Procure no nosso arquivo

sábado, 26 de novembro de 2011

Juventus nas quartas da I Copa Ouro sub-18 da APF

Opa,

Continuando com a saga de caçar "jogos perdidos" nesse final de ano, a tarde de quinta-feira reservou mais uma peleja válida pela I Copa Ouro sub-18, organizada pela Associação Paulista de Futebol. Mesmo com um calor dos infernos, fui até o Estádio Conde Rodolfo Crespi para acompanhar in loco o duelo entre o Juventus e o Paraná Clube.

Soa estranho e incomum um "Paraná Clube" filiado a uma entidade paulista, e aproveitamos esse jogo para tirar a dúvida. Soubemos que a equipe que está disputando essa competição é sediada na cidade de São José dos Campos, e funciona como uma espécie de "franquia oficial" do time paranaense. Caso algum atleta consiga algum destaque, o mesmo é "promovido" para as categorias de base na cidade de Curitiba.

Dúvida sanada, agora era a hora de fazer as fotos oficiais dos times e do trio de arbitragem, todos muito atenciosos com o JP:


CA Juventus (sub-18) - São Paulo/SP. Foto: Fernando Martinez.


Paraná Clube (sub-18) - Curitiba/PR (mas sediado pela APF na cidade de São José dos Campos/SP, como uma espécie de franquia do time paranaense). Foto: Fernando Martinez.


Capitães dos times e trio de arbitragem. Foto: Fernando Martinez.

Fazendo parte do Grupo 2 da competição, o quadro grená já estava classificado como primeiro colocado da chave para as quartas-de-final antes mesmo dessa partida. O Paraná também já tinha carimbado seu passaporte para a próxima fase, restando apenas a definição do adversário na fase seguinte. Vale registrar que os grenás jogam esse certame com a equipe que irá disputar a Copa São Paulo no próximo mês de janeiro. Interessante já ter uma ideia do que o onze paulistano pode aprontar na Copinha, quando jogará num grupo com o Corinthians, Desportiva e Santos/PB.

Para esse jogo, contei novamente com a companhia dos amigos Renato e Sérgio, todos derretendo com o forte calor. Resolvemos então ver o jogo das tribunas históricas da Javari. Mesmo sendo um jogo fantasma, o público, cerca de 30 pessoas, compareceu na casa grená.


Falta para o Paraná pela esquerda do seu ataque. Foto: Fernando Martinez.

Desde os primeiros movimentos, o Juventus se mostrou bastante superior e encurralou a molecada do Paraná no seu campo de defesa. Aos 18 minutos a pressão foi premiada com um golaço de falta que entrou no canto direito do goleiro visitante. Só que os torcedores grenás não contavam com o surpreendente empate do Paraná aos 22 minutos. Após contra-ataque rápido pela direita, a bola foi cruzada na área, e sem nenhuma marcação um atacante do onze visitante apareceu livre para deixar tudo igual.


Bola estufando as redes no primeiro gol do quadro grená na partida. Foto: Fernando Martinez.


Bola alçada dentro da área paranaense. Foto: Fernando Martinez.

Nos minutos restantes o Juventus continuou melhor, mas não transformou esse domínio no segundo gol. Enquanto isso, nas tribunas discutimos exaustivamente toda a logística e cronograma de partidas de cada um para a Copa São Paulo 2012. Todos nós, amantes de times menores e desconhecidos pela grande mídia, montamos uma "lista de desejos" básica e vamos arredondando até colocar tudo em prática em janeiro. Diferente desse ano, quando estava no fundo do negro vale de dias bem ruins, em 2012 pretendo sair por aí matando times e trazendo as matérias para as páginas do JP.


Ataque juventino pela esquerda na etapa final. Foto: Fernando Martinez.

No intervalo o amigo Renato foi fazer uma boquinha ali perto, enquanto eu e o Sérgio não conseguimos enfrentar o forte sol. Com a preguiça tomando conta das nossas pobres almas, aguardamos quietinhos o recomeço da peleja. Peleja que teve o panorama inalterado durante os 45 minutos finais, pois o Juventus jogou ainda melhor. Não demorou muito para que chegasse o segundo gol, através de cobrança de pênalti.


Segundo gol do Moleque Travesso na partida. Foto: Fernando Martinez.


Troca de passes no setor ofensivo dos donos da casa. Foto: Fernando Martinez.

Com o forte calor, o ritmo do jogo diminuiu um pouco, pois nem atletas sub-18 conseguem enfrentar o bafo e não saírem cansados. Mesmo assim, os grenás cansaram de perder oportunidades para ampliar a vitória. O terceiro acabou vindo só nos acréscimos em lance bastante confuso dentro da área paranaense. Final de jogo: Juventus 3-1 Paraná. A vitória deixou o Moleque Travesso com 13 pontos e disparado na liderança da chave. Na próxima fase, o time pega o Guarulhos em casa, enquanto o Paraná enfrenta, no campo adversário, o Pão de Açúcar.

A impressão que tivemos da equipe sub-18 juventina foi a melhor possível, e como ainda falta mais de um mês para a Copinha começar, acreditamos que o time possa fazer um bom papel no certame. Após o jogo ainda permanecemos bastante tempo na Javari, conversando com os envolvidos na peleja e com um dos diretores de futebol do time, o ex-goleiro Marcelo (que apareceu muito por aqui em partidas clássicas da equipe paulistana).

Mais de uma hora de conversa depois, fomos para a estação Mooca, e dali seguimos até a estação Tamanduateí. Os amigos seguiram para o metrô, enquanto eu voltei para casa, derretendo e destruído, pronto para encarar uma genial rodada dupla de futebol americano na TV, infelizmente com uma derrota do meu time na NFL, o San Francisco 49ers.

Até a próxima!

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário