Procure no nosso arquivo

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Votoraty Campeão Paulista da Série A3 2009

Olá,

Mais um campeonato de acesso promovido pela FPF chegou ao fim e, como tem sido habitual, o JOGOS PERDIDOS se fez presente em mais uma decisão de título. Vale lembrar que o blog não aparece apenas nas decisões, pois acompanha "in loco" vários jogos ao longo da competição.

Como no último domingo pela manhã, aconteceu o jogo de volta da decisão do Campeonato Paulista da Série A3, lá fui eu novamente em direção ao interior paulista, sendo que dessa vez o meu destino foi a cidade de Votorantim, mais precisamente o Estádio Domênico Paolo Mettidieri, palco da realização do confronto entre o Votoraty F.C.L. contra o G.E. Osasco L., que envolveu duas equipes recém criadas.

Ao chegar no estádio, fiquei surpreso com a quantidade de pessoas que estavam indo ver o jogo, pois em Votorantim o público normalmente não é dos maiores. Foram formadas duas enormes filas de torcedores para ingressarem no estádio, que ficou lotado. Lá dentro ouvi comentários que várias pessoas teriam ficado de fora. Depois do credenciamento, fui para o interior do gramado para fazer as fotos oficiais da partida, as quais estão abaixo:


Votoraty F.C.L. - Votorantim/SP. Foto: Orlando Lacanna.


G.E. Osasco L. - Osasco/SP. Foto: Orlando Lacanna.


O árbitro Wilson Luiz Seneme (FIFA), os assistentes Marcos Joel Alves e Alex Alexandrino e o quarto árbitro Welton Orlando Wohnrath posam junto com os capitães das duas equipes. Foto: Orlando Lacanna.


Troféus de Campeão e Vice-Campeão. Foto: Orlando Lacanna.

A partida de ida (também com a presença do JP), aconteceu há uma semana na cidade de Osasco e apresentou a vitória do time da Grande São Paulo pela contagem mínima. Diante disso, os visitantes levavam a vantagem do empate, enquanto que para os donos da casa, uma vitória simples era suficiente para ficar com o título, por conta da melhor campanha realizada ao longo do campeonato.

Bem, agora falando do jogo do domingo, o que se viu nos primeiros minutos foi o Votoraty atacando e o Grêmio Osasco mais plantado no seu campo de defesa, esperando o momento certo para encaixar um contra-ataque, como aconteceu aos 13 minutos, numa roubada de bola de Geninho que lançou o zagueiro Mendes, exigindo uma saída providencial do goleiro Juliano que salvou chutando a bola para fora.


Tentativa de ataque do Votoraty no início da partida. Foto: Orlando Lacanna.


Saída providencial do goleiro Juliano do Votoraty. Foto: Orlando Lacanna.

A resposta do Votoraty veio três minutos depois, numa cabeçada perigosíssima de Rafinha que acabou passando muito perto, assustando a torcida osasquense. A partida seguia num ritmo forte, com as duas equipes mostrando um empenho incrível, fazendo com que o tempo passasse muito depressa e, nessa toada, os ataques iam se alternando, tanto que, na marca dos 34 minutos, o meia Mineiro do Grêmio Osasco assustou a torcida local com um chute forte da intermediária que levou perigo à meta defendida por Juliano.


Cruzamento do ataque osasquense neutralizado por Juliano. Foto: Orlando Lacanna.

O troco não demorou muito a acontecer, pois aos 39 minutos, o Votoraty foi com perigo ao campo de ataque pela direita, numa escapada de Paulo Krauss, culminando com a conclusão do avante Neizinho, com a bola sendo desviada pelo zagueiro Flávio praticamente em cima da linha fatal.

A primeira etapa se encaminhava para o final, quando, na marca dos 42 minutos, o meia Rafinha inaugurou o placar a favor do time de Votorantim, ao concluir com perfeição uma bola recebida de Paulo Krauss através de um cruzamento da direita, que a zaga visitante não conseguiu cortar. Festa da torcida local.


Lance de ataque do Votoraty no interior da área do Grêmio Osasco. Foto: Orlando Lacanna.

Mesmo em desvantagem no placar, o Grêmio Osasco não se entregou e foi em busca do empate, que quase aconteceu aos 46 minutos, num chute cruzado de João Paulo com a bola se chocando contra o suporte de sustentação da rede. Logo em seguida, o árbitro encerrou a primeira etapa, com a vantagem mínima a favor do time da casa.

Durante o intervalo, fiquei conversando com os repórteres e fotógrafos presentes e a tônica da conversa foi a capacidade de público atual do estádio, que não atende as exigências da FPF para disputar a Série A2. O pessoal da imprensa local demonstrou preocupação, pois não haveria nada de concreto com relação a construção de um novo estádio e, o atual não tem espaço para ampliação. Apurei que haveria uma reunião nos próximos dias entre a Diretoria do Votoraty e representantes da Prefeitura para discutirem o assunto. Vamos aguardar os acontecimentos.

Voltando ao jogo, a etapa final começou e, com menos de um minuto, o Grêmio Osasco deu um baita susto nos torcedores locais, num lance que nasceu na direita com João Paulo cruzando para a área e, quando Dedé se preparava para concluir, apareceu o zagueiro Ednei e acabou com o perigo que rondava a meta da sua equipe.


Lance de ataque do Grêmio Osasco no início do segundo tempo. Foto: Orlando Lacanna.

Depois do primeiro lance mais agudo do Grêmio Osasco, as equipes passaram a se alternar nas jogadas ofensivas, sendo que a mais perigosa delas ocorreu na marca dos 26 minutos, quando o bom goleiro Leandro dos visitantes praticou um verdadeiro milagre, evitando o segundo gol do Votoraty, em jogada com as participações de Rodolfo e Rafinha. Dois minutos após, o meia Geninho do Grêmio Osasco foi expulso de campo por ter recebido o segundo cartão amarelo e, com isso, a missão do time osasquense ficou ainda mais difícil.

Com um atleta a mais, o Votoraty foi com tudo para o ataque com o objetivo de liquidar a fatura, tendo quase conseguido o seu segundo gol, aos 34 minutos, num chute cruzado de Rodolfo que beijou o poste esquerdo de Leandro. Na jogada seguinte, novamente o goleiro osasquense, evitou o gol em jogada de Paulo Krauss.


Mais um lance de ataque do Votoraty durante o segundo tempo. Foto: Orlando Lacanna.

Mesmo com um homem a menos, o Grêmio Osasco não se entregou e foi à luta, tanto que, aos 36 minutos, levou perigo ao goleiro Juliano, numa jogada de Rogerinho iniciada na ponta-direita, que acabou num arremate perigoso de Dedé, com a bola indo para fora, passando rente ao poste direito. Essa foi a última chance do time visitante.


Rogerinho iniciando último ataque osasquense. Foto: Orlando Lacanna.

A torcida local já comemorava a vitória e o título, quando aos 41 minutos, a alegria aumentou ainda mais, com a marcação do segundo gol anotado mais uma vez por Rafinha, liquidando com qualquer possibilidade do adversário colocar em risco a conquista do título.

A partida seguiu por mais alguns minutos e o árbitro apitou pela última vez, com o placar final de Votoraty 2 - 0 Grêmio Osasco que deu o título ao time de Votorantim, representando a primeira conquista da agremiação na sua curta trajetória. Agora é resolver a questão do estádio e disputar o segundo campeonato em importância do futebol paulista e tentar chegar à elite. Quanto ao Grêmio Osasco, a conquista do Vice-Campeonato também é muito importante, principalmente se for levado em conta que o time ainda não completou dois anos de existência. Juntamente com essas duas agremiações, o PAEC e o Osvaldo Cruz também disputarão a Série A2 em 2.010.


Comemoração dos atletas do Votoraty ainda no gramado. Foto: Orlando Lacanna.


Grêmio Osasco e o troféu pelo Vice-Campeonato. Foto: Orlando Lacanna.

Tão logo a partida foi encerrada, teve início a comemoração entre os atletas no interior do gramado, culminando com a entrega das medalhas e do troféu que simbolizaram a grande conquista. Não faltou a tradicional volta olímpica. Deixo aqui meus cumprimentos aos atletas, dirigentes, comissão técnica e torcedores do Votoraty pela importante conquista.


Agora o Votoraty com o troféu de Campeão. Foto: Orlando Lacanna.


Tradicional volta olímpica dos Campeões. Foto: Orlando Lacanna.


Roda de oração com o troféu e a mascote do time ao centro. Foto: Orlando Lacanna.

Jogo encerrado e aquela correria para chegar na casa de familiares em Guarulhos, para desfrutar de um almoço especial à base de bacalhau e vinho. Foi isso.

Abraços,

Orlando

Nenhum comentário:

Postar um comentário