Procure no nosso arquivo

terça-feira, 12 de março de 2024

Santo André vence a primeira em 2024, mas não se livra do rebaixamento

Texto e fotos: Fernando Martinez


A sessão da tarde do domingo foi válida pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista em sua edição 2024. No Estádio Bruno José Daniel, o ameaçadíssimo Santo André recebeu a Ponte Preta. Um lutando contra o rebaixamento contra o outro querendo se classificar para as quartas. Expectativa de um jogo pelo menos razoável.

O Ramalhão chegou na última apresentação com apenas cinco pontos e nenhuma vitória nas 11 rodadas anteriores. Uma campanha horrorosa, mas que ainda tinha salvação por mais difícil que fosse. O time precisava vencer e torcer contra Guarani e Ituano, que pegavam respectivamente Red Bull Bragantino e São Paulo. A torcida da casa compareceu em número razoável esperando testemunhar um improvável milagre.

Já a Macaca, vice-líder do Grupo B, jogava por um empate para enfrentar o Palmeiras na próxima fase. Se fosse derrotada, torcia pela equipe reserva do Corinthians contra o Água Santa jogando em São Bernardo do Campo.


EC Santo André - Santo André/SP


AA Ponte Preta - Campinas/SP


A árbitra Edina Alves Batista, os assistentes Danilo Ricardo Simon Manis e Anderson Jose de Moraes Coelho, o quarto árbitro Ilbert Estevam da Silva e os dois capitães

Da minha parte vale registrar como é legal ver uma partida do Paulistão de dentro de campo. O torneio foi a minha porta de entrada nesse mundo de gostar de futebol lá no começo dos anos 80 e por mais que esteja super esvaziado e não seja nem 20% do que já foi, fazer as fotos oficiais e ver a ação próximo das quatro linhas sempre é uma coisa bastante legal.

Pena que a peleja tenha sido muito fraca, principalmente no primeiro tempo. Não aconteceu nada. Passei os 45 minutos iniciais conversando com os amigos fotógrafos e salvar foto decente foi um parto. Já estava temendo outro 0 a 0 ali, como tinha acontecido em três dos cinco compromissos do Ramalhão na sua casa.







O primeiro tempo foi fraco no Bruno José Daniel

Na etapa final o cenário melhorou. Nada assim "nossa, que jogaço", mas melhorou. O Santo André retornou um pouco mais disposto e chegou dentro da área ponte-pretana em três oportunidades. Duas delas não viraram gols. Já aos 25, em escanteio da esquerda, o zero saiu do marcador. Júnior Caiçara cobrou escanteio fechado no segundo pau e Alexiel completou de cabeça. Depois o que teve de sobra foi confusão. Três jogadores acabaram expulsos de campo.

No fim, o resultado de Santo André 1-0 Ponte Preta garantiu a primeira e única vitória do escrete andreense no Paulistão-24. Só que ela veio tarde. O Guarani acabou ganhando do Red Bull Bragantino e se salvou da degola. Ramalhão e Ituano, que perdeu do São Paulo, estarão na Série A2 em 2025. Não tem como dizer que foi surpresa, já que ambos decepcionaram seus torcedores. A Macaca se garantiu nas quartas mesmo com o revés pois o Água Santa não venceu o eliminado Corinthians.




Na segunda etapa, o Ramalhão voltou um pouco melhor



Detalhe do gol de Alexiel, e a sua comemoração, após cobrança de escanteio pela esquerda


"Levanta ou vai embora"... aqui uma das 816 vezes em que algum jogador ficou estirado no gramado durante a peleja



O Santo André se despediu do Paulistão com a única vitória em 2024 até aqui... pena que não livrou o time da queda

Antes de terminar, vale falar outra vez sobre o bisonho regulamento do campeonato. A Portuguesa, com seus 10 pontos e oito derrotas em 12 jogos, se classificou, enquanto o São Bernardo FC, com 21 pontos, ficou de fora. O rubro-verde não tem nada com isso e fez a sua parte, conquistando assim uma vaga entre os oito. Agora, que é uma anomalia, é inegável.

Há anos os clubes assinam o regulamento e aceitam esse absurdo sem pestanejar. A TV só compra o torneio com os seis clássicos da fase inicial e o mata-mata. Enquanto o dinheiro for o único quesito analisado, teremos essa bizarria. Na minha opinião, tinha que ser turno único e pronto. Sem invencionices e sem bobagens extras. Seriam 15 rodadas - ainda ganhariam uma data de folga de lambuja - e pronto. Farão isso? Aposto meu braço direito que não.

Enfim, o Santo André x Ponte deve ter sido minha última cobertura na Série A1 em 2024. A não ser que pinte uma senhora zebra nas fases decisivas, só voltarei em 2025. Apesar dos pesares, já estou com saudade.

Até a próxima!

Ficha Técnica: Santo André 1-0 Ponte Preta

Local: Estádio Bruno José Daniel (Santo André); Árbitro: Edina Alves Batista; Público: 2.340 pagantes; Renda: R$ 44.435,00; Cartões amarelos: Léo Passos, Jeh, Castro e Iago Dias; Cartões vermelhos: Gabriel Novaes 34, Marciel 37 e Dudu Scheit 45 do 2º; Gol: Alexiel 25 do 2º.
Santo André: Luiz Daniel; Júnior Caiçara (Robinho), Walce, Sousa e Igor Fernandes; Geovane, Dudu Vieira, Marciel e Felipe Ferreira (Enzo); Lohan (Alexiel) e Bruno Michel (Léo Passos). Técnico: Márcio Fernandes.
Ponte Preta: Pedro Rocha; Luiz Felipe, Luis Haquín, Castro e Gabriel Risso; Emerson Santos (Paul Villero), Ramon, Igor Inocêncio (Dudu Scheit) e Elvis (Fraga); Jeh (Gabriel Novaes) e Iago Dias (Kauê). Técnico: João Brigatti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário