Procure no nosso arquivo

quinta-feira, 8 de junho de 2006

Uma Volta ao Passado, volume 9: EC Corinthians (Presidente Prudente/SP)

EC CORINTHIANS

Depois de visitar a Prudentina, continuei minha pesquisa em Presidente Prudente, relativa a times que deixaram de praticar futebol profissional. Fui em busca de informações sobre o Esporte Clube Corinthians de Presidente Prudente, também conhecido como Corintinha.


Escudo do grande EC Corinthians de Presidente Prudente, absurdamente extinto hoje em dia.

O clube foi fundado em 08/02/1945, tendo disputado campeonatos profissionais desde 1948 até 2000, com apenas quatro anos de ausência. Participou da Primeira Divisão somente em 1960, tendo sido rebaixado no mesmo ano, e nunca mais conseguiu retornar à elite do futebol paulista. Mandava seus jogos em estádio próprio, denominado Parque São Jorge, que não existe mais, tendo sido vendido e demolido para construção do Shopping Center Americanas. Mais um pedaço da história do nosso futebol que desapareceu e isso é muito triste. Nos últimos anos de participação nos campeonatos, o clube passou a mandar seus jogos no novo estádio da cidade, o gigantesco Eduardo José Farah, com capacidade para 60.000 expectadores.


Foto do time posado no ano de 1948. Notem o fantástico e diferente uniforme da equipe. Reprodução: Orlando Lacanna.


Visão aérea do Parque São Jorge prudentino. Reprodução: Tiago Valenciano.


Início da demolição da casa corintiana em Presidente Prudente. Um momento triste da história do futebol paulista. Reprodução: Tiago Valenciano.


Fachada do Shopping que fica no local do saudoso Parque São Jorge. Foto: Orlando Lacanna.

Diferentemente da Prudentina, que se solidificou como clube social, o Corinthians, infelizmente, não existe mais, sendo que encontrei enormes dificuldades para conseguir algumas informações, fotos ou algo que lembrasse o clube. Consegui apenas contatar um ex-atleta (Luis Roberto) e a filha de outro ex-atleta já falecido e as informações são que não existe nem mesmo uma sede e, os poucos troféus e fotos, estariam espalhados em mãos de pessoas que tiveram alguma ligação com o clube, porém são difíceis de serem localizadas.


Time de 1958 do Corinthians-PP, ano em que perdeu a final e a vaga na elite do estado para o Comercial de Ribeirão Preto. Foto: Gazeta Esportiva. Reprodução: Fernando Martinez.


Lance da partida entre Nacional e Corinthians-PP, realizada em 19/09/70 no Estádio Palestra Itália e válida pela semi-final da Segundona daquele ano. O alvinegro saiu derrotado nessa partida por 2x1 e acabou sendo eliminado posteriormente. Foi uma das raras vezes em que o Corinthians chegou perto da elite do estado depois da sua queda em 1960. Foto: Gazeta Esportiva. Reprodução: Fernando Martinez.

Como não estava conseguindo muitas informações, fui até o Museu Municipal e lá consegui localizar uma foto do time de 1977 e uma réplica de bandeira, inclusive soube que o próprio Museu está em busca de documentos, fotos ou qualquer outro registro do time, mas até o momento também não tem conseguido muita coisa. Para um clube com mais de 60 anos de história, e que foi um dos mais tradicionais do nosso interior, o que sobrou é muito pouco.


Bandeira do clube que está guardada no Museu Municipal de Prudente. Foto: Orlando Lacanna.


Foto do time posado em 1977, ano cabalístico para os Corinthians. Notem na foto o presidente Vicente Matheus, prestigiando o clube irmão, e em pé, em quarto lugar da esquerda para a direita, temos o Túlio Tanglione, atual técnico do Nacional paulistano. Fonte: Museu Municipal de Presidente Prudente. Reprodução: Orlando Lacanna.

Bem, as informações e fotos são escassas, mas foi o que consegui levantar. Espero ter contribuído para que os amigos internautas que conheceram o Corintinha pudessem matar um pouco da saudade de um clube que fez história no futebol paulista e, aos que não conheceram, fica aqui um pedaço da sua trajetória.

Abraços,

Orlando

7 comentários:

  1. bons tempos


    abraços do marcio zum

    ResponderExcluir
  2. boa tarde,, fui joador do corinthians prudentino nos anos de 1993 até 1995, e tenho varais fotos e recortes de jornais...
    do ano que fomos campeões paulista junior de 1993 e da copasao paulo de 1994 que disputamos e vencemos o flamengo do rio..
    qualquer informação lig
    18 9663 1143.
    ou lin.cohn@hotmail.com

    abraços..

    ResponderExcluir
  3. boa noite eu tambem fiz parte desse time de 1994 tenho fotos daquela epoca,abraços lincon se tiver lembrado de mimm,eu sou Maurico joguei de volante em 94,tinhamos um bom time,da silva marola,dico ,roberto fonseca,felicio,antonio carlos,que saudades

    ResponderExcluir
  4. Fiz parte deste glorioso timaço de 1983,com uma formação de time grande Gilmar,Espanhou,Chicão,Lola,Mavile,Jacozinho,Osnir,Fraklim,Julio Cesar,tenho grandes recordações desta cidade maravilhosa um abraço a tds.

    ResponderExcluir
  5. Fiz parte dos juniores em 1983. Realmente o time principal Corinthians tinha jogadores como o goleiro Jorjão, Chicão, Lola, Osnir,Zé Carlos,Maville,Julio Cesar,Gilmar, Juca Show, Jacozinho, Toninho Vanusa, Tetila? Vieira, entre outros. Nos juniores (sub20) nosso time tinha o Gatão, Natanael,Reginaldo, Carlos entre outros. Ficou a saudade de todos.

    ResponderExcluir