Procure no nosso arquivo

terça-feira, 12 de setembro de 2006

JP na Segundona Pernambucana

Olá,

Depois de várias tentativas e adiamentos, finalmente consegui uma semaninha de férias e me mandei para o Nordeste, mais precisamente para a cidade de João Pessoa na Paraíba. Muito sol, praia, camarão, água de coco, etc, num ritmo totalmente fora da rotina e, após cinco dias nessa "vida dura", num contato telefônico com o Fernando, fui informado que estava apenas a 100 Kms do local que, no feriado de 7 de setembro, seria realizado um jogo imperdível da segundona pernambucana.

Em princípio achei difícil largar toda aquela beleza de João Pessoa para ir até Pernambuco acompanhar a um jogo perdido, porém como o futebol está no sangue, acabei ficando menos tempo na praia de Coqueirinho e acabei despencando rumo à cidade de Vicência no Estádio Municipal José Joaquim de Albertins, mais conhecido como "Jacozão" e assisti ao jogo Atlético de Vicência x Belo Jardim, que valeu pela terceira rodada da segunda fase do Campeonato Pernambucano da Série A2.


Escudinhos dos times Clube Atlético de Vicência e do Belo Jardim Futebol Clube. Fotos: Orlando Lacanna.

Antes de falar do jogo, acho interessante passar algumas informações sobre a cidade que está distante 90 Kms de Recife e, se localiza na Zona da Mata Norte. Sua população é 28.000 habitantes e a economia tem como carro chefe a cana-de-açúcar.

Voltando ao futebol, informo que em princípio, haviam 20 times inscritos para disputar a Série A2, porém na realidade a competição teve 16 equipes que disputaram a primeira fase. No momento o campeonato está na segunda fase que conta com 12 equipes divididas em quatro grupos de três times cada. A terceira fase contará com 8 equipes para finalmente classificar as 4 que disputarão a quarta e última fase que apontará os dois times que serão promovidos em 2.007 para a Série A1, substituindo os já rebaixados Estudantes e Desportiva Vitória.


Fachada do EM José Joaquim de Albertins, o "Jacozão". Foto: Orlando Lacanna.

Chegando ao estádio, me dirigi ao vestiário da arbitragem para obter autorização para fazer as fotos dos times. Tudo ia bem, mas quase ponho tudo a perder, uma vez que saí da praia e me dirigi direto a Vicência usando apenas short, camiseta e chinelos. Obtive autorização para adentrar ao gramado, mas havia uma condição que era arrumar uma calça. E agora? Como conseguir uma calça em Vicência em pleno feriado? Como para o JP nada é impossível, consegui finalmente a bendita calça, gentilmente emprestada pelo Leonardo, diretor do time da casa ao qual agradeço e mando meu abraço. Estando devidamente vestido, consegui fazer as fotos INÉDITAS das duas equipes e do trio de arbitragem, apresentadas abaixo:


CA de Vicência - Vicência/PE. Foto: Orlando Lacanna.


Belo Jardim FC - Belo Jardim/PE. Foto: Orlando Lacanna.


Trio de arbitragem e capitães das equipes. Foto: Orlando Lacanna.

Apesar do mau estado do gramado, a partida começou num ritmo forte com muita marcação e velocidade. Aos poucos o Belo Jardim, cuja mascote é um calango, foi conseguindo um certo domínio, levando perigo à meta do Atlético Vicência, até que, aos 35 minutos conseguiu inaugurar o marcador com um gol marcado pelo bom atacante Serjão, que desviou de cabeça cruzamento vindo da direita em cobrança de falta, levando para o intervalo o placar de 1 a 0 a favor dos visitantes.


Lance do gol do Belo Jardim, inaugurando o placar. Foto: Orlando Lacanna.


Disputa de bola no meio de campo, no jogo entre Atlético Vicência e Belo Jardim. Foto: Orlando Lacanna.

Na etapa final, o time do Atlético partiu com tudo e foi sufocando o Belo Jardim em seu campo de defesa e só não empatou logo no início dessa etapa, graças a duas defesas espetaculares do bom goleiro Vantuir. De tanto insistir, o time laranja conseguiu empatar aos 24 minutos, através de Rosivaldo em cobrança de falta em dois toques próxima à pequena área. Após esse gol, o jogo voltou a ficar equilibrado com as duas equipes criando e desperdiçando oportunidades.


Jogo disputadíssimo na cidade de Vicência. Foto: Orlando Lacanna.


Nessa cobrança de tiro indireto em dois lances, o Vicência chegou ao empate. Foto: Orlando Lacanna.


Lance da partida, e notem ao fundo as arquibancadas do "Jacozão". Foto: Orlando Lacanna.

Final de jogo com o resultado de Atlético de Vicência 1 - 1 Belo Jardim que mostrou que as duas equipes têm condições de obter a classificação à terceira fase. Gostei muito do futebol apresentado pelos dois times, que possuem jogadores de boa qualidade técnica e com experiência, como são os casos de Carlos Alberto, Siel, Rogério e Toni que já tiveram passagens por Santa Cruz, Náutico e Sport Recife.


Orlando com calças emprestadas compondo a nova moda do verão 2007 e o carro abre-alas do desfile da independência de Vicência. Fotos: Cris Maschio e Orlando Lacanna.

O público presente ao estádio foi muito pequeno, prevalecendo torcedores do time visitante. A população local estava voltada para o desfile comemorativo à Independência, que acontecia simultaneamente pelas ruas da cidade. Após o término da partida, retornei rapidinho a João Pessoa, enfrentando estradas sem sinalização alguma, lombadas que apareciam do nada e trânsito intenso, fatores que no caminho de volta ficaram mais evidentes porque já era início da noite. Valeu muito a pena ter ido acompanhar essa partida, pois esses dois trunfos serão quase impossíveis de serem igualados, e ainda como prêmio, de volta às belas praias de João Pessoa.

Abraços,

Orlando

Nenhum comentário:

Postar um comentário