro Sérgio da Rocha Gomes acompanhado pelos capitães das equipes. Foto: Orlando Lacanna.

A partida teve início e o "Tigre" tomou iniciativa de ir para cima da defesa da "Águia do Vale", criando perigo logo aos 3 minutos, quando o meia Junay cobrou uma falta com maestria, exigindo difícil defesa do goleiro Daniel, assustando a torcida joseense que compareceu em bom número. Não demorou muito e aos 8 minutos, o Rio Branco fez com que a sua torcida explodisse de alegria, quando o avante Romarinho inaugurou o placar, ao aproveitar um tremendo vacilo da defesa do São José que falhou feio no lance.


Bola indo morrer no fundo da meta joseense no primeiro gol do Rio Branco. Foto: Orlando Lacanna.

Mesmo tendo aumentado sua vantagem, o Rio Branco permaneceu atacando, criando alguns momentos de relativo perigo ao gol dos visitantes que, por sua vez, saíam para o ataque em velocidade, criando dificuldades para o goleiro Cristiano, que foi obrigado a se virar para evitar o gol de empate, como aconteceu aos 13 minutos, numa jogada com a participação do avante e capitão Renato Santiago.


Difícil defesa de Cristiano evitando o empate do São José. Foto: Orlando Lacanna.

A partida seguia com as duas equipes demonstrando boa disposição, porém dos quinze aos trinta minutos, ocorreram poucos lances mais agudos, uma vez que o Rio Branco já dava sinais claros da sua intenção de acalmar o ritmo da partida, enquanto o São José encontrava dificuldades para penetrar no setor defensivo alvinegro.


Empenho dos atletas dos dois times pela posse da bola. Foto: Orlando Lacanna.

Nos últimos quinze minutos, o lance mais perigoso ocorreu aos 32 minutos, quando o São José teve uma falta a seu favor que foi cobrada por Willian Baiano e defendida parcialmente por Cristiano, cujo rebote foi aproveitado por Rincon, mas aí o goleiro local apareceu bem novamente e acabou com o perigo. Daí em diante, a partida seguiu equilibrada e a vantagem mínima a favor do Rio Branco foi mantida até o final do primeiro tempo.

O intervalo passou muito depressa e quando a bola voltou a rolar, o São José procurou de todas as formas chegar ao empate, porém era visível a falta de tranquilidade para dar sequência às jogadas e, dessa forma facilitava as coisas para a defesa do Rio Branco que só esperava o momento certo para encaixar um contra-ataque e liquidar a fatura.

O tempo passava rápido para o São José que não conseguia encontrar o caminho do gol, pois enfrentava uma equipe muito bem armada e consciente do seu papel em campo e isso foi aumentando o nervosismo dos seu atletas, culminado com a expulsão do ala Danilo Báia, aos 27 minutos, tornando a missão joseense muito mais difícil.


Um dos ataques do São José na segunda etapa. Foto: Orlando Lacanna.

Com um homem a mais, o time da casa se sentiu mais à vontade e saiu forçando as jogadas de ataque, até que, aos 33 minutos, chegou ao seu segundo gol, anotado por Junay num tirambaço desferido de fora da área, fazendo com que a torcida local aumentasse o ritmo da festa pela certeza da vitória.


Torpedo que resultou no segundo gol do time de Americana. Foto: Orlando Lacanna.

No final da partida, o goleiro Daniel do São José ainda cometeu um pênalti que lhe causou a expulsão de campo, obrigando o atleta Ivan a ir para o gol para tentar a defesa. Bola na marca da cal e o artilheiro Lincon preparado para cobrar e aumentar ainda mais a diferença e a festa da torcida, porém a bola caprichosamente foi contra o travessão. Depois disso, o time do Rio Branco ficou tocando bola só esperando o apito final e sair comemorando o acesso.


Pênalti desperdiçado por Lincon. Foto: Orlando Lacanna.

A partida foi encerrada com o placar final de Rio Branco 2 - 0 São José que premiou com o acesso à Série A1 uma equipe que fez uma campanha espetacular, jogando 25 partidas e só perdendo uma única vez. Agora vai disputar o título com o Monte Azul em duas partidas que serão realizadas nos dois próximos finais de semana. Quanto ao São José, fica o consolo de ter realizado uma boa campanha, porém não o suficiente para levá-lo de volta à elite.

Tão logo a partida foi encerrada, os jogadores do Rio Branco iniciaram uma festa que se estendeu à torcida, num clima de muita alegria e orgulho pelo acesso conquistado.


Comemoração dos atletas pelo retorno à elite em 2.010. Foto: Orlando Lacanna.


Atletas e torcedores unidos na alegria pela conquista. Foto: Orlando Lacanna.

Permaneci por alguns minutos no interior do gramado presenciando a comemoração e também dando um tempo para que o público de 6.772 pagantes deixasse o estádio e diminuísse o congestionamento em torno do estádio, para que eu pudesse começar a viagem de retorno a São Paulo.

Antes de encerrar, faço questão de registrar meus cumprimentos a todos do Rio Branco e à população de Americana pela importante conquista. Foi isso.

Abraços,

Orlando

Nenhum comentário:

Postar um comentário