Procure no nosso arquivo

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Na volta do Corinthians ao Parque São Jorge, Santos vence a primeira pelo Paulista sub20

Opa,

A agenda futebolística do JP se resumiu a uma rodada dupla no sábado válida pelo Campeonato Paulista sub-20 da Primeira Divisão. Longe de ser algo comum, o jogo de abertura da rodada foi bastante especial, pois marcou a volta triunfal do Corinthians ao Estádio Alfredo Schurig, o tradicionalíssimo Parque São Jorge. Na segunda rodada do certame, o alvinegro recebeu o atual campeão da categoria, o Santos FC.

De 1998 até 2006 assisti 45 jogos na Fazendinha, e confesso que não imaginei que o dia de assistir o 46º chegaria. Utilizado regularmente pelas equipes de base até 2004, o local ainda viu pelejas esporádicas nos dois anos seguintes até ser praticamente abandonado a partir de 2007. Tirando duas rodadas do sub11 e sub13 em 2011, o Parque São Jorge sumiu do cenário futebolístico. Nem para treino o campo serviu mais.

Para piorar, as notícias que chegavam eram as mais desanimadoras possíveis. Alguns diziam que o clube iria demolir o estádio, outros diziam que seria adaptado somente para jogos de futebol americano. De concreto, só a realização de uma horrenda prova de rali (!) há alguns anos, responsável pela destruição completa do gramado.

De dois anos pra cá o campo foi milagrosamente reformado e tudo ficou arrumadinho novamente. Faltava apenas alguém ter a ideia de marcar novamente jogos da base ali. Nesses anos todos, e descontando estádios em jogos esparsos, a base corintiana jogou no antigo (e extinto) CT de Itaquera (de 2005 até 2010) e no Antônio Soares de Oliveira (em 2011 e 2012).

Felizmente (pelo menos para nós) no começo de 2013 algum cidadão iluminado teve o lampejo de indicar o estádio para os jogos do time sub20. Isso depois de mais de sete anos, já que a última vez que o Corinthians jogou ali pela categoria foi em 28 de outubro de 2005, numa derrota para o XV de Jaú que custou a eliminação do time. Explicado tudo isso, não tinha como faltar nesse compromisso.

De onde moro é fácil ir para o Corinthians. Basta seguir até a avenida Tiradentes e dali pegar um ônibus que passa na porta do estádio. Mas nem precisei encarar o sistema de transporte coletivo da capital paulista, já que o seu Natal surgiu de última hora e então peguei uma carona com o amigo taxista. Sem demora logo estávamos nas dependências do clube.

O sol brilhava forte e por isso a parte social da sede do alvinegro estava cheia. Muitos dos presentes aproveitaram a deixa e foram para a Fazendinha ver o clássico mais antigo do estado. Calculo que o público presente foi de cerca de 500 pessoas, com certeza um bom número.


SC Corinthians P (sub20) - São Paulo/SP. Foto: Fernando Martinez.


Santos FC (sub20) - Santos/SP. Foto: Fernando Martinez.


Trio de arbitragem e capitães dos times. Foto: Fernando Martinez.

Apesar do equilíbrio nos números da história do confronto em jogos do paulista desde 1980, ano em que a FPF reorganizou as categorias de base no estado, nos tempos atuais quem manda nas estatísticas é o time santista. Até hoje foram disputados 34 jogos entre os dois, com 11 vitórias do Santos, 11 empates e 10 do Corinthians (são desconhecidos resultados de duas pelejas, ambas de 1993). Mas o Timão, que venceu pela última vez em 2002, soma quatro derrotas seguidas contra seu rival praiano.

Disputa de bola no meio-campo. Foto: Fernando Martinez.

E mesmo com o time paulistano tendo aplicado um sonoro 5x0 contra o Juventus na estreia, considerava o Peixe (que folgou na rodada inicial) favorito "simplesmente" pelo fato do time ser o atual campeão estadual da categoria e também atual campeão da Copa São Paulo de Juniores. Os 90 minutos acabaram me dando completa razão.


Escanteio para o Corinthians. Foto: Fernando Martinez.


Zaga corintiana aliviando a barra. Foto: Fernando Martinez.

Quando o árbitro trilou seu apito e deu início ao jogo o Corinthians buscou impor o famoso "fator casa" e tentou fazer pressão na zaga santista. Só que não demorou muito para o time do litoral colocar a bola no chão e mostrar um futebol de maior qualidade. Aos 15 minutos o Santos foi premiado com o gol de Pedro Castro, um dos destaques do time na Copinha.


Chance do time local pelo alto. Foto: Fernando Martinez.

Na base do abafa o Mosqueteiro chegava mas não conseguia criar chances perigosas. Aos 32, na primeira boa jogada do time, aconteceu a igualdade. Paulinho apareceu livre no meio da área e completou uma bola cruzada da direita. Apesar de boas situações de gol dos dois lados nos minutos finais, no intervalo o placar era de 1x1.



Depois de boa jogada pela direita, Paulinho apareceu livre para encher o pé e empatar o jogo para o time do Parque São Jorge. Fotos: Fernando Martinez.

O time local começou o segundo tempo melhor e mandou no jogo durante os primeiros 15 minutos. A melhor oportunidade de virar o placar foi novamente do camisa 7 Paulinho. Ele entrou livre na área, mas na hora do chute o taco espirrou e a pelota saiu pela linha de fundo. A resposta do Santos foi rápida, e aos 16, Neílton, outro destaque da Copinha, fez um golaço e colocou o Peixe mais uma vez na frente.


Visão geral do belo Estádio Alfredo Schurig, histórica casa corintiana. Foto: Fernando Martinez.

Daí pra frente o que se viu foi um Corinthians desordenado em busca de nova igualdade e um Santos extremamente perigoso nos contra-ataques. A equipe visitante criou três chances claras de gol, perdidas por certo preciosismo dos seus atacantes.


O Corinthians tentou o empate, mas os atacantes não acertaram o pé. Foto: Fernando Martinez.


Ataque do Santos pela direita no fim da peleja. Foto: Fernando Martinez.

No final, o jogo terminou mesmo com o placar de Corinthians 1-2 Santos. Essa foi o quinto triunfo seguido do alvinegro da Vila Belmiro em cima do seu maior rival pelo estadual. Ao final da segunda rodada, o líder do Grupo 6 é o São Bernardo FC e o vice-líder o São Vicente, ambos com quatro pontos. O Corinthians está em terceiro e o Peixe em quarto, mas com um jogo a menos. A chave também conta com Audax e Santo André, além do já citado Juventus.

Feliz por ter visto novamente um jogo no Parque São Jorge, aproveitei a presença no clube e fui conferir como estão as instalações da sede social, lugar que frequentei muito na minha infância. Bom ver que mudanças foram feitas (a maioria para melhor) e que também o antigo bonde ainda está no mesmo lugar. Depois de curtir demais esse clima de nostalgia, peguei o rumo do metrô até a Estação Bresser-Mooca, pois a segunda peleja do dia estava marcada para a Rua Javari.

Até lá!

Fernando

4 comentários:

  1. sr. fernando nota cem pelos jogos da 2 divisao 2013. gostaria que voces antes de terminar a primeira fase que pode ser que muitos clubes nao se classifiquem. mostrassem antes de terminar a primeira fase os seguintes clubes palmeirinha de porto ferreira, jacarei, bandeirante de birigui, tupa, presidente prudente,x
    xv de jau, pirassununguense, radium de mococa, desportivo brasil, sumare, elosport, agradeço se voces mostrarem estes clubes ate terminar a primeira fase. espero uma resposta urgente sr. fernando.um abraço dia 30 de maio de 2013.

    ResponderExcluir
  2. sr. fernando gostaria de pedir de coraçao se voces podem mostrar um jogo do jacarei, com foto, 2013. um jogo do bandeirante de birigui 2013, um jogo do xv de jau, um jogo do desportivo brasil de porto feliz, 2013. um jogo do palmeirinha de porto ferreira, 2013, um jogo do sumare 2013, um jogo do uniao mogi dsa cruzes 2013, um jogo do fernandopolis 2013, um jogo do americo brasilieinse 2013, um jogo do radium de mococa 2013, um jogo do jose bonifacio 2013, um jogo do eloesport 2013, um jogo do paulistinha de sao carlos e um jogo do pirassununguese 2013. falo destes times poprque pode ser que eles nao se classifiquem para a 2 fase. e eu gostaria de ver os uniformes destes clubes nos jogos, agradeço se voces mostrarem estes times da 2 divisao 2013, fjico no aguardo de uma resposta. se o sr puder me responder ate amnaha agradeço ou ate 2 feira e um jogo do sumare 2013.[

    ResponderExcluir
  3. nao gosto do futebol do paulinho muito ruim!!!

    ResponderExcluir
  4. nao tem materia do jogo SCCP x SANTO ANDRÉ sub 20 ?

    ResponderExcluir