Procure no nosso arquivo

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Grêmio Barueri ganha a primeira na Série A

Opa,

Fechando os jogos do final-de-semana, no domingo tive a chance de ver um jogo que juro que se me falassem que aconteceria há oito anos atrás acharia um absurdo, uma ilusão, uma insanidade sem tamanho. Mas como esse "impossível" é mais que possível hoje em dia, segui até a cidade de Barueri para um jogo do Campeonato Brasileiro entre dois times que subiram para a elite do futebol brasileiro em 2009: Grêmio Barueri e Avaí, na Arena Barueri.

A primeira vez que vi o time de Barueri foi num genial Grêmio Barueri x Guaçuano, pela extinta Série B3 do Paulista em 2001. Desde então, o time conseguiu cinco acessos seguidos pelo Paulistão e dois acessos em Campeonatos Brasileiros. Uma ascenção fulminante pouca vezes vista em solo tupiniquim. E naquela tarde de quarta-feira, 23 de maio de 2001, nem sonharia que poderia ver o time disputando um jogo pelo principal campeonato do país. Tudo bem que foi o terceiro jogo do time em casa, mas para nós do JP a estréia foi essa contra o time catarinense.

Junto comigo o Mílton resolveu reaparecer das cinzas e ir junto seguindo de metrô e trem até a cidade da Grande São Paulo. Mesmo com o metrô lotado, a ida foi sossegada, e o caminho da Estação Jardim Belval da CPTM até a Arena Barueri foi feita sem nenhum percalço. Eu não ia lá desde setembro do ano passado, e pude ver que as obras da Arena estão indo a todo vapor. A arquibancada oposta às cabines de TV já estão com as obras adiantadas.

Chegamos a tempo de ver o começo do jogo e lá fomos nós para a arquibancada superior da Arena, que mesmo com uma temperatura de 14 graus estava agradável. O Mílton nunca tinha ido ali em cima e ficou impressionado com as instalações da Arena, muito acima dos padrões atuais dos estádios brasileiros e inclusive do estádio escolhido para jogos da Copa 2014 no estado de São Paulo, mas muito acima mesmo.


Jogador do Barueri sofrendo marcação firme da zaga catarinense. Foto: Fernando Martinez.

Bom, mas falando do jogo, a partida reunia os dois únicos times que ainda não tinham vencido na Série A 2009. Eram dez jogos sem nenhuma vitória conquistada, e o jogo do domingo era mais que importante para que um dos dois times pudesse sair da zona de rebaixamento do Brasileirão. E a partida começou num bom ritmo, e logo aos 7 minutos o primeiro zero saiu do placar.


Com as obras da Arena Barueri ao fundo, chute de longe do time da casa. Foto: Fernando Martinez.

E ele só saiu do placar graças a uma falha incrível do goleiro Renê, do Barueri. Depois de uma falta cobrada pelo jogador Marquinhos, um zagueiro do GRB resvalou na bola, e ao tentar encaixar a mesma, o arqueiro do time da casa deixou ela entrar no fundo das suas redes. Frangaço na Arena, e o time catarinense estava na frente do marcador.


Goleiro do Avaí fazendo ótima defesa em cobrança de falta do GRB. Foto: Fernando Martinez.

Enquanto o time da casa tentava sem sucesso chegar ao empate ainda no primeiro tempo, eu e o Mílton ficamos sabendo que o David também estava perdido por ali. Mas ele acabou escolhendo seu lugar na arquibancada inferior, pertinho do gramado da Arena. Mas sempre que vou ali eu prefiro ficar na parte superior graças ao grande conforto que temos por ali.


Ataque do Avaí contra o Grêmio Barueri pela Série A do Brasileiro. Foto: Fernando Martinez.

Aos 36 minutos, o time catarinense foi prejudicado num lance que o árbitro se enganou por completo. Ele deu falta na entrada da área e ainda por cima expulsou o zagueiro do Avaí. Mas na hora já vimos que nem falta tinha sido. O time azul de Santa Catarina acabou sentindo a falta desse atleta no segundo tempo. Mas para a primeira etapa, o jogo seguiu com a vitória parcial do time visitante.

Para o intervalo fomos na fantástica lanchonete da Arena Barueri e o Mílton ficou abismado com o conforto que é proporcionado ao torcedor por ali. As já citadas aqui no JP mesinhas, bancos para todos e um grande espaço para que as pessoas possam ficar ali sem apertos. Será que um dia veremos esse tipo de conforto em algum outro estádio em São Paulo?


Sempre é bom mostrar o conforto que os torcedores do Barueri tem na arquibancada superior e na foto seguinte o David perdido na arquibancada inferior. Fotos: Fernando Martinez.

O segundo tempo então veio com o time barueriense melhor em campo, aproveitando ao máximo a chance de ter um jogador mais em campo. A equipe criou e jogou em cima do time catarinense desde o começo, mas só aos 17 minutos chegou ao esperado empate, com o golaço de Ewerton no ângulo direito do goleiro Eduardo Martini.


Ataque avaiano na segunda etapa da partida. Foto: Fernando Martinez.

Todos ali sentiam que a vitada poderia chegar, e ela finalmente veio aos 38 minutos, já no apagar das luzes. E o artilheiro do time Pedrão foi quem virou o marcador para os donos da casa. Ele aproveitou cruzamento da esquerda e com a bola ainda tocando na zaga avaiana, ele só teve o trabalho de empurrar para as redes. E para fechar o caixão catarinense, no minuto seguinte o GRB aumentou com Marcos Pimentel tocando na saída do goleiro.


Detalhe do terceiro gol do Barueri, através do jogador Marcos Pimentel. Foto: Fernando Martinez.

Final de jogo: Grêmio Barueri 3-1 Avaí. A vitória do time da casa deixou o time fora da zona de rebaixamento e fez com que o time ganhasse seu primeiro jogo na elite do futebol brasileiro. Um dis histórico para o Grêmio e que foi muito legal estarmos presentes. Quem sabe a equipe não descola uma vaguinha na Sul-Americana do ano que vem?

Após a partida lá fomos nós finalmente encontrar o David na porta do estádio. Dali, novamente seguimos a pé até a Estação Jardim Belval rumo à cidade de São Paulo na fria noite de domingo. No trem, já falamos muito sobre os jogos das próximas semanas... provavelmente teremos coisas boas aqui no JP.

Abraços à todos!

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário