Procure no nosso arquivo

domingo, 17 de março de 2024

Ska derrota a ex-líder Francana e ganha a quarta seguida na A4

Texto e fotos: Fernando Martinez


Sexta-feira foi dia de acompanhar, de novo, o líder do Campeonato Paulista da Série A4. Há algumas rodadas, vi o então primeiro colocado XV de Jaú em campo em Osasco, agora foi a vez da gloriosa Francana. No Estádio Gabriel Marques da Silva, em Santana de Parnaíba, a Veterana visitou o Ska Brasil, que estava em total recuperação e ocupava o 10º lugar.

Desde que caiu para a então Segundona, ficou difícil ver a Francana pela região. Vi a equipe pela última vez em 2017, em derrota por 4 a 1 contra o São Bernardo no Baetão. Na história, assisti apenas 11 partidas do clube alviverde e a última vitória foi em 2009, um 4 a 1 contra o Nacional na minha única visita do Lancha Filho até hoje.

É, só que chegar na peleja foi insano. Junto com a dupla Estevan e Pucci, foram quase duas horas e meia de trajeto entre o Metrô Belém e a cidade da Grande São Paulo debaixo, de novo, de um calor insuportável que vem junto com mais uma das incontáveis ondas de calor do atual verão. O carro do amigo santista virou uma estufa e passei muito mal. Bastou desembarcar na frente do estádio a pressão desabou. Fui até ser atendido pelos médicos de plantão, algo inédito em 41 anos de futebol. Paciência. Acontece nas melhores famílias.


FC Ska Brasil - Santana de Parnaíba/SP


AA Francana - Franca/SP


O quarteto de arbitragem com Flávio Nascimento Flores Helena, Hélio Antonio Salvia de Sá, Anna Beatriz Scagnolato e Luiz Renato Cafundó Soares com os capitães dos times

O calor estava absurdo, mesmo assim acabei assistindo uma das melhores partidas de 2024. Foram 90 minutos acima da média com as duas equipes inspiradíssimas e criando chances de gol de todos os tipos, cores e formatos. A Francana começou melhor, o Ska aos poucos equilibrou a coisa toda e o zero teimava em permanecer no marcador. Tudo mudou aos 33 minutos com o gol local de Guilherme Vieira.

Porém a Francana não virou líder por acaso e deixou tudo igual aos 41 minutos. João Pedro aproveitou bola zanzando na área após rebote na trave e empatou. Detalhe: nunca tinha visto parada técnica em uma peleja no horário noturno. O calor estava tão feio que até isso aconteceu. Sinceramente? Eu não aguento mais o tal El Niño.

Na etapa final segui no ataque da casa e o confronto foi ainda melhor. Ska Brasil e Francana foram alternando momentos de domínio e ambos chegaram perto de marcar pela segunda vez. O gol poderia ter saído de qualquer lado, mas foram os locais que chegaram às redes. Allan recebeu na direita, trocou passes com Rafael e Renato e chutou colocado, no canto direito de Marquinhos. Um golaço!

A Francana sentiu o golpe e por pouco não tomou o terceiro na sequência. Empurrado pela animadíssima torcida que não se importou com o calor e a total ausência de vento, o Ska Brasil manteve a importante vantagem e venceu pela quarta vez seguida na competição.





Momentos do primeiro tempo de Ska Brasil x Francana





O Ska Brasil criou vários bons momentos na etapa final, assim como a Francana


Detalhe do segundo gol local, que deu a quarta vitória seguida na A4

O Ska Brasil 2-1 Francana colocou o clube parnaibano dentro do G8, algo inédito até então. Estão em oitavo lugar com 16 pontos e uma vitória a mais do que o União Barbarense. A Veterana perdeu a liderança, que agora é do Grêmio São-Carlense. Faltam três rodadas para o término da primeira fase.

Voltei a acompanhar a quarta divisão no sábado, mas, ainda zoado por conta da péssima noite, acompanhei um dos piores jogos de 2024. Não tem como vencer sempre.

Até lá!

Ficha Técnica: Ska Brasil 2-1 Francana

Local: Estádio Gabriel Marques da Silva (Santana de Parnaíba); Árbitro: Flávio Nascimento Helena; Público: 151 pagantes; Renda: R$ 1.410,00; Cartões amarelos: Sérgio Dias, Mateus Perri, Ricardo Batista, Rodrigo Melo, João Queiroz, Victor Hugo; Gols: Guilherme Vieira 33 e João Pedro 42 do 1º, Alan 30 do 2º.
Ska Brasil: Lucas Bergantin; Renato Marola (Ricardo Batista), Caio Henrique, Zé Mendes e Mateus Petri; Sérgio Dias, Rafael Lucas, Victor Zaga (Rodrigo Melo) e Felipe Urbano (Arthur Macaé); Ueslei Júnior (Razera) e Guilherme Vieira (Alan). Técnico: Edmílson Abel.
Francana: Marquinhos; Lucas Melo, João Queiroz, Victor Hugo e Breno (Marcelinho); João Pedro, Marcus Vinícius (Luquinha), Vinícius Oliveira (Lucas Oliveira) e Lucas Pelé (Gustavo Lacerda); Bruno Henrique e Andrey (Cauã Rocha). Técnico: Wantuil Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário